Iniciar sessão ou registar-se
    • luisas
    • 10 fevereiro 2009 editado

# 1

Boa tarde, Depois de passar algum tempo a ler os tópicos deste fórum, decidi colocar aqui a minha duvida...
    Não sei se estarei a colocar uma questão muito disparatada, por isso peço desde já as minhas desculpas...
    Num dos quartos da minha casa vou fazer umas pequenas obras, uma vez que moro numa cave, que embora tenha um terraço e janelas em todas as divisões, a parede deste quarto pertence a um anexo e dá para um muro do terraço vizinho e tenho muita humidade ( as almofadas que ficaram encostadas as paredes, ficaram molhadas e com bastante bolor..e até a parede se nota perfeitamente molhada em varias zonas..). Quem la vai fazer as obras disse-me que iria picar e rebocar (com um aditivo incorporado) de novo toda a parede afectada e iria colocar um isolante , mas que não poderia assegurar que o problema não volte a acontecer daqui por algum tempo. Eu tenho um ar condicionado que por norma ligo à noite quando estamos em casa, e tenho um desumidificador que não tenho utilizado, uma vez que o ar condicionado é suposto ter essa função... (embora eu não faça nada de diferente senão liga-lo normalmente a uma temperatura de 28 graus..)
    Devo ligar o desumidificador na mesma? e depois das obras feitas? será que o desumidificador não vai "puxar" ainda mais a humidade da parede, ou seja, fazer com que a parede esteja sempre a ficar molhada, porque tem algo que vai puxar a humidade do lado de fora para dentro? É que já não sei o que hei-de fazer... ate estava a pensar em desfazer-me do desumidificador, mas já não sei se o deva fazer...Obrigada luisa
    •  
      FD
    • 10 fevereiro 2009 editado

# 2

Colocado por: luisasporque tem algo que vai puxar a humidade do lado de fora para dentro

A humidade não vem de fora para dentro, pelo menos da forma como dá a entender. ;)

A humidade existe sempre numa casa. Pode é estar em apenas um de dois sítios:
    -> no ar ou
    -> a condensar-se em superfícies frias

Por outro lado, a dita humidade, que quase todos tratamos por esse nome, são bolores, microrganismos que vivem e se reproduzem na "água".

O problema é que ao aquecer a atmosfera do quarto está a manter a humidade, o vapor de água, em suspensão no ar. No entanto, quando esse vapor encontra uma superfície fria, condensa-se e passa ao estado líquido - mesmo que tal seja invisível a olho nu.
    Porque é que isto acontece? Porque as paredes onde existe a condensação não estão à mesma temperatura do resto do quarto, ou seja, transferem a temperatura do exterior para o interior (e vice-versa), as chamadas pontes térmicas. Logo, se colocar a mão numa parede normal, ela estará à temperatura ambiente ou próximo disso. Se colocar a mão numa dessas paredes com ponte térmica, que deixa passar o frio da rua, verá que está muito mais fria que as outras.

Se abrir uma janela, esse vapor de água em excesso, que nós expelimos na respiração à noite quando dormimos, vai circular e sair para o exterior. O uso do desumidificador permite eliminar essa necessidade, condensando o vapor noutra superfície que não nas paredes onde existe o problema.

Faça a experiência:
    -> coloque um tacho com água a ferver (são as pessoas a expelir o vapor, seja pela respiração, pelos banhos ou pelos cozinhados)
    -> coloque algo por cima do tacho que esteja à temperatura ambiente e veja se a água se condensa na mesma (as paredes normais, sem humidades/bolores)
    -> tire do congelador qualquer coisa que lá tenha e veja se o vapor se condensa nessa superfície (as paredes com problemas de humidades/bolores)

Exposto isto, deve-se sempre lembrar que é necessário que se mantenha o nível de vapor no ar no mínimo possível, sendo o seu caso, quanto a mim, um problema de circulação de ar:
    -> quando se levanta, de manhã, crie uma circulação de ar no quarto de forma a eliminar o vapor em excesso, admitindo ao mesmo tempo ar fresco e regularizando a temperatura do quarto uniformemente
    -> utilize sempre que saiba que existe vapor em excesso o desumidificador
    -> aplique nas paredes onde aparecem os bolores um aditivo anti fungos que previna o aparecimento dos mesmos

Em tempos pensei em colocar plantas que absorvessem a humidade do ar, reproduzindo os climas tropicais, mas não faço ideia se tal existe ou é viável.

Se calhar alonguei-me demais e não respondi exactamente ao que perguntou, mas de qualquer forma, boa sorte! :)
    Concordam com este comentário: jrosa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrosa, josecerejo
  1.  # 3

Obrigada pelo comentário .
    Respondeu a algumas das questões, e à principal (do desumidificador "puxar" a humidade..) lol...
    Quanto aos vapores em excesso, não me parece que aconteça naquela divisão, uma vez que é no lado oposto da casa de banho e da cozinha e não tem nenhum tipo de ligação, e quando dormimos nesta divisão a janela (de vidros duplos) não apresenta nenhuma condensação em especial... é só aquela parede que esta "atacada" e que parece molhada, deixando bolor em tudo o que se encosta a ela.. acha que depois dos isolamentos, irá ser necessário utilizar o desumidificador na mesma? como posso verificar a humidade (é que já li aqui no fórum que existem varias humidades, e que para cada uma deve existir uma percentagem diferente...) peço desculpa se mais uma vez as minhas questões possam parecer básicas, mas não entendo o porque e tenho receio de que o assunto não fique resolvido com as obras...
  2.  # 4

fd foi a explicação mais detalhada sobre humidade ke eu já li, e da qual tirei muitas ilações sobre humidade e bolores.

o meu obrigado pela excelente lição sobre humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
    •  
      FD
    • 11 fevereiro 2009 editado

# 5

Colocado por: luisasé só aquela parede que esta "atacada" e que parece molhada, deixando bolor em tudo o que se encosta a ela

Pode ser um caso de infiltração de água, líquida.

a parede deste quarto pertence a um anexo e dá para um muro do terraço vizinho

Terraço = infiltrações, pelo menos do que posso depreender do que leio das opiniões do PauloCorreia, que é de certeza mais experiente do que eu nestas coisas.

Ou seja, o problema pode ser bem mais complexo do que julga. O terraço do seu vizinho ou a parede do anexo ou seja lá o que for pode simplesmente estar a encharcar a sua parede com água da chuva... lembre-se que as paredes (tijolo, cimento/massa/reboco) não são impermeáveis: absorvem água. Basta uma pequena racha no terraço do vizinho para fazer isso.

Mais do que isto, à distância, parece-me que ninguém a poderá ajudar. Mais diagnósticos só no local.

Mas se for mesmo uma infiltração, a coisa só se resolve impermeabilizando o local por onde entra a água. Ou seja, tem que descobrir primeiro onde está a falha e depois então impermeabilizar (com tela asfáltica, etc.). Até lá apenas está a remediar.

0.0114 seg. NEW