Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: FilipeOliveiraAfinal não refiro as questões das correntes de ar no tópico, mas posso dizer-lhe que sim, existem mas caracterizam-se da seguinte forma:
    Se utilizar o AC pontualmente, estilo chega no inverno, tem a casa fria e liga as máquinas, estas irão produzir muito fluxo de ar para rapidamente atingir a temperatura pedida.
    Se fizer como eu e utilizar como aquecimento central com programação semanal, como tem sempre a casa quente, a ventilação é intermitente e praticamente sempre na velocidade mínima, apenas para manter a temperatura já estabilizada.

Agora há mais outro pormenor e isto depende do isolamento que tenha. No meu caso como tenho isolamento médio/baixo, nos dias mesmo frios, com mínimas abaixo de 0ºC e máximas a rondar os 10ºC como esteve a semana passada, não há milagres, as máquinas têm que ventilar com um pouco mais de intensidade e frequência e o compressor terá que funcionar mais tempo em regimes mais elevados, aumentando o consumo.
    Mas mesmo neste cenário, nunca houve um momento em que me sentisse desagradado, porque a temperatura da casa toda é sempre quente e agradável e o ruído não é incomodativo.

Acredito que uma casa recente, com isolamento térmico de topo, tenha um desempenho excelente do AC, desde que corretamente dimensionado e de alta qualidade.
    Além de que, no verão, se houver uma vaga de calor de uma semana como houve este ano, vai agradecer ter Ar Condicionado e não apenas um sistema que faça calor. Verá que terá que gastar dinheiro duas vezes como é muito comum nos testemunhos deste forum.

Disponha para mais esclarecimentos sobre o AC, tenho todo o gosto em ajuda-lo. Foi através de feedback deste forum, particularmente do user "Pedro Fernandes" e do seu tópico do diário do AC multisplit que me convenci a optar por esta solução para climatizar a casa e até hoje estou muito satisfeito.

Filipe muito obrigado pelo seu feedback, com ele já não excluo o AC como opção. No AC o que me preocupa também são os consumos, pode dar-me uma ideia de qual o impacto do AC na sua conta de electricidade?

Uma preocupação que tive na construção da casa foi investir um pouco mais no isolamento optando pelo bloco térmico e capoto, assim já conto diminuir um pouco os custos com climatização. Como habitação nova não gostava muito de ter à vista as máquinas de AC, para os entendidos existe assim muita diferença de preço em ter aquelas máquinas embutidas que existem de ar condicionado em contrapartida das habituais máquinas de parede?
  2.  # 22

Filipe esqueça a minha pergunta, eu ontem não xeguei ao fim do seu tópico, já vi que tem lá a resposta, vou analisar. ;)

Obrigado,
    Marco
  3.  # 23

Marco, posso sim constatar o impacto do AC, porque fiz leituras e concluí valores médios de consumo antes do AC e agora meço tudo desde Outubro com o medidor Efergy.

No meu caso em particular, tenho um Daikin 5x1 e isolamento médio/fraco (as paredes apenas são pano duplo com tijolo), posso dizer que em Novembro, para aquecimento gastei cerca de 60€. Já este mês de Dezembro, como tem havido dias com temperaturas negativas à noite, tenho tido consumos diários na ordem dos 40~50kWh, o que se traduz em valores entre 6€ e 9€ diários, assumindo que cerca de 15kWh são para a casa em geral, tenho gasto entre 25 e 35 kWh por dia para aquecimento, que dá entre 4€ e 6€ por dia, cerca de 150€ no final do mês.

Você com capoto e uma moradia nova, pode apontar para metade destes valores seguramente.
    Ah e deixe-me frisar que estes consumos são excepcionais, motivados pelo facto termos um recém-nascido e a casa estar diariamente ocupada.
    Quando regressarmos ao trabalho e à rotina, seguramente que não vou deixar as máquinas a 20ºC se não estiver ninguém em casa durante o dia, baixando os gastos em aquecimento, obviamente.

