Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia FdC,

    Venho por este meio expor o 1º esboço p/ construção da minha moradia. Solicitei a 2 arquitetos p/ que fizessem um estudo e o colocassem em papel. Recebi um e vou expo-lo em abaixo.

    Aguardo críticas construtivas.
      page_2.jpg
  2.  # 2

    Alçado Poente
      page_1.jpg
  3.  # 3

    Alçado Sul (desculpa o desenho estar ao contrário)
      page.jpg
  4.  # 4

    pois os arquitectos estão cada vez melhores....

    começando por uma entrada que não cumpre com as acessibilidades, a wc tipo encher chouriços, uma sala em que a mesa está ali plantada sem nexo, ....

    se quer que por aqui se seja construtivo, não diga que isso foi feito por arquitecto, é melhor começar assim.
    Concordam com este comentário: adarq
  5.  # 5

    Colocado por: marco1pois os arquitectos estão cada vez melhores....

    começando por uma entrada que não cumpre com as acessibilidades, a wc tipo encher chouriços, uma sala em que a mesa está ali plantada sem nexo, ....

    se quer que por aqui se seja construtivo, não diga que isso foi feito por arquitecto, é melhor começar assim.


    Agradeço o seu comentário.

    Efectivamente foi feito por um arquiteto. Se está mal, terá de ser corrigido.

    Como é a 1ª vez que entro no mundo dos projetos, eu não sei o que está bem ou mal. Mas posso garantir que foi feito por um arquiteto.

    Cumprimentos.
  6.  # 6

    olhe ji...

    tudo bem mas ao menos diga-lhe o seguinte; sr. arquitecto eu não vou fazer possivelmente mais nenhuma casa na minha vida, faça-me uma coisa simples sim mas com alma quer na funcionalidade e orgânica dos espaços, quer na estética que não precisa de ser uma caixa com molduras (palas) que com a altura que tem em relação ás janelas não servem para nada ( sombreamento e proteção á chuva) é só gastar €€ para nada.
    Concordam com este comentário: adarq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas, jinxpvz
  7.  # 7

    Colocado por: jinxpvzMas posso garantir que foi feito por um arquiteto.


    Como conseguiu comprovar tal facto ?
  8.  # 8

    Eu só não percebo é como faz este esboço ( bem ou mal) sem ter a certeza que vai fazer o trabalho..... se fez isto de propósito para si... gastou umas valentes horas a faze-lo...
    Concordam com este comentário: brunomrosa
  9.  # 9

    Colocado por: jinxpvzVenho por este meio expor o 1º esboço

    Se isto é o 1º esboço, o 2º deve ser o projecto de execução!!!
  10.  # 10

    O meu conselho: aproveite o facto de ainda estar mesmo no início e procure outro arquiteto, pois bons arquitetos (ou pelo menos competentes) não faltam, inclusive aqui no fórum (como se calhar consegue perceber pelas intervenções em variadas discussões).
    A mim, que sou leiga, essa casa parece-me tudo menos funcional, e quanto às horas que o senhor terá gasto...bem, espero que não tenham sido muitas, ou seria ainda mais preocupante...
  11.  # 11

    N E X T !
    (traduzindo para português: o seguinte , fáchefavôr !)
    :-)
  12.  # 12

    Não gosto muito da configuração da casa, porque tem um corredor grande, e porque a cozinha está "longe" da sala.. parece poupo prática.

    No entanto não entendo também algumas observações.

    Por exemplo, qual é o problema de uma wc grande? WC's grandes são interessantes, ter espaço aberto pode resultar muito bem. Só porque não se precisa de uma WC grande, não quer dizer que tenha que se fazer só um espaço para sanita e lavatório. Porque não dar um ar de espaço e amplitude a uma WC?

    Bom, cada um tem os seus argumentos, mas por vezes acho que se fazem criticas porque sim.. ou seja, dizer "o projecto está péssimo", às vezes é tão válido como nada, se não se argumenta...

    tal como o jinxpvz diz, a maior parte das pessoas que pedem projecto ao arquitecto, têm por vezes dificuldade em perceber o que está bem ou mal. E dizer que é mau só por dizer não ajuda a entender melhor o que se pode melhorar.

    cumps,
    http://valtores.wordpress.com
  13.  # 13

    Adenda.
    Já vimos pior por aqui.
    No entanto, e pelo que li até agora, acho que este Fórum está a perder capacidade de demolir... digo, de criticar "projectos". ;-)

    Estou de acordo que falta muita coisa a este esboço (cumprir a legislação das acessibilidades, etc.), mas sobretudo "alma"(bem visto, marco1!).
    As casas de banho não são grandes, com diz o valtores. São é *medonhas*!
    A cozinha está indescritível.
    Aquele "hall"/corredor de entrada não se admite, etc.
    Sala para Sul, a janela do escritório nunca apanha Sol, e os Quartos para Poente... Para mim, o ideal seria ter os quartos para Nascente. Mas, claro, isto só se pode ter a certeza se conhecermos a envolvente.
    Acho mal colocar um carro na lavandaria/despensa :-) (isto é, misturar lavandaria/despensa com fuligem de tubo de escape).
    Concordam com este comentário: valtores
  14.  # 14

    Concordo com o marco1... Sei que a activiade.. está...com falta de "actividade", mas executar um "esboço" que se apresenta praticamente como um projecto em fase de licenciamnto... é surreal e não é de todo producente...
  15.  # 15

    valtores

    existe uma diferença entre ser grande e encher chouriços, mais tarde ainda tentarei explicar o que isso quer dizer.
    Concordam com este comentário: valtores
  16.  # 16

    Colocado por: marco1valtores

    existe uma diferença entre ser grande e encher chouriços, mais tarde ainda tentarei explicar o que isso quer dizer.
    Concordam com este comentário:valtores


    eu só gostava de compreender melhor a vossa visão de arquitecto, e conseguir entender melhor o que dizem ser erros graves. Mas para isso preciso tambem de ver fundamentada a vossa opinião, só isso. É excelente termos diferentes pontos de vista e criticas, para podermos melhorar um projecto que é tