Iniciar sessão ou registar-se
    • Marcof
    • 9 dezembro 2013 editado

# 1

Bom dia a todos,

Como muitos neste forum estou a construir moradia e necessito de ajuda na escolha da melhor solução para climatização e AQS.

Antes de mais aqui vão os dados da habitação para poderem ajudar da melhor forma: localização Esposende, com cerca de 170m2 de área a climatizar, com rés-do-chão e 1º andar, construção em bloco termico e isolamento em capoto 6cm, caixilharia com corte térmico e vidro duplo com controlo solar. Mais alguma questão técnica estejam à vontade de perguntar.

A solução inicialmente escolhida seria a de recuperador a água com radiadores, painéis solares para AQS a ser auxiliado pelo recuperador e como reserva um esquentador que funcionaria quando necessário para aquecer as aguas sanitárias quando não estiverem a uma temperatura pretendida.

Bem, esta solução em termos monetários ficaria por aproximadamente 6500€/7000€ já com todos os equipamentos e instalação incluída (recuperador, painéis solares, esquentador...). De referir que não tenho lenha gratuita ;) No entanto neste momento estou em duvida se esta será a melhor solução, não só pelo custo mensal que terei bem como pelo inconveniente de que para aquecer a casa terei que ligar o recuperador e nem sempre está gente em casa para o acender na altura que mais convém! Para além de não ter uma solução de climatização para o verão se necessitar.

Feito o ponto de situação e depois de consulta aqui no forum surgiu a duvida se uma bomba de calor de baixa temperatura não seria uma boa solução. A solução seria uma bomba de calor de baixa temperatura para climatização com ventilconvectores para além de auxiliar os painéis solares para AQS. O que acham desta solução? Esta solução para além da vantagem da autonomia e do consumo também serviria para climatização no verão com a opção de arrefecimento da bomba de calor. Alguém me pode dar uma ideia do custo de aquisição e instalação de uma solução destas tendo em conta uma solução com uma boa relação preço/qualidade existente no mercado?

Qualquer duvida ou dado que necessitem estejam à vontade em questionar,

Desde já obrigado pela ajuda,

Marco Faria
  1.  # 2

Para dimensionar.uma.solucao.desse tipo e preciso saber as areas dos espacos a climatizar.
  2.  # 3

Mas pode ficar entre 9,000 e 14,000e, com equipamentos de gama media alta.
  3.  # 4

Aqui vão as áreas:

Rés-do-chão
    Cozinha: 24 m2
    Sala: 48 m2
    Escritório: 15 m2
    Casa de banho rés do chão: 5m2
    1º andar.
    Hall: 7 m2
    Casa de banho: 8 m2
    Quarto 1: 14m2
    Quarto 2: 15m2
    Suite: 16 m2
    Casa de banho suite: 8 m2
    Vestiário: 10 m2

Obrigado,
    Marco
    Concordam com este comentário: 07
  4.  # 5

Colocado por: jorgealvesMas pode ficar entre 9,000 e 14,000e, com equipamentos de gama media alta.

Bom dia Jorge Alves,

Está a falar em que marcas em concreto? Equipamentos?

Aqui a opção arrefecimento poderá em ultimo caso ser deixada de fora em virtude do preço ser muito elevado.

Obrigado,
    Marco
  5.  # 6

Estou a falar de dakin altherma.
  6.  # 7

Colocado por: jorgealvesEstou a falar de dakin altherma.

Nesse preço já inclui a instalação, os ventilconvectores...? Qual o modelo da daikin altherma que se enquadra melhor em termos de potência?

Obrigado,
    Marco
  7.  # 8

Tudo incluido excpto o iva.
    A bomba de calor entre os 14 e os 16 kw, dependendo da geometria da casa,
    A solucao solar termica com deposito de 200 litros e 2 colectores planos.
  8.  # 9

Colocado por: jorgealvesTudo incluido excpto o iva.
    A bomba de calor entre os 14 e os 16 kw, dependendo da geometria da casa,
    A solucao solar termica com deposito de 200 litros e 2 colectores planos.

O depósito prefiro de 300 litros, 200 deve ser pouco e limita bastante no futuro.

Alguém tem mais opinião sobre qual a melhor solução? Aceitam-se opiniões, sugestões, bitaites...? ;)

Obrigado,
    Maco
    • eu
    • 10 dezembro 2013

# 10

Na minha opinião, a solução mais equilibrada em termos de custo inicial/eficiência/comodidade é o ar condicionado tradicional.

Por uns 4500 euros fica com um sistema cómodo, económico, que faz calor e frio.
    • mog
    • 10 dezembro 2013

# 11

Pessoalmente, não gosto de AC's em casa. Será económico, é rápido a aquecer/arrefecer, mas desagrada-me bastante levar com rajadas de ar quente, e não me dá sensação de conforto. Parece-me um calor "forçado". É um gosto pessoal, claro.
    Mas se calhar há máquinas/soluções mais recentes a nível de AC que nada têm a ver com máquinas mais antigas, não sei... E depois há a questão do orçamento disponível.
    Concordam com este comentário: PatSil
    • eu
    • 10 dezembro 2013

# 12

Colocado por: mogPessoalmente, não gosto de AC's em casa. Será económico, é rápido a aquecer/arrefecer, mas desagrada-me bastante levar com rajadas de ar quente, e não me dá sensação de conforto. Parece-me um calor "forçado". É um gosto pessoal, claro.

Os sistemas atuais inverter, depois de atingirem a temperatura de conforto, quase não fazem barulho ou correntes de ar.