O facto de ter máquinas à vista para mim teve que ser, mas a série que escolhi (FTXS-K) é tão discreta que já me foi diversas vezes elogiada por esse facto, por ser precisamente discreta a nível estético e a nível operacional. De facto paga-se isto tudo com a Daikin mas vale a pena. Se pretender uma série ainda mais "bonita" e sofisticada, tem a série Emura, que em termos mecânicos é exactamente igual à FTXS-K mas tem uma carcaça com um design mais sofisticado.
    A alternativa no seu caso, é ter ar condicionado de condutas, que pelo que pude apurar tem mais gastos e pior desempenho, com excepção do ruído. Mas aqui espero pelo comentário do jorgealves, que ele é que é o profissional.

Além disso se consultar o tópico do Pedro Fernandes, que usa um Samsung Multisplit 4x1 numa moradia com isolamento médio na zona de Águeda, ele o máximo que pagou por mês de eletricidade foi 160€, incluindo os custos normais de uma família.
  4.  # 24

Colocado por: FilipeOliveiraMarco, posso sim constatar o impacto do AC, porque fiz leituras e concluí valores médios de consumo antes do AC e agora meço tudo desde Outubro com o medidor Efergy.

No meu caso em particular, tenho um Daikin 5x1 e isolamento médio/fraco (as paredes apenas são pano duplo com tijolo), posso dizer que em Novembro, para aquecimento gastei cerca de 60€. Já este mês de Dezembro, como tem havido dias com temperaturas negativas à noite, tenho tido consumos diários na ordem dos 40~50kWh, o que se traduz em valores entre 6€ e 9€ diários, assumindo que cerca de 15kWh são para a casa em geral, tenho gasto entre 25 e 35 kWh por dia para aquecimento, que dá entre 4€ e 6€ por dia, cerca de 150€ no final do mês.

Você com capoto e uma moradia nova, pode apontar para metade destes valores seguramente.
    Ah e deixe-me frisar que estes consumos são excepcionais, motivados pelo facto termos um recém-nascido e a casa estar diariamente ocupada.
    Quando regressarmos ao trabalho e à rotina, seguramente que não vou deixar as máquinas a 20ºC se não estiver ninguém em casa durante o dia, baixando os gastos em aquecimento, obviamente.

O facto de ter máquinas à vista para mim teve que ser, mas a série que escolhi (FTXS-K) é tão discreta que já me foi diversas vezes elogiada por esse facto, por ser precisamente discreta a nível estético e a nível operacional. De facto paga-se isto tudo com a Daikin mas vale a pena. Se pretender uma série ainda mais "bonita" e sofisticada, tem a série Emura, que em termos mecânicos é exactamente igual à FTXS-K mas tem uma carcaça com um design mais sofisticado.
    A alternativa no seu caso, é ter ar condicionado de condutas, que pelo que pude apurar tem mais gastos e pior desempenho, com excepção do ruído. Mas aqui espero pelo comentário do jorgealves, que ele é que é o profissional.

Além disso se consultar o tópico do Pedro Fernandes, que usa um Samsung Multisplit 4x1 numa moradia com isolamento médio na zona de Águeda, ele o máximo que pagou por mês de eletricidade foi 160€, incluindo os custos normais de uma família.

A mim preocupa-me um bocado o consumo eléctrico e 150€ de Electricidade mês é um pouco puxado! Dentro das possibilidades monetárias tentamos que a casa seja o mais eficiente possível, a contribuir para isso também conto colocar a iluminação toda em leds, só ai penso poupar cerca de 80% na conta eléctrica no que diz respeito a iluminação, electrodomésticos mais eficientes... tudo para que a conta de electricidade não seja um balúrdio mensalmente. O objectivo era em média pagar mensalmente cerca de 50,00€ de luz, poderá aumentar um pouco se optar pela opção do ar condicionado ou bomba de calor.

De facto existem unidades de AC murais já bastante apelativas, a Emura é bastante bonita mas mesmo assim preferia uma solução embutida no tecto isto se não perder qualidade. Vou pesquisar e solicitar orçamentos para ambas as soluções.

