Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, estou na iminência de me mudar para uma pequena moradia restaurada, na zona de Ovar (distrito de Aveiro), a cerca de 5 km do oceano atlântico.
    A moradia deve ter mais de 60 anos e foi completamente restaurada. Só ficou a parede da frente, que é bastante grossa. A parede de trás foi substituída por uma parede de vidro duplo, que me parece ter um bom isolamento. Não é daquelas janelas em alumínio com portas de correr. É um sistema com uma porta que fecha. A casa tem orientação nascente/poente, estando a parte de trás envidraçada orientada a nascente. Do lado Sul, infelizmente, tem uma moradia de r/c e 1º andar, que me tira o sol, no Inverno. Só para vos dar uma ideia, nestes dias, por volta das 10.30 horas, o telhado da casa já não tem sol. O quintal, na parte norte ainda tem sol até às 11.00 horas e o quintal do vizinho a norte tem sol até ao início da tarde ! Que inveja ! A casa tem aproveitamento de sótão, onde estão os dois quartos, cada um com 12 m2, um virado a nascente, que é onde irei dormir e o outro virado a poente. Ambos os quartos não têm janelas, apenas uma pequena janela de telhado, da Velux (~40 cm X 30 cm). Existe uma janela igual na casa de banho do 1º andar. Quanto ao r/c, existe uma sala com cozinha, estilo "open space" com cerca de 30/35 m2, um corredor com cerca de 15 m2 sem porta a dividir o espaço do corredor e o espaço da cozinha/sala. Existe ainda uma casa de banho e um pequeno quarto na extremidade poente. A área total do r/c é de cerca de 65/70 m2. Na parte da sala, o pé direito chega a atingir perto de 4 metros ou mais, medidos a olho (é o pé direito da casa), com tecto em madeira (pinho). Esta parte da casa não tem 1º andar, daí o pé direito tão alto. O Esquentador de 11 litros e está situado no exterior, dentro de um compartimento feito de propósito para ele, a cerca de 5 metros da entrada nascente da casa. A casa está preparada para Ar Condicionado e para Paineis Solares. Queria que me ajudassem a encontrar a melhor solução para aquecimento. Neste momento, não estou a equacionar uma solução para aquecimento de águas, mas poderei pensar nisso também. A minha prioridade é o aquecimento, neste momento. Tinha pensado na seguinte solução: para o r/c, uma salamandra a pellets até 50 m2 (1.000 euros). Só não sei se conseguiria fazer chegar o calor ao quarto onde vou dormir. Será que estas salamandras têm ventilador ? Se sim, seria fácil fazer chegar o calor ao 1º andar ? Caso isso não seja possível, estava a pensar adquirir um Ar Condicionado multisplit com dois aparelhos, um de 12.000 btu's para o r/c e outro de 9.000 btu's para o quarto de dormir no 1º andar (1.800 euros). Assim, aqueceria o r/c com a salamandra e o quarto com o Ar Condicionado. Como é um quarto pequeno (12 m2), penso que gastaria pouco, não ? E desta maneira, ficaria com uma opção para o Verão, caso a casa seja quente no Verão. O que acham desta solução ? Aguardo pelas vossas opiniões.
    Obrigado,
    Leporello
  2.  # 2

    Só mais um dado.
    No Inverno, à tarde, só metade da fachada da casa é que tem sol.

    Leporello
  3.  # 3

    Caros amigos forenses, aguardo as vossas opiniões.

    Obrigado,
    Leporello
  4.  # 4

    Então, não há ninguém que tenha opinião ?
    Vá lá, dêem as vossa opiniões.

    Obrigado,
    Leporello
  5.  # 5

    Colocado por: LeporelloA parede de trás foi substituída por uma parede de vidro duplo, que me parece ter um bom isolamento

    qual a dimensão deste vidro?
  6.  # 6

    Olá, jorgealves, boa noite, não lhe sei responder a essa questão.
    Apenas lhe poderei dizer que é vidro duplo.

    Obrigado,
    Leporello
  7.  # 7

    Boa noite a todos.
    Ainda continuo à espera dos vosso contributos.

    Obrigado,
    Leporello
  8.  # 8

    diz que a casa foi restaurada, que tipo de isolamento termico usou?
    para mim a melhor forma de aquecer é com recuperador a lenha ou entao a pellets,
    tem acesso facil a lenha???
    a casa tem quantos andares? qual as divisões por piso?
    meta umas fotos
 
0.0120 seg. NEW