Mas se quiser um sistema de aquecimento muito confortável, uma das melhores opções é o piso radiante hidráulico, aquecido por bomba de calor ou caldeira de biomassa. Mas aí tem que abrir os cordões à bolsa...
    Concordam com este comentário: pc ferreira, jorgealves
  9.  # 13

Colocado por: euNa minha opinião, a solução mais equilibrada em termos de custo inicial/eficiência/comodidade é o ar condicionado tradicional.

Colocado por: mogPessoalmente, não gosto de AC's em casa. Será económico, é rápido a aquecer/arrefecer, mas desagrada-me bastante levar com rajadas de ar quente, e não me dá sensação de conforto. Parece-me um calor "forçado". É um gosto pessoal, claro.
    Mas se calhar há máquinas/soluções mais recentes a nível de AC que nada têm a ver com máquinas mais antigas, não sei... E depois há a questão do orçamento disponível.

Pessoalmente também não gosto muito da solução AC pelas razões que o mog indicou, contudo tem a vantagem da eficiência e ficaria bem servido para aquecer/arrefecer a casa. O orçamento estabelecido inicialmente para climatização e AQS era de 6500,00€-7000,00€, isto porque também era o valor da solução que tinha escolhido inicialmente conforme está no 1º post. Agora tudo depende do rácio custo/beneficio de uma outra solução que me garanta que não tenho as limitações da solução inicial.

Vamos lá, opiniões e sugestões venham elas?

Obrigado,
    Marco
  10.  # 14

Colocado por: euNa minha opinião, a solução mais equilibrada em termos de custo inicial/eficiência/comodidade é o ar condicionado tradicional.

Actualmente, atendendo ao custo das diversas fontes de energia, a solução ideal é mesmo esta.
  11.  # 15

Colocado por: Marcof
    Vamos lá, opiniões e sugestões venham elas?

Obrigado,
    Marco

Olá, passe no meu tópico com bastante feedback sobre climatização 24/7 com recurso a Ar Condicionado Daikin. Poderá elucida-lo sobre aquilo que teme, que são as desagradáveis correntes de ar geradas por ACs de gama baixa, sub-dimensionados, ou em caso de má utilização/configuração.

Eu estou muito satisfeito. O isolamento pobre da casa é que não ajuda mais. :)
  12.  # 16

Colocado por: FilipeOliveira

Olá, passe nomeu tópicocom bastante feedback sobre climatização 24/7 com recurso a Ar Condicionado Daikin. Poderá elucida-lo sobre aquilo que teme, que são as desagradáveis correntes de ar geradas por ACs de gama baixa, sub-dimensionados, ou em caso de má utilização/configuração.

Eu estou muito satisfeito. O isolamento pobre da casa é que não ajuda mais. :)

Obrigado Filipe, vou dar uma vista de olhos pelo seu tópico.

Obrigado,
    Marco
  13.  # 17

Afinal não refiro as questões das correntes de ar no tópico, mas posso dizer-lhe que sim, existem mas caracterizam-se da seguinte forma:
    Se utilizar o AC pontualmente, estilo chega no inverno, tem a casa fria e liga as máquinas, estas irão produzir muito fluxo de ar para rapidamente atingir a temperatura pedida.
    Se fizer como eu e utilizar como aquecimento central com programação semanal, como tem sempre a casa quente, a ventilação é intermitente e praticamente sempre na velocidade mínima, apenas para manter a temperatura já estabilizada.

Agora há mais outro pormenor e isto depende do isolamento que tenha. No meu caso como tenho isolamento médio/baixo, nos dias mesmo frios, com mínimas abaixo de 0ºC e máximas a rondar os 10ºC como esteve a semana passada, não há milagres, as máquinas têm que ventilar com um pouco mais de intensidade e frequência e o compressor terá que funcionar mais tempo em regimes mais elevados, aumentando o consumo.
    Mas mesmo neste cenário, nunca houve um momento em que me sentisse desagradado, porque a temperatura da casa toda é sempre quente e agradável e o ruído não é incomodativo.

Acredito que uma casa recente, com isolamento térmico de topo, tenha um desempenho excelente do AC, desde que corretamente dimensionado e de alta qualidade.
    Além de que, no verão, se houver uma vaga de calor de uma semana como houve este ano, vai agradecer ter Ar Condicionado e não apenas um sistema que faça calor. Verá que terá que gastar dinheiro duas vezes como é muito comum nos testemunhos deste forum.

Disponha para mais esclarecimentos sobre o AC, tenho todo o gosto em ajuda-lo. Foi através de feedback deste forum, particularmente do user "Pedro Fernandes" e do seu tópico do diário do AC multisplit que me convenci a optar por esta solução para climatizar a casa e até hoje estou muito satisfeito.
  14.  # 18

olá,QUANTO se pode gastar por mês em aquecimento(AC)NUMA CASA COM 4 DIVISOES?
    CMPTS -VASCONCELOS
    • eu
    • 12 dezembro 2013

# 19

colocado por: josevasconcelosolá,quanto se pode gastar por mês em aquecimento(ac)numa casa com 4 divisoes?
    Cmpts -vasconcelos

isso é o mesmo que perguntar: quanto é que pode gastar um carro com 5 lugares?

Depende de muitos fatores.
  15.  # 20

Colocado por: josevasconcelosolá,QUANTO se pode gastar por mês em aquecimento(AC)NUMA CASA COM 4 DIVISOES?
    CMPTS -VASCONCELOS

A malta já nem se dá ao trabalho de clicar em links... Querem a papinha toda feita.
    Ainda no meu post anterior coloquei um link para o meu tópico, onde tenho lá os custos e detalhe até dizer chega. É só pesquisar.
    Além disso tem o tópico do Pedro Fernandes "diário de um AC multisplit".
    Use o Google se achar conveniente.

0.0286 seg. NEW