Obrigado Filipe pelo feedback, também já estou a devorar o tópico do Pedro Fernandes.
  5.  # 25

Eu pessoalmente não conheço ninguém que gaste menos de 50€ por mês de luz. :)

Repare que 100€ / mês para aquecimento central 24/7 de uma moradia T5 é extremamente barato. Talvez não tenha a real noção dos custos de aquecimento das habitações no Inverno. Faça umas pesquisas aqui pelo fórum e rapidamente percebe que o AC é a opção mais económica, eficiente e prática de aquecimento. E claro, tudo depende muito também das zonas onde se vive. As diferenças de temperatura entre viver na cidade e viver nos seus arredores pode chegar a 5ºC. E já nem falo na diferença entre climatizar uma casa na Guarda ou no Algarve.

Mas volto a reforçar a ideia de que é quase impossível aquecer a casa no Inverno com um orçamento de 50€/mês para o uso geral de eletricidade da habitação.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 26

Colocado por: FilipeOliveiraEu pessoalmente não conheço ninguém que gaste menos de 50€ por mês de luz. :)

Repare que 100€ / mês para aquecimento central 24/7 de uma moradia T5 é extremamente barato. Talvez não tenha a real noção dos custos de aquecimento das habitações no Inverno. Faça umas pesquisas aqui pelo fórum e rapidamente percebe que o AC é a opção mais económica, eficiente e prática de aquecimento. E claro, tudo depende muito também das zonas onde se vive. As diferenças de temperatura entre viver na cidade e viver nos seus arredores pode chegar a 5ºC. E já nem falo na diferença entre climatizar uma casa na Guarda ou no Algarve.

Mas volto a reforçar a ideia de que é quase impossível aquecer a casa no Inverno com um orçamento de 50€/mês para o uso geral de eletricidade da habitação.

Pois, sei que é um objectivo bastante ambicioso mas não custa tentar ;) Eu estou a falar em média de valores mensais durante o ano, pode haver meses em que a factura será maior. Mas se andar à volta dos 60/70€ também já ficarei satisfeito.

A esperança reside também no comportamento térmico da casa, para além do que já referi a casa foi projectada de forma a aproveitar ao máximo a exposição solar no inverno aproveitando assim para aquecer a casa, claro que se não houver sol não há milagres!! Por exemplo, nas ultimas 2/3 semanas esteve bastante frio no entanto o sol brilhava, para ter uma ideia no inverno eu apanho sol em toda a parte sul da casa durante o dia todo, esta parte da casa é 70/80% envidraçada. Por contra partida no verão o sol põem-se mais a norte e nos meses quentes só até meio/final da manhã é que apanho sol na parte sul. Por este aspecto é que também ando na duvida de colocar ou não vidros com controlo solar pois se os colocar não aproveitarei tanto esta vantagem sobretudo no inverno!
  7.  # 27

Ah, valores mensais de todo o ano. Assim já é mais realista, mas ainda assim ambicioso. Eu referia-me aos valores da temporada de Inverno em que faço uso do AC para aquecer a casa.

Se tem a casa projetada para ter o máximo de eficiência energética, então terá um consumo energético baixo.

Atenção aos grandes vãos envidraçados, mesmo com vidro com baixo coeficiente de transmissão térmica, a sua permeabilidade à radiação solar é sempre MUITO inferior a uma parede. :) Se calhar não é tão má ideia pensar no AC, pois se tiver muita exposição solar, não há vidro que resista e a casa aquecerá.
  8.  # 28

Colocado por: FilipeOliveira...ele o máximo que pagou por mês de eletricidade foi 160€, incluindo os custos normais de uma família.

Ui, ui...160€ era há cerca de 4 anos...Agora, com os aumentos da luz e num mês de muito frio, começa a roçar os 200€...

Seja como for, importa realçar alguns pormenores:

- A minha utilização é "especial"...Não temos muito cuidado com optimização...a casa tem isolamento apenas mediano...tem muitos vidros que, apesar de estores externos, os mesmos estão abertos até ir para a cama (gosto de ver o jardim á noite...) , isto mesmo nos dias de muito frio, o que promove maiores percas...

- Os valores incluem sempre AQS (bomba de calor = no inverno gasta cerca de 120Kw/mês)...MLL praticamente todos os dias...MLR idem...Algumas luzes no exterior ligadas toda a noite...e a televisão esquecida muitas vezes...e o normal gasto de uma família...

