Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Dynamic444

    Tem esta bomba na sua instalação ?
    O sistema Autoadpat funciona ?
    Qual foi o preço da bomba ?
    A bomba Alpha2 25-60 180, aguenta 98 elementos em R/C e 1º piso ?

    Vi na 2ª fotografia uma instalação que penso que tem uma bomba ciculadora diferente, qual é ?
  2.  # 2

    Colocado por: mandradeVi na 2ª fotografia uma instalação que penso que tem uma bomba ciculadora diferente, qual é ?

    Não é,como falou numa válvula de enchimento automático,aproveitei e mostrei uma na foto.




    Patrícia Silva
  3.  # 3

  4.  # 4

    Colocado por: JancidoEssa válvula não é de pressão mas de temperatura, é uma válvula termostática a colocar no gerador de calor, caldeira ou recuperador.


    Pois é isso mesmo, só que a pressão aumenta apenas com a temperatura.

    Se esta válvula controla a temperatura nunca irá ter pressão a mais... Não que dizer que não se use outra válvula suplementar, mas devem evitar a de pressão e temperatura que é muito usada porque custa barata...
    Mas que dura muito pouco tempo ! Muitas vezes quando abre nem volta mais a fechar .

    Quanto à válvula de controlo de e temperatura, é usada em todos os sistemas de pellets e em todas as instalação de vaso fechado bem executadas... Mas há quem a "poupe" para meter ao bolso os cento e tal euros ...
  5.  # 5

    Colocado por: ultrahipermegainstale tb uma valvula reguladora de tiragem adaptada á borboleta de saida de fumos, eu já a tenho ali para a colocar


    Como é que a vai ligar ao registo de saída de fumos ? Não era suposto ligar na entrada de ar da combustão ? Nesse recuperador liga não é possível colocar o regulador de tiragem pois não ?

    Ou vai criar alguma adaptação ?
  6.  # 6

    Colocado por: mandradeLeiria vou instalar em vaso fechado, porque me foi aconselhado pelo instalador, alegando que não fazia grande difrença ser em vaso fechado ou sistema aberto atendendo a que tem vavula de segurança e termostato de temperatua associado.


    Se tem apenas isso que referiu não fica bom ! Tem sempre que instalar a válvula termostatica de controlo de temperatura, cuidado que os instaladores "fogem" a essa peça porque é cara e querem ganhar tudo.

    Alguns fabricantes nacionais vendem recuperadores com um suposto kit no próprio recuperador roubando a válvula porque a malta quer é gastar pouco...

    Ainda vão rebentar muitos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrade
  7.  # 7

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Como é que a vai ligar ao registo de saída de fumos ? Não era suposto ligar na entrada de ar da combustão ? Nesse recuperador liga não é possível colocar o regulador de tiragem pois não ?

    Ou vai criar alguma adaptação ?


    a valvula de regulação de tiragem aplica-se tipicamente na entrada de ar (registo), mas como o meu recuperador não vem com essa entrada de ar e mesmo que viesse nunca conseguia "abafar" completamente o recuperador, pois ele tem uma entrada de ar no vidro para que o mesmo não fique preto com facilidade.
    terá mesmo que ser na saída de fumos.

    Claro que tenho de adaptar ali um mecanismo, mas isso fica para um momento de inspiração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrade
  8.  # 8

    Boa noite
    Vamos ver se percebi, para ficar bem feito, alem da válvula de enchimento automática a 1 bar de de pressão de entrada, devera ainda levar as seguintes pecas de segurança:

    1° Válvula de seguranca de pressão que devera abrir o sistema se a pressão passar os 3 bar, correcto ?
    2° Válvula termostática de controlo de temperatura que também devera abrir o sistema se a temperatura ultrapassar quantos graus ?

    Estes dois mecanismos estão interligados ? Pelo que percebi, se a válvula termostática de controlo de temperatura funcionar correctamente, a válvula de pressão nem precisara nunca de funcionar, correcto ?

    Devo ou nao aplicar um vavula de regulacao de tiragem ? E de que forma se aplica no Hergon ?

