Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Obrigado pelas vossas respostas até então.

    Quanto às alegadas picardias, esguedelhem-se à vontade, que isto no fundo é como os júris do Factor X: quando mais se picam e criticam, mais se gostam e respeitam :)
  2.  # 22

    Colocado por: princeMas então, não pode também ocorrer no interior do XPS?
    Imaginemos um caso extremo, de teste:
    1 - Cobertura consistia unicamente numa camada de XPS de 10 cm.
    2 - Camada de baixo, quente.
    3 - Camada de cima, à temperatura exterior.
    4 - Casa habitada, geração de muito vapor de água.
    5 - O XPS é permeável ao vapor de água.
    O ponto de passagem do vapor de água, do estado gasoso ao estado líquido há de ocorrer algures dentro do XPS (nem que seja num ponto muito próximo da parte exterior, mas ainda dentro), certo?
    Nota: Já aqui li o nome técnico, que representa esse tal ponto de transição de estados da água, mas agora está-me a falhar o nome.


    Relativamente à nota, o dito nome técnico, penso ser o designado por "ponto de orvalho"

    Definição:
    Ponto de orvalho designa a temperatura à qual o vapor de água presente no ar ambiente passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas por via da condensação, o chamado orvalho1 . Em outras palavras, é a temperatura à qual o vapor d'água que está em suspensão no ar condensaria (viraria "orvalho") sob a mesma pressão.


    Colocado por: alvOra se eu utilizar como primeiro isolamento do interior para o exterior um isolamento, por ex. XPS com baixa permeabilidade, não necessitamos de mais nenhuma BPV


    Levantou-se agora uma questão, que nunca tinha equacionado: O XPS não é todo igual ou, para a mesma espessura, altamente semelhante?
    Alv, no cenário que apresentou (e que agora cito) está a dizer que o XPS está a funcionar também como BPV?
  3.  # 23

    Colocado por: pc ferreirao xps tem aquela película

    Que pelicula é essa e qual a sua função?
  4.  # 24

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    o que apodrece é o poliuretano (Ninguem se atreva a dizer o contrario para eu não ter que meter aqui um filme para ilucidar)

    já agora gostava de ver ...
    em que condições é que apodrece o poliuretano?
  5.  # 25

    Colocado por: rnja4Real
    já agora gostava de ver ...
    em que condições é que apodrece o poliuretano?


    http://en.wikipedia.org/wiki/Polyurethane#Degradation
  6.  # 26

    Colocado por: rnja4Real
    já agora gostava de ver ...
    em que condições é que apodrece o poliuretano?

    edit:
    e quanto tempo demora a apodrecer?
    mas sem wikipédias, gostava que me relatassem casos reais
    Concordam com este comentário: PatSil
  7.  # 27

    Colocado por: princePor exemplo, nos tetos falsos, debaixo da camada de lã mineral, ambos concordamos que deve levar, impreterivelmente, a BPV, certo?


    Bem, o consenso não é fácil de obter. Mas vamos por partes. Peço-vos que digam que sim e porquê, ou não e porquê. Depois, na ausência de consenso, cada um chegará à sua própria conclusão.

    Portanto, indo por partes,
    "nos tetos falsos, debaixo da camada de lã mineral, ambos concordamos que deve levar, impreterivelmente, a BPV, certo?"
    Sim? Porquê? Não? Porquê?
    Alv, já tive oportunidade de ler os seus argumentos a favor do sim.
    Jorge Santos, gostaria de saber a sua opinião neste caso específico.
    Sr. Anonimo16062021, penso ter percebido a sua posição, mas havendo alguma coisa a acrescentar...

    E se for XPS (também nos casos de teto falso)?
    Sim? Porquê? Não? Porquê?
  8.  # 28

    Colocado por: prince"nos tetos falsos, debaixo da camada de lã mineral, ambos concordamos que deve levar, impreterivelmente, a BPV, certo?"


    Claro que deve ter a "barreira pára Pó" mas como os profissionais não a colocam ficam todos caladinhos ...

    Colocado por: princeE se for XPS (também nos casos de teto falso)?