- AC Multisplit x4 de 11kW ligado 24H/dia na altura de muito frio e frequente nas restantes alturas do ano...com temperatura media de 23º nas divisões com ac e 18/20º nas outras...Com esta utilização, existe menos ventilação e os objectos dentro de casa ( mobílias, paredes, etc) não ficam gelados e assim mais agradáveis ao toque ou utilização...Muito bom conforto...

- Os 200€ são apenas nos 2/3 meses mais frios...em Maio com temperaturas amenas e acs praticamente sempre desligados, a factura anda pelos 60€...Nos meses quentes anda pelos 75€ ( a fazer frio gastam bem menos)...

- Em média são uns 600/700€ por ano para climatização com 20/23º dentro de casa e constantes todo o ano...Uma ninharia...:-)...

São opções...estou bem todo o ano na minha casa...Há quem não tenha a casa quente todo o ano e a rapar frio...e gasta os mesmos 600/700€ numa semana no Algarve...
  9.  # 29

Colocado por: FilipeOliveiraé ter ar condicionado de condutas, que pelo que pude apurar tem mais gastos e pior desempenho, com excepção do ruído
    ar condicionado por condutas em que a principal função é aquecimento, não é uma boa solução, como já foi referido gasta muito mais que os murais ou de pavimento, e para ser como deve ser acaba por ficar muito mais caro,

uma solução que não é muito usada são as maquinas Daikin Nexura que têm um painel radiante incorporado, mantendo os níveis de consumo idênticos aos murais.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 30

Colocado por: Pedro Fernandes
    Ui, ui...160€ era há cerca de 4 anos...Agora, com os aumentos da luz e num mês de muito frio, começa a roçar os 200€...

[...]

- Em média são uns 600/700€ por ano para climatização com 20/23º dentro de casa e constantes todo o ano...Uma ninharia...:-)...

São opções...estou bem todo o ano na minha casa...Há quem não tenha a casa quente todo o ano e a rapar frio...e gasta os mesmos 600/700€ numa semana no Algarve...

Ah bom, assim já estou mais descansado (de certa forma) de ver os meus valores de consumo destes dias de frio a roçarem os 200€ mensais! :) Tinha sempre os seus 160€ como o tecto máximo mensal, mas dava o desconto por ter uma casa menos isolada e ter 5 máquinas ao invés de 4 como no seu caso.

"São opções...estou bem todo o ano na minha casa...Há quem não tenha a casa quente todo o ano e a rapar frio...e gasta os mesmos 600/700€ numa semana no Algarve..."

Esta partiu-me todo, e olhe que é bem verdade! :) Pondo as coisas em perspectiva dessa maneira, faz muito sentido ter a casa quentinha, mesmo que isso implique abrir mão de alguns euros.
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
  11.  # 31

Colocado por: FilipeOliveiramesmo com vidro com baixo coeficiente de transmissão térmica, a sua permeabilidade à radiação solar é sempre MUITO inferior a uma parede

Penso que queria dizer "MUITO superior". É isso?
    ST
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira
  12.  # 32

Colocado por: Pedro Fernandes

Seja como for, importa realçar alguns pormenores:

- A minha utilização é "especial"...Não temos muito cuidado com optimização...a casa tem isolamento apenas mediano...tem muitos vidros que, apesar de estores externos, os mesmos estão abertos até ir para a cama (gosto de ver o jardim á noite...) , isto mesmo nos dias de muito frio, o que promove maiores percas...

- Os valores incluem sempre AQS (bomba de calor = no inverno gasta cerca de 120Kw/mês)...MLL praticamente todos os dias...MLR idem...Algumas luzes no exterior ligadas toda a noite...e a televisão esquecida muitas vezes...e o normal gasto de uma família...

- AC Multisplit x4 de 11kW ligado 24H/dia na altura de muito frio e frequente nas restantes alturas do ano...com temperatura media de 23º nas divisões com ac e 18/20º nas outras...Com esta utilização, existe menos ventilação e os objectos dentro de casa ( mobílias, paredes, etc) não ficam gelados e assim mais agradáveis ao toque ou utilização...Muito bom conforto...

