Colocado por: FilipeOliveiraAfinal não refiro as questões das correntes de ar no tópico, mas posso dizer-lhe que sim, existem mas caracterizam-se da seguinte forma:
Se utilizar o AC pontualmente, estilo chega no inverno, tem a casa fria e liga as máquinas, estas irão produzir muito fluxo de ar para rapidamente atingir a temperatura pedida.
Se fizer como eu e utilizar como aquecimento central com programação semanal, como tem sempre a casa quente, a ventilação é intermitente e praticamente sempre na velocidade mínima, apenas para manter a temperatura já estabilizada.
Agora há mais outro pormenor e isto depende do isolamento que tenha. No meu caso como tenho isolamento médio/baixo, nos dias mesmo frios, com mínimas abaixo de 0ºC e máximas a rondar os 10ºC como esteve a semana passada, não há milagres, as máquinas têm que ventilar com um pouco mais de intensidade e frequência e o compressor terá que funcionar mais tempo em regimes mais elevados, aumentando o consumo.
Mas mesmo neste cenário, nunca houve um momento em que me sentisse desagradado, porque a temperatura da casa toda é sempre quente e agradável e o ruído não é incomodativo.
Acredito que uma casa recente, com isolamento térmico de topo, tenha um desempenho excelente do AC, desde que corretamente dimensionado e de alta qualidade.
Além de que, no verão, se houver uma vaga de calor de uma semana como houve este ano, vai agradecer ter Ar Condicionado e não apenas um sistema que faça calor. Verá que terá que gastar dinheiro duas vezes como é muito comum nos testemunhos deste forum.
Disponha para mais esclarecimentos sobre o AC, tenho todo o gosto em ajuda-lo. Foi através de feedback deste forum, particularmente do user "Pedro Fernandes" e do seu tópico do diário do AC multisplit que me convenci a optar por esta solução para climatizar a casa e até hoje estou muito satisfeito.
Colocado por: FilipeOliveiraMarco, posso sim constatar o impacto do AC, porque fiz leituras e concluí valores médios de consumo antes do AC e agora meço tudo desde Outubro com o medidor Efergy.
No meu caso em particular, tenho um Daikin 5x1 e isolamento médio/fraco (as paredes apenas são pano duplo com tijolo), posso dizer que em Novembro, para aquecimento gastei cerca de 60€. Já este mês de Dezembro, como tem havido dias com temperaturas negativas à noite, tenho tido consumos diários na ordem dos 40~50kWh, o que se traduz em valores entre 6€ e 9€ diários, assumindo que cerca de 15kWh são para a casa em geral, tenho gasto entre 25 e 35 kWh por dia para aquecimento, que dá entre 4€ e 6€ por dia, cerca de 150€ no final do mês.
Você com capoto e uma moradia nova, pode apontar para metade destes valores seguramente.
Ah e deixe-me frisar que estes consumos são excepcionais, motivados pelo facto termos um recém-nascido e a casa estar diariamente ocupada.
Quando regressarmos ao trabalho e à rotina, seguramente que não vou deixar as máquinas a 20ºC se não estiver ninguém em casa durante o dia, baixando os gastos em aquecimento, obviamente.
O facto de ter máquinas à vista para mim teve que ser, mas a série que escolhi (FTXS-K) é tão discreta que já me foi diversas vezes elogiada por esse facto, por ser precisamente discreta a nível estético e a nível operacional. De facto paga-se isto tudo com a Daikin mas vale a pena. Se pretender uma série ainda mais "bonita" e sofisticada, tem a série Emura, que em termos mecânicos é exactamente igual à FTXS-K mas tem uma carcaça com um design mais sofisticado.
A alternativa no seu caso, é ter ar condicionado de condutas, que pelo que pude apurar tem mais gastos e pior desempenho, com excepção do ruído. Mas aqui espero pelo comentário do jorgealves, que ele é que é o profissional.
Além disso se consultar o tópico do Pedro Fernandes, que usa um Samsung Multisplit 4x1 numa moradia com isolamento médio na zona de Águeda, ele o máximo que pagou por mês de eletricidade foi 160€, incluindo os custos normais de uma família.
Colocado por: FilipeOliveiraEu pessoalmente não conheço ninguém que gaste menos de 50€ por mês de luz. :)
Repare que 100€ / mês para aquecimento central 24/7 de uma moradia T5 é extremamente barato. Talvez não tenha a real noção dos custos de aquecimento das habitações no Inverno. Faça umas pesquisas aqui pelo fórum e rapidamente percebe que o AC é a opção mais económica, eficiente e prática de aquecimento. E claro, tudo depende muito também das zonas onde se vive. As diferenças de temperatura entre viver na cidade e viver nos seus arredores pode chegar a 5ºC. E já nem falo na diferença entre climatizar uma casa na Guarda ou no Algarve.
Mas volto a reforçar a ideia de que é quase impossível aquecer a casa no Inverno com um orçamento de 50€/mês para o uso geral de eletricidade da habitação.
Colocado por: FilipeOliveira...ele o máximo que pagou por mês de eletricidade foi 160€, incluindo os custos normais de uma família.
Colocado por: FilipeOliveiraé ter ar condicionado de condutas, que pelo que pude apurar tem mais gastos e pior desempenho, com excepção do ruídoar condicionado por condutas em que a principal função é aquecimento, não é uma boa solução, como já foi referido gasta muito mais que os murais ou de pavimento, e para ser como deve ser acaba por ficar muito mais caro,
Colocado por: Pedro Fernandes
Ui, ui...160€ era há cerca de 4 anos...Agora, com os aumentos da luz e num mês de muito frio, começa a roçar os 200€...