    O XPS ou EPS que volto a dizer é o mesmo produto produzido de maneira diferente (Penso que aqui já não à duvidas)
    O XPS ou EPS não tem a mínima hipótese de libertar partículas por isso não faz sentido colocar barreira pára vapor.

    No entanto li por aqui que se deve usar a barreira pára vapor quando se isola com este produtos, mas não entendo como por um lado dizem que as paredes devem respirar, por outro aconselham colocar a barreira pára-vapor !

    Se há perigo de entrada de agua temos é que impermeabilizar ...

    Aqui sim devia ser colocada uma barreira "pára Pó


    "Lã em tecto

    Ou aqui onde até as partículas são aspiradas de distribuídas pelo quartos atravez do AC ...

    O que há mais por à são criminosos... Mas eu que nada percebo de isolamentos sei ver o que é um nojo !

    Alguém tem fotos de uma aplicação de um tecto falso com lã mineral e focos projectores feita de modo a que nunca passe o pó para baixo através dos projectores ? Gostava de ver pois nunca vi e tenho pena !

    Era tão façil fazer bem feito... mas a maioria das pessoas limitam-se a vender o que se vende e não puxam pela cabeça !

    Imaginem centenas de focos a injectar pó por toda a casa, quartos sala wc etc...
  9.  # 29

    Quanto não vela fazer um isolamento sem pó ... Com EPS fixado na laje !
    Esferovite

    EPS (esferovite ) fixo no tecto, tecto falso não é em pladur mas sim gesso à antiga...

    Isolar tecto

    Assim não vêm os ratos fazer ninhos nem as cobras comer os ratos ! Pois não há "agasalho" para esses bichos .

    Esferovite
  10.  # 30

    Olá.
    Supondo que têm um teto de betão com 15/20cm de espessura no telhado, e tendo por fora apenas telhas, o que aconselham a colocar do lado de dentro, colado ao tecto de betão?

    - XPS, depois barrado com fibra de vidro
    - Barreira pára vapor, XPS e barrado com fibra de vidro ou outra coisa qualquer
    - XPS, Barreira pára vapor e depois um barramento qualquer



    Obrigado
      telhado.png
  11.  # 31

    Colocado por: miguel@homeOlá.
    Supondo que têm um teto de betão com 15/20cm de espessura no telhado, e tendo por fora apenas telhas, o que aconselham a colocar do lado de dentro, colado ao tecto de betão?

    - XPS, depois barrado com fibra de vidro
    - Barreira pára vapor, XPS e barrado com fibra de vidro ou outra coisa qualquer
    - XPS, Barreira pára vapor e depois um barramento qualquer



    Obrigado
      telhado.png


    Porque é que quer colar ao tecto?
  12.  # 32

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Porque é que quer colar ao tecto?


    Porque não tenho outra maneira (acho eu!)
    O chão já está com pavimento flutuante, com barreira vapor e 2mm de cortiça por baixo.
    Contudo, noto o sotão frio para estar a trabalhar todo o dia ..

    Obrigado
  13.  # 33

    Mas quer ficar com o isolamento à vista ou pretende fazer um teto falso com isolamento no tardoz?
  14.  # 34

    Colocado por: Vítor MagalhãesMas quer ficar com o isolamento à vista ou pretende fazer um teto falso com isolamento no tardoz?


    A ideia seria colar o XPS ao teto de betão, depois colocar barreira anti vapor, rede fibra de vidro e barrar com uma argamassa propria para depois pintar no final.
    Se tiverem melhor sugestão, digam por favor que eu agradeço.
  15.  # 35

    O XPS, já faz de barreira ao vapor.
    Está a pensar colocar que espessura?
  16.  # 36

    Colocado por: Pedro BarradasO XPS, já faz de barreira ao vapor.
    Está a pensar colocar que espessura?



    colar (com SECIL TEK Isovit FibraFlex) XPS 4cm, colocando buchas para segurar melhor, depois barrar (com SECIL TEK Isovit FibraFlex) e colocar rede fibra de vidro no meio da argamassa (ou nao vale a pena?)

    https://www.seciltek.com/cms/storage/uploads/2021/12/20/61c0c6888c7e5FT.13002.04_ISOVIT-FIBRAFLEX.pdf
 
0.0230 seg. NEW