    Já agora, penso que bomba que escolhi e suficiente para as necessiades do sistema ?
  9.  # 9

    Colocado por: ultrahipermegaClaro que tenho de adaptar ali um mecanismo, mas isso fica para um momento de inspiração.


    Há, assim tudo bem... Até não é dificel mas o registo deles não vale nada .

    Teria que fazer um registo decente (leve) colocar um T num dos lados, com o peso na ponta e a peça de regulação na outra ponta, é façil mas à partida pareçe que terá que criar um sistema com roldanas.

    Colocado por: mandrade1° Válvula de seguranca de pressão que devera abrir o sistema se a pressão passar os 3 bar, correcto ?
    2° Válvula termostática de controlo de temperatura que também devera abrir o sistema se a temperatura ultrapassar quantos graus ?



    A Valvula de segurança e pressão e temperatura não faz aí nada pois a Termostatica abre +/- aos 97 º e arrefece o sistema, a outra só serve para avariar !

    Muitas vezes deixa de vedar e passa os dias a deixar sair a agua quente para o esgoto sem você dar por isso ! Mas se quer mais segurança pode colocar uma válvula de segurança suplementar ( apenas de segurança e não de segurança e temperatura)

    Colocado por: mandradeJá agora, penso que bomba que escolhi e suficiente para as necessiades do sistema ?


    A lenha aqueçe que se farta .... Haja lenha !

    Esse recuperador aquece bem, vale o dinheiro que custa ( se o comprou na promoção actual) mas não tem bom controlo na combustão e nem pode colocar o regulador de tiragem (na entrada de ar)

    Nem pode colocar uma válvula electrónica para controlar a entrada de ar.

    Isto porque as entradas de ar são na porta !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrade
  10.  # 10

    Colocado por: Jorge Santos - FaroTeria que fazer um registo decente (leve) colocar um T num dos lados, com o peso na ponta e a peça de regulação na outra ponta, é façil mas à partida pareçe que terá que criar um sistema com roldanas.


    sim isso já está pensado, o problema é que isso só é feito depois de instalar a válvula no recuperador, mas isso ainda não vai ser possível porque se acabou o oxigénio para soldar e aqui não encontro destas botijas.

    acho que vou deixar esse trabalho para quando estiver calor, assim tenho tempo de inventar sem pressas.
  11.  # 11

    Está decidido, vou colocar uma válvula de segurança a abrir aos 3 bar de pressão e uma válvula termostática a abrir aos +/- aos 97, penso que a nível de segurança fico bem servido.

    A nível da entrada de agua no sistema vou usar uma válvula de pressão regulada a 1 bar, que acham ?

    Possivelmente vai ficar para outra altura a válvula de regulação de tiragem, atendendo a que a sua instalação não parece muito fácil.

    Penso que com estes mecanismos fico bem servido, correto ? ou está alguma mais em falta ?

    Já agora Sr. Jorge Santos, quanto custa o Hergon em promoção ?
  12.  # 12

    Vai trabalhar em circuito aberto ou fechado?




    Patricia silva
  13.  # 13

    Colocado por: mandradetermostática a abrir aos +/- aos 97


    parece-me muita tempratura... 90º já é bastante..

    deixe já a válvula de regulação de tiragem instalada, depois é só criar o mecanismo de abrir e fechar a saida de fumos, senão depois vai acontecer-lhe como a mim, vai ter trabalho dobrado.
  14.  # 14

    ultrahipermega vou seguir o seu conselho e deixar instalada a válvula de regulação de tiragem (acho que vou deixar o meu instalador louco !)

    Já agora tenho outra duvida, atendendo a que a bomba circuladora vai ter de enviar água para o 1º piso que fica a cerca de 3 a 4 metros, o sistema não deveria válvulas de anti retorno da água ?

    Outra questão, de forma proteger a bomba circuladora e os radiadores, a água que circula neste sistema não deveria ter algum produto para prevenir a corrosão e também de certa forma "lubrificar" a bomba circuladora ? Qual o produto a aplicar e as percentagens do mesmo ? Como se calcula a percentagem desse produto ? É que já houvi falar que em alguns casos aplicam glicol.

