Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos sou novo no Fórum e com muitas dúvidas para esclarecer e outras que já consegui esclarecer aqui no Fórum, aproveitando desde já para felicitar a grande ideia que foi criar este local para ajuda a muitos que como eu, são leigos em várias matérias relacionadas com as nossas habitações.

    Assim, passada a fase da apresentação vou apresentar as minhas dúvidas.

    Após varios anos a deitar literalmente dinheiro fora com o aquecimento a gasóleo da minha moradia, bem como a pagar uma data impostos nesse combustivel, decidi instalar um recuperador de calor para aquecimento central da marca Hergon, modelo H 02, na lareira já existente na minha casa.

    De salientar que este sistema vai trabalhar em cicuito fechado e apenas vai servir para aquecimento da casa através de radiadores.

    As minhas duvidas começam logo na quantidade de litros de água necessários para o aquecimento de 98 elementos de radiadores instalados no r/c e 1º andar. Este modelo já tem caldeira / reservaório para o aquecimento dessa agua ? Quantos litros armazena ? Seram suficientes para o aquecimento de todos os elementos ? Será necessário algum vaso de expansão ou adicional ?

    Pela Vossa expriencia com este recuperador, quanto tempo demora a atingir uma temperatura de conforto, cerca de 20º ?

    Tenho também duvidas quanto às vávulas que necessita este equipamento. Quantas vavulas leva ? Qual a pressão bar da vavula de enchimento ? Qual a pressão bar da vavula de segurança ? Qual a melhor marca de vávulas ?

    Em relação à bomba circuladora, quel é a que devo instalar ? Trabalha a que presão e qual a marca mais indicada ?

    Em relação a manometros para a verificação de temperatura e pressão bar, devo escolher os analógicos ou os digitais ? Qual é a marca que indicam ? Devem ser instalados de que forma, na hotte da chaminé ou junto ao equipamento, por trás da grelha da hotte?

    Atendendo ao local da instalação deste recuperador, tendo a possibilidade de efectuar uma entrada de ar do exterior para a hotte, será boa ideia ? Qual deve ser o diametro da abertura a efectuar nessa parede para a entrada de ar ? Deve ser uma grelha com regulação de entrada do ar ?

    Agradeço toda a ajuda possivel, pois para a semana vai começar a instalação do equipamento.

    Prometo postar fotos da instalação e dos trabalhos em curso de forma a melhor poderem emitir a Vossa opinião !

    Um abraço e obrigado.
  2.  # 2

    Boa tarde Mandrade.

    Dê uma vista de olhos nesta instalação

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/

    Em relação todas as suas duvidas, penso que a pessoa mais indicada para lhe responder será o instalador que escolheu
  3.  # 3

    Porque não aproveita para aquecer as AQS?

    O consumo da lenha é o mesmo praticamente .
  4.  # 4

    Leiria, não vou nesta fase aproveitar para colocar o AQS devido ao valor do acumulador e instalação, cerca de 1.000 € mais, embora vá deixar tudo preparado para mais tarde instalar.
    Em relação ao tópico que sugeriu tenho a dizer que está espetacular todas as obras que efectuou, no entanto continuo com as mesmas duvidas em relação ao equipamento a instalar com o recuperador.
    Já falei com vários instaladores, e uns sugerem vavulas de determinada marca e pressão bar, outros bombas de circulação que desconheço a marca e a pressão bar a que devem trabalhar, outos ainda sugerem manometros digistais e outros analógicos.
    Com tanta informação contraditória torna-se complicado decidir, pelo que no fundo pretendo reunir / obter aqui informação e um consenso sobre o material a aplicar.
    Já agora obrigado pela sugestão do AQS.
  5.  # 5

    Quanto aos manometros vá para os digitais, são mais precisos.
    Diz que tem radiadores em 2 pisos deve de colocar 2 bombas circuladoras, para ficar o aquecimento independente. As bombas que eu coloquei são da roca, mas deve de haver de outras marcas
    Para o circuito fechado deve de utilizar uma valvula de pressão deste genero:
      valvula.gif
  6.  # 6

    Para o circuito fechado deve de utilizar uma valvula de pressão deste genero:

    Essa válvula não é de pressão mas de temperatura, é uma válvula termostática a colocar no gerador de calor, caldeira ou recuperador.
    Essa válvula nunca substitui a válvula de segurança de pressão.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, leiria, Mattoso
  7.  # 7

    Tem toda a razão é uma valvula termostatica que vai até aos 97º C
  8.  # 8

    Leiria também pensei nessa hipótese, mas atendendo a que no 1 piso ficam só 28 elementos de radiadores penso que não será necessário uma segunda bomba circuladora, no entanto vou falar com o instalados. No seu entender e tendo em conta o número de elementos vou necessitar de algum vaso adicional ?
  9.  # 9

    boas, como utilizador de um hergom h2 o2 só posso dizer bem dele.

    quanto á instalação do recuperador, primeiro peça orçamentos a quem sabe fazer, não se esqueça que isso é uma bomba relogio. logo se mal instalado pode deitar barraca a baixo, principalmente em circuito fechado.