- Os 200€ são apenas nos 2/3 meses mais frios...em Maio com temperaturas amenas e acs praticamente sempre desligados, a factura anda pelos 60€...Nos meses quentes anda pelos 75€ ( a fazer frio gastam bem menos)...

Pois, o aumento para 200€ é quase na totalidade justificável com o aumento do IVA na Electricidade de 6% para 23%. Em resumo nos meses mais frios o peso do AC na sua conta é de cerca de 120€, tirando um valor de 15€ para a bomba de calor e 60€ para os restantes equipamentos eléctricos. Eu espero que com uma boa optimização e com o bom comportamento térmico da habitação conseguir nos meses mais frios gastar metade do que você gasta!

Talvez seja ambicioso mas se me decidir pelo AC prometo que depois venho cá dar o feedback dos custos.

Colocado por: FilipeOliveiraSe tem a casa projetada para ter o máximo de eficiência energética, então terá um consumo energético baixo.

Atenção aos grandes vãos envidraçados, mesmo com vidro com baixo coeficiente de transmissão térmica, a sua permeabilidade à radiação solar é sempre MUITO inferior a uma parede. :) Se calhar não é tão má ideia pensar no AC, pois se tiver muita exposição solar, não há vidro que resista e a casa aquecerá.

Foi projectada com esse cuidado, contudo vamos ver se o comportamento vai ser o esperado, eu sou daqueles de ver para crer, neste caso é mais sentir para crer :)

A exposição solar como referi é mais directa e em maior numero de horas no Inverno, logo nos dias de sol ajuda a aquecer a casa ;) Pelo contrário no verão isso já não acontece porque o sol tem uma trajectória diferente e só incide directamente nas janelas nas primeiras horas da manhã.

Fazendo o ponto de situação estão três opções em cima da mesa: a inicial do recuperador de calor a agua que referi no 1º post e que tem as limitações que me está a fazer pensar duas vezes se vale a pena; a bomba de calor para climatização e AQS, tem muitas vantagens mas a maior desvantagem à partida será o custo de aquisição; e AC apenas para climatização com as vantagens já aqui enumeradas.

Estejam à vontade para dar sugestões e colocar questões.
  13.  # 33

Junto a minha situação:
    Moradia na zona de Lisboa, 300m2 com parede dupla mais 5cm Etics. Tecto isolado com 6cm EPS + Boltherm.
    Aluminios com corte termico e vidro duplo quase sempre normal.
    Mitsubishi Multisplit split 3x1 (18.000BTU altamente subdimensionado) + 1 um split simples. Sotão com mais 3 splits simples usados apenas de acordo com o uso, mas lá a temperatura nunca desce abaixo dos 16/17º.
    Tarifa bi-horaria (só utilizado à noite). Perda de temperatura às 20h (-1º a -1,5º)
    Consumo no pior mês que tive até agora = 100€!!

Com noites frias convem fechar os estores todos!!
  14.  # 34

Colocado por: system32Junto a minha situação:
    Moradia na zona de Lisboa, 300m2 com parede dupla mais 5cm Etics. Tecto isolado com 6cm EPS + Boltherm.
    Aluminios com corte termico e vidro duplo quase sempre normal.
    Mitsubishi Multisplit split 3x1 (18.000BTU altamente subdimensionado) + 1 um split simples. Sotão com mais 3 splits simples usados apenas de acordo com o uso, mas lá a temperatura nunca desce abaixo dos 16/17º.
    Tarifa bi-horaria (só utilizado à noite). Perda de temperatura às 20h (-1º a -1,5º)
    Consumo no pior mês que tive até agora = 100€!!

Com noites frias convem fechar os estores todos!!

system32 esse consumo é só para o AC ou é o total mensal? Só liga o AC à noite?
  15.  # 35

O que lhe posso dizer é isto por experiencia:

- Para usar lenha precisa de gostar mesmo da coisa porque suja muito mais, dá muito mais trabalho, quando "lhe doer as costas" ou for velhote vai-lhe custar ainda mais.
    - No verão quando tiver o ventoar quente durante mais de 3 dias até pode não levar com sol direto nas janelas que acaba por aquecer na mesma e se fizer um jantar em casa com muita gente e beber uns copos vai desejar ter um AC fresquinho.