    Atendendo a que tenho 97 elementos de radiador, os +- 50 litros de água da caldeira são suficientes, ou vai ter que levar algum vaso de expansão para acumular água, e já ogra um vaso de quantos litros ?
  15.  # 15

    ai meu deus tanta loucura...

    quanto ás válvulas anti-retorno, não faço ideia.

    a questão da água+aditivo já foi abordada por aí nalguns tópicos, mas não se chegou a consenso nenhum.

    vai ter sempre de instalar um vaso de expansão (a menos que instale em circuito aberto) porque a função desse vaso é absorver as diferenças de pressão que a temperatura vai dar ao circuito, a água a 20º terá 1bar, mas quando estiver a 50º iria ter mais de 1bar, o vaso é para colmatar estas diferenças e o sistema trabalhar á mesma pressão.

    segundo os especialistas os recuperadores em circuito fechado ficam com mais rendimento...
  16.  # 16

    Colocado por: mandradeOutra questão, de forma proteger a bomba circuladora e os radiadores, a água que circula neste sistema não deveria ter algum produto para prevenir a corrosão e também de certa forma "lubrificar" a bomba circuladora ? Qual o produto a aplicar e as percentagens do mesmo ? Como se calcula a percentagem desse produto ? É que já houvi falar que em alguns casos aplicam glicol.
    por ex http://www.giacomini.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=43%3Acatalogos-e-documentacao&catid=13%3Apavimento-radiante-giacoklima&Itemid=20&download=download%2Fsistemas%2Fpavimento-radiante-giacoklima%2FK375-PT.pdf
  17.  # 17

    Colocado por: Dynamic444Vai trabalhar em circuito aberto ou fechado?




    Patricia silva


    Vamos lá ver se é desta?



    Patricia silva
  18.  # 18

    Colocado por: mandradeEstá decidido, vou colocar uma válvula de segurança a abrir aos 3 bar de pressão e uma válvula termostática a abrir aos +/- aos 97, penso que a nível de segurança fico bem servido.


    Uma boa ideia, alem de ficar com um bom controlo não coloca peças que avariam !

    Colocado por: mandradeJá agora Sr. Jorge Santos, quanto custa o Hergon em promoção ?


    Depende da assistência e garantida, da firma que vende se paga impostos ou não etc... mas anda aí pelos 1.000 € com IVA, PVP ! Bem longe do preço de tabela que era mais de 2.000 € se não estou em erro.

    A jogada é boa , criar uma tabela alta para valorizar o produto !

    Colocado por: ultrahipermegasegundo os especialistas os recuperadores em circuito fechado ficam com mais rendimento...


    Porquê ?

    Será porque a agua evapora para o vaso aberto ? Só evapora se sobreaquecer !

    Colocado por: Dynamic444
    Vamos lá ver se é desta?


    Fechado obviamente pois é por isso que precisa de válvulas de segurança ...

    Colocado por: ultrahipermegaa questão da água+aditivo já foi abordada por aí nalguns tópicos, mas não se chegou a consenso nenhum.


    Pois, mas é façil ! Basta que num circuito fechado ou aberto não seja alimentado pela agua da rede, mas sim por um deposito pré-carregado com agua e glicol ! Não é fácil mas é possível.

    Na energia solar passa-se a mesma coisa... O enchimento automático (pouco aconselhado) é alimentado por agua da rede .

    Colocado por: mandradeAtendendo a que tenho 97 elementos de radiador, os +- 50 litros de água da caldeira são suficientes, ou vai ter que levar algum vaso de expansão para acumular água, e já ogra um vaso de quantos litros ?


    Os litros de agua na caldeira não tem nada a ver 50 ou 10 vai dar na mesma.

    Quanto ao Vaso de expansão ... para ser correcto teria que calcular o volume toda da agua no circuito (tubos inclusive ) e achar o volume do vaso de expansão que serve para absorver as dilatações da agua .

    Por isso um vaso aberto +e bem mais simples...

    Seja como for, sem fazer a contas acho que com um vaso de 25 lts fica bem servido .
  19.  # 19

    Uma válvula de enchimento automático!


    Patricia silva
    • PatSil
    • 10 dezembro 2013 editado

     # 20

    Glicol para quê??


    Patricia silva
 
0.0248 seg. NEW