Iniciar sessão ou registar-se
    • LVM
    • 17 dezembro 2013

# 21

Colocado por: LuisPereira
    E como é que se mostra que está errado?

Você é que fez pergunta no Post 14. O que fazer quando está errado...
    Se ler o certificado, consta lá muita informação do imóvel que pode ser verificada, por exemplo.
  1.  # 22

penso que nao perceb

Colocado por: Luis Varela Martins
    Você é que fez pergunta no Post 14. O que fazer quando está errado...
    Se ler o certificado, consta lá muita informação do imóvel que pode ser verificada, por exemplo.

Penso que nao percebeu a minha duvida.
    Vamos supor que compro uma casa ou que quero alugar uma casa ou sou proprietario de uma casa e percebo que o certificado nao correspode á realidade da habitacao, que houve um erro por parte de quem faz o certificado.
    A empresa ou pessoa que emitiu o certificado após ser contactada insiste que nao há problema nenhum.
    A quem se pode interceder para resolver este conflito?
    Mandar fotos? E se for algo nao visivel, como por exemplo o tipo de paredes?
    • LVM
    • 17 dezembro 2013

# 23

A ADENE é a entidade que habilita os peritos que emitem os certificados e é quem os fiscaliza.
    Conheço um caso de uma cliente que não ficou nada satisfeita com a conclusão do certificado, confrontou o perito, este defendeu-se em questões técnicas, a Senhora recorreu à ADENE e esta deu razão ao perito.
    Sei que a ADENE convoca os peritos, por amostragem, claro, e fiscaliza o seu trabalho.
    Por isso, qualquer assunto relacionado com a certificação energética, em geral, ou com um certificado energético em particular, pode ser tratado na ADENE.
  2.  # 24

Contratei o sr. engenheiro para me passar o certificado energetico.
    O sr engenheiro lá foi, olhou e escreveu um papel.
    Depois passados uns dias entregou um papel, diga-se de passagem que é um papel lindo... a cores e tudo.
    Paguei e ficou tudo legal...
    Coloquei a casa para alugar e os inquilinos antes de perguntar quanto custava a renda ou tentarem regatear a primeira coisa era pedirem o tal papel lindo e a cores...
  3.  # 25

Luis, pode esclarecer quais os aspectos que não concorda no seu certificado?
  4.  # 26

Colocado por: fernandoFerreiraLuis, pode esclarecer quais os aspectos que não concorda no seu certificado?

As cores usadas!

Falando mais um pouco a sério, não concordo com a obrigatoriedade!
  5.  # 27

Colocado por: LuisPereiraFalando mais um pouco a sério, não concordo com a obrigatoriedade!

são imposições comunitárias.
    e Portugal estava sujeito a coimas elevadas caso não implementasse a legislação.
    mas se pensar bem faz sentido. quando compra um frigorifico, não lhe interessa a Classe? não se preocupa se gasta muito ou gasta pouco? não ajuda na escolha ter uma etiqueta com letras e cores?
    um frigorifico custa 300 euros (+-). Uma casa custa quanto?
  6.  # 28

Colocado por: fernandoFerreira
    são imposições comunitárias.
    e Portugal estava sujeito a coimas elevadas caso não implementasse a legislação.
    mas se pensar bem faz sentido. quando compra um frigorifico, não lhe interessa a Classe? não se preocupa se gasta muito ou gasta pouco? não ajuda na escolha ter uma etiqueta com letras e cores?
    um frigorifico custa 300 euros (+-). Uma casa custa quanto?

Imposição comunitária não faz que seja correcto ou que eu concorde!
    Se for comprar um frigorifico usado com 50 anos não não me interessa certificado nenhum!
    Ou se for alugar um frigorifico com 50 anos muito menos!

Caso real e concreto:
    Casa com 110 anos para alugar!
    Potenciais inquilinos querem ver a casa e querem saber quanto custa e regatear o preço.
    De algumas dezenas de visitas, nem um pediu certificado, a maioria por nem saber que podem pedir e outros porque nao querem saber.
    Certificado energetico para uma casa com 100 anos? Tenham paciência!
    Que mais valia tráz um certificado para mim como senhorio e para o inquilino?

0.0125 seg. NEW