[...]
- Em média são uns 600/700€ por ano para climatização com 20/23º dentro de casa e constantes todo o ano...Uma ninharia...:-)...
São opções...estou bem todo o ano na minha casa...Há quem não tenha a casa quente todo o ano e a rapar frio...e gasta os mesmos 600/700€ numa semana no Algarve...
Colocado por: FilipeOliveiramesmo com vidro com baixo coeficiente de transmissão térmica, a sua permeabilidade à radiação solar é sempre MUITO inferior a uma parede
Colocado por: Pedro Fernandes
Ui, ui...160€ era há cerca de 4 anos...Agora, com os aumentos da luz e num mês de muito frio, começa a roçar os 200€...
Seja como for, importa realçar alguns pormenores:
- A minha utilização é "especial"...Não temos muito cuidado com optimização...a casa tem isolamento apenas mediano...tem muitos vidros que, apesar de estores externos, os mesmos estão abertos até ir para a cama (gosto de ver o jardim á noite...) , isto mesmo nos dias de muito frio, o que promove maiores percas...
- Os valores incluem sempre AQS (bomba de calor = no inverno gasta cerca de 120Kw/mês)...MLL praticamente todos os dias...MLR idem...Algumas luzes no exterior ligadas toda a noite...e a televisão esquecida muitas vezes...e o normal gasto de uma família...
- AC Multisplit x4 de 11kW ligado 24H/dia na altura de muito frio e frequente nas restantes alturas do ano...com temperatura media de 23º nas divisões com ac e 18/20º nas outras...Com esta utilização, existe menos ventilação e os objectos dentro de casa ( mobílias, paredes, etc) não ficam gelados e assim mais agradáveis ao toque ou utilização...Muito bom conforto...
- Os 200€ são apenas nos 2/3 meses mais frios...em Maio com temperaturas amenas e acs praticamente sempre desligados, a factura anda pelos 60€...Nos meses quentes anda pelos 75€ ( a fazer frio gastam bem menos)...
- Em média são uns 600/700€ por ano para climatização com 20/23º dentro de casa e constantes todo o ano...Uma ninharia...:-)...
São opções...estou bem todo o ano na minha casa...Há quem não tenha a casa quente todo o ano e a rapar frio...e gasta os mesmos 600/700€ numa semana no Algarve...
Colocado por: FilipeOliveiraSe tem a casa projetada para ter o máximo de eficiência energética, então terá um consumo energético baixo.
Atenção aos grandes vãos envidraçados, mesmo com vidro com baixo coeficiente de transmissão térmica, a sua permeabilidade à radiação solar é sempre MUITO inferior a uma parede. :) Se calhar não é tão má ideia pensar no AC, pois se tiver muita exposição solar, não há vidro que resista e a casa aquecerá.
Colocado por: system32Junto a minha situação:
Moradia na zona de Lisboa, 300m2 com parede dupla mais 5cm Etics. Tecto isolado com 6cm EPS + Boltherm.
Aluminios com corte termico e vidro duplo quase sempre normal.
Mitsubishi Multisplit split 3x1 (18.000BTU altamente subdimensionado) + 1 um split simples. Sotão com mais 3 splits simples usados apenas de acordo com o uso, mas lá a temperatura nunca desce abaixo dos 16/17º.
Tarifa bi-horaria (só utilizado à noite). Perda de temperatura às 20h (-1º a -1,5º)
Consumo no pior mês que tive até agora = 100€!!
Com noites frias convem fechar os estores todos!!
Colocado por: Marcof
system32 esse consumo é só para o AC ou é o total mensal? Só liga o AC à noite?
Colocado por: ragdollO que lhe posso dizer é isto por experiencia:Só se estiver a falar do piso radiante eléctrico, porque se está a falar do piso radiante hidráulico ao nível de consumos pode ter de tudo, desde uma caldeira a gasóleo, gás propano, gás natural, bomba de calor, caldeira a lenha, caldeira a pellets, etc...
- Piso radiante é o mais confortável mas PENSO que seja mais consumista.
Quem tem muito dinheiro para gastar no gaz ou na luz mensalmente: piso radiante
Quem tem dinheiro ainda com fartura: radiadores
Quem só tem algum: AC
Quem tem pouco: lenha
Colocado por: ragdoll- Piso radiante é o mais confortável mas PENSO que seja mais consumista.
Colocado por: j_r_m_cQual a sua opiniao sobre o piso radiante?A nível de conforto de Inverno é incomparável, não há zonas frias/quentes, está tudo com uma temperatura similar, a nível de consumos tenho caldeira a lenha de chama invertida, por semana gasto +/- 200 Kg de lenha, depois da casa quente (a 21ºC) tenho tempos entre cargas de 10 a 12 horas, já consegui 24h!! (claro que não foi sempre a aquecer a água teve 14 a 15 horas ligada e o resto em stand-by).
Colocado por: j_r_m_cQual o piso ? Flutuante? Madeira? Tijoleira??A marca do piso é uma mistura, e muito sinceramente a marca dos tubos e componentes não tem grande influência nas prestações, o que tem influência é o modo de instalação, (passo entre tubos, isolamento inferior, controlo individual, etc) Tenho madeira (afizélia 15mm colada) nos quartos e cerâmicos nos wcs, cozinha e salas, e a nível de conforto ao toque a cerãmica sente-se mais embora o toca da madeira seja sempre quente.