Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia

    sou senhorio de uma moradia e tenho associado a essa moradia um contrato de fornecimento de luz em meu nome. Sucede que o inquilino não paga as facturas da luz há mais de 4 meses e agora a edp vem-me exigir o pagamento doas mesmas.

    tenho que pagar eu as facturas ou posso pedir à edp para os inquilinos pagarem as facturas já que foram eles que consumiram a luz?

    desde já agradecido.
    • mog
    • 11 dezembro 2013

     # 2

    Bom dia,
    O cliente é você, logo é você que tem de pagar à EDP. Esta nada tem a ver com o inquilino.

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Manuel
  2.  # 3

    caro (a) mog,

    obrigado pela opinião. claro, o contrato está em meu nome. a questão é que não fui eu que gastei a luz. agora a edp intentou uma acção contra mim pelo não pagamento quando não tenho culpa nenhuma. será que não posso remeter as contas para o inquilino?
    • mog
    • 11 dezembro 2013

     # 4

    Bom, isso já é outra história. Se você acordou com o inquilino que ele deveria pagar as faturas, deverá abordá-lo no sentido de ser ressarcido. Aliás, até poderá "ameaçar" que ou ele lhe paga ou vai mandar cortar a luz.
    Mas entretanto terá de resolver o assunto com a EDP. Eu, pessoalmente, pagava as contas rapidamente, antes de ter mais encargos, e mandava cancelar o contrato de fornecimento de luz nessa habitação. Mas é só a minha opinião, claro. Espere por mais contributos.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: loverscout, Serge
  3.  # 5

    Colocado por: Vítor Manuelcaro (a) mog,

    obrigado pela opinião. claro, o contrato está em meu nome. a questão é que não fui eu que gastei a luz. agora a edp intentou uma acção contra mim pelo não pagamento quando não tenho culpa nenhuma. será que não posso remeter as contas para o inquilino?


    Para a EDP ate podia ser o seu gato o causador do consumo da Luz, no entanto voce é o cliente e foi a si que a EDP forneceu LUz logo é a si que a vai cobrar.

    Se depois reflecte esse custo ou nao no inquilino é la consigo e com ele.....já agora, ja falou com o inquilino acerca deste assunto? qual é a posição?
    Informe-o que tem que pagar essas facturas e alem disso que vai cancelar o contrato com a EDP para ele tratar de fazer o contrato em nome dele junto da EDP....

    e agua? está igual? se sim... prepare-se pois mais dia menos dia acontece o mesmo!
    Concordam com este comentário: Serge
  4.  # 6

    Olá!
    A minha mae já teve o mesmo problema em casas arrendadas.
    Agora, contrato novo, o inquilino liga a agua, luz e gás à conta dele!!
    Porque, mesmo que ele se vá embora sem pagar, a conta é sempre dele. E, num futuro inquilino, o novo faz novo contrato com o fornecedor para a mesma morada.
    Neste caso que tens em maos, tens que falar com o inquilino para ele se chegar a frente para pagar. Até porque meter advogados ao barulho... ainda fica maior a despesa!! Se não, manda-o embora, engole um sapo, e... é com os erros que aprendemos!!
    Abraço e boa sorte.
  5.  # 7

    Colocado por: Vítor Manuel

    tenho que pagar eu as facturas ou posso pedir à edp para os inquilinos pagarem as facturas já que foram eles que consumiram a luz?


    Infelizmente, terá de pagar você os valores em falta, poiso contrato está em seu nome, como já informaram.
    E faça-o o quanto antes, e depois entenda-se com o inquilino.

    No entanto, informo-o já que a Lei impede "terceiros" de comercializar energia, portanto, quando tem um contrato de luz em seu nome, nunca poderá alegar que depois cobra esses encargos ao seu inquilino, pois isso significa que estará a "vender" energia, e isso é proibido por Lei!!
    Veja o Regulamento de Relações Comerciais da ERSE.

    A única forma de ir poder buscar algum retorno de dinheiro, é incluir no contrato de arrendamento do inquilino que o mesmo inclui o fornecimento de água, electricidade e gás (por exemplo).
    Mas se vai andar a dizer que lhe "vende" a energia (que o inquilino consome) ainda se arrisca a levar com coimas...
 
0.0120 seg. NEW