- Piso radiante é o mais confortável mas PENSO que seja mais consumista.
    - Radiadores de parede ocupam muito espaço, as crianças às vezes racham a cabeça contra eles e voce fica limitado na mobilia porque há sempre um espaço ou local onde tem o radiador e não o pode tapar. E mais pó para limpar por cima dos radiadores.
    - AC tem o inconveniente do ruido (aqui compensa investir num bom produto porque há AC que quase nem se ouvem, excepto a movimentação de ar que até a dormir se tolera bem), e claro, voce tem o AC numa ponta da divisão e no fundo dessa divisão nunca vai ter a mesma temperatura.
    Com piso radiante tem calor igual em todo lado e com radiadores tambem desde que tenha os radiadores bem espalhados.

Atendendo a que não chega instalar para dizer que se tem e só ligar quando vem o papa a casa. Portanto, para ligar todos dias. A minha modesta conclusão de quem está fora disto:

Quem tem muito dinheiro para gastar no gaz ou na luz mensalmente: piso radiante
    Quem tem dinheiro ainda com fartura: radiadores
    Quem só tem algum: AC
    Quem tem pouco: lenha
  16.  # 36

Só AC. Ligo o AC conforme as necessidades, tipicamente só à noite, mas no pico do inverno posso ter de o deixar 24x7. Os 100€ foi nessas situações!

Note-se que o AC nunca passa de, no maximo, metade da potencia(ventoinha) e isso na sala, nos quartos é sempre no minimo e este AC é muito silencioso!

Colocado por: Marcof

system32 esse consumo é só para o AC ou é o total mensal? Só liga o AC à noite?
  17.  # 37

Colocado por: ragdollO que lhe posso dizer é isto por experiencia:

- Piso radiante é o mais confortável mas PENSO que seja mais consumista.

Quem tem muito dinheiro para gastar no gaz ou na luz mensalmente: piso radiante
    Quem tem dinheiro ainda com fartura: radiadores
    Quem só tem algum: AC
    Quem tem pouco: lenha
    Só se estiver a falar do piso radiante eléctrico, porque se está a falar do piso radiante hidráulico ao nível de consumos pode ter de tudo, desde uma caldeira a gasóleo, gás propano, gás natural, bomba de calor, caldeira a lenha, caldeira a pellets, etc...
    Por ex. quem tem piso radiante e tem uma caldeira a lenha, que é o meu caso, gasto muito pouco ou quase nada (porque a lenha para mim tem sido de borla).
    Resumindo é preciso dizer com clareza as coisas porque pode-se induzir muita gente aqui em erro.
    Concordam com este comentário: PatSil
  18.  # 38

Colocado por: ragdoll- Piso radiante é o mais confortável mas PENSO que seja mais consumista.

um piso radiante alimentado por uma bomba de calor gasta quase metade do a mesma bomba de calor ligada com ventilo-convectores,
  19.  # 39

Jacindo,
    Qual a sua opiniao sobre o piso radiante?
    Qual o piso ? Flutuante? Madeira? Tijoleira??
  20.  # 40

Colocado por: j_r_m_cQual a sua opiniao sobre o piso radiante?
    A nível de conforto de Inverno é incomparável, não há zonas frias/quentes, está tudo com uma temperatura similar, a nível de consumos tenho caldeira a lenha de chama invertida, por semana gasto +/- 200 Kg de lenha, depois da casa quente (a 21ºC) tenho tempos entre cargas de 10 a 12 horas, já consegui 24h!! (claro que não foi sempre a aquecer a água teve 14 a 15 horas ligada e o resto em stand-by).
    Colocado por: j_r_m_cQual o piso ? Flutuante? Madeira? Tijoleira??
    A marca do piso é uma mistura, e muito sinceramente a marca dos tubos e componentes não tem grande influência nas prestações, o que tem influência é o modo de instalação, (passo entre tubos, isolamento inferior, controlo individual, etc) Tenho madeira (afizélia 15mm colada) nos quartos e cerâmicos nos wcs, cozinha e salas, e a nível de conforto ao toque a cerãmica sente-se mais embora o toca da madeira seja sempre quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves

0.0286 seg. NEW