    Bombas circuladoras, ou grundfos ou willo.

    escolha bem o controlador de temperatura e instale tb uma valvula reguladora de tiragem adaptada á borboleta de saida de fumos, eu já a tenho ali para a colocar senão é dificil ter mão no rapaz, levanta cabelo com muita facilidade.
    Concordam com este comentário: leiria
  10.  # 10

    Vai instalar o seu recuperador em vaso fechado, por algum motivo especial ?
  11.  # 11

    o meu tb está instalado em vaso fechado.
  12.  # 12

    Leiria vou instalar em vaso fechado, porque me foi aconselhado pelo instalador, alegando que não fazia grande difrença ser em vaso fechado ou sistema aberto atendendo a que tem vavula de segurança e termostato de temperatua associado.
    Já agora em relação à 2º bomba circuladora, tendo em conta que todo o sistema está interligado e não existe divisão de aguas de aquecimento entre o R/C e 1º piso acha por bem mesmo assim instalar uma 2ª bomba ?

    ultrahipermega, se tiver alguma fotografia da valvula reguladora de tiragem adaptada á borboleta de saida de fumos agradecia que a coloca-se. O meu instalador não falou em nada da vavula que refere. Também estou procupada com a ultima parte do seu post em relação ao "arrebitar cabelo do recuperador", significa que aquece muito ? Algum cuidado em especial ? Já agora pode-me informar quantos litros leva a caldeira do seu recuperador ?

    Já agora gostaria de saber a Vossa opinião, sobre o material de revestimeto a colocar nas paredes em que o recuperador vai ficar colocado. Este equipamento vai ficar colocado num canto da sala, sendo que uma das paredes dá acesso ao exterior e a outra parede dá acesso ao interior, neste caso cozinha. Devo colocar uma placa de rofomate coberta com placa de zinco ? Qual a espessura desses materiais ? Também quero deixar uma entrada de ar do exterior para a hotte, parece-me ser uma boa ideia, só não sei a dimensão do rasgo a efectuar e se devo aplicar uma grelha em que possa regular a entrada de ar.
  13.  # 13

    ainda não tenho foto da valvula porque ainda não a instalei.

    a caldeira leva cerca de 50L acho, o arrebitar cabelo depressa no meu caso é mais grave que no seu, pois o meu está ligado a piso radiante hidraulico, como o recuperador aquece mais água que o piso arrefece tenho de ter cuidados redobrados, mas nada como controlar a lenha que se coloca lá dentro, antes de colocar a lenha verificar sempre a temperatura da água.
    • leiria
    • 5 dezembro 2013 editado

     # 14

    Bom dia
    Se não tem a canalização dividida de um piso para o outro, não é possivel colocar uma segunda bomba.

    Na parede exterior, eu coloquei roofmate de 5cm. e depois lã de rocha de 6cm. com papel de aluminio, conforme pode ver na fotografia.coloquei uma calha em chapa para que a la de rocha não ficasse nada a vista.Na para que fica para a cozinha não coloque nada.
    Quanto a lenha, deixe aquecer a vontade até aos 85º . a temperatura ideal para os radiadores é 75º mas vai vendo com a experiencia. a melhor lenha para este tipo de recuperadores a água é a lenha de Eucalipto, no inicio até atingir as temperaturas ideais e depois vá intermediando com sobro, carvalho por exemplo.
    Eu também tinha uma caldeira a gasoleo e a temperatura estava a 20º dentro de casa, mas com o recuperador,ainda ontem a temperatura dentro de casa estava a 22º e a 24 na sala onde está o recuperador
      IMG_7792 (Small).JPG
    • PatSil
    • 5 dezembro 2013 editado

     # 15

    mandrade

    Que marca era a sua caldeira e qual a potência da mesma?



    Patricia silva
  14.  # 16

    A marca é uma Roca Gavina 20 GT do ano 1999.

    Desconheço a potencia da mesma.
  15.  # 17

    Mais precisamente é uma Roca Gavina 20 GTI de 1999, com as seguintes potencias:

    Potencia util, Kcal/h: 20.000 e Kw 23,3.
  16.  # 18

    Boas

    Já sei a bomba ciculadora que quero no meu sistema que vai ser a: Grundfos Alpha 2 Autoadapt. Pelo que li, a mesma adapta-se automáticamente às necessidades da instalação.
    Gostaria de ter a Vossa opinião sobre a mesma, pelo que junto envio o link:

    http://moderncomfort.grundfos.com/bgp/aquecimento-agua-quente/produtos/circula%C3%A7%C3%A3o/alpha2/#/dados-tecnicos

    Falta decidir a marca da vavula de enchimento automatica; de segurança e dos manometros digitais de temperatura e pressão.
  17.  # 19

    .
      1441325_714212515256800_1363134142_n.jpg
  18.  # 20

    .
      1394105_706882799323105_463981247_n.jpg
 
0.0238 seg. NEW