Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    iniciei a construção da minha casa e decidi colocar cobertura de zinco. Entre os vários orçamentos pedidos, surgem duas medidas de OSB aplicar, uma de 15 e outra de 22. Uns dizem que 15 é suficiente embora 22 seja melhor, outros dizem que deve ser 22.

Qual a vossa opinião?

Obrigado pela resposta.
  2.  # 2

Você é que pediu as placas OSB ou foi sugerido pelas empresas?
    Do que tenho visto a aplicar leva o isolamento, tela pitonada e zinco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andante
  3.  # 3

Boa tarde,

Depende de várias coisas, dentro do OSB e mesmo entre diferentes fabricantes existem diversos tipo de OSB. Estes "tipos de OSB" são adequados a diferentes níveis de humidade (por ex: classe de serviço 1 para ambientes secos e classe de serviço 2 em ambientes húmidos, não em contacto directo com água).

Em termos de resistência (estrutural) também os valores são diferentes para um OSB de classe diferente...informação fundamental e que deve fornecer é o afastamento entre apoios para o OSB.

O que está no projecto?

Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andante
  4.  # 4

Desculpem a falta mas são detalhes demais para um leigo..:)

A cobertura é para ser feita em estrutura metálica e a distância entre perfis é aprox. 1m. A placa é sugerida e é a OSB3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRufino
  5.  # 5

Então pronto, agora é só pedir ao engº que lhe fez o projecto de estabilidade para fazer umas continhas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Eu expus a minha dúvida aqui porque queria outra opinião que não a do engº que fez o projecto, caso contrario não o faria.
    Concordam com este comentário: Andreia G.
  7.  # 7

Ok andante, tem razão, a ideia com que fiquei é que apenas obteve opiniões por parte de fornecedores /ou (sub)empreiteiros.

Assim sendo, se já pediu opinião ao engº que fez o projecto, então sou da opinião que é essa a espessura correcta, a que ele calculou.

Boa obra.
  8.  # 8

A de 22 será. É mais algum dinheiro mas fico mais descansado.
    Obrigado a todos os que participaram no post.

0.0124 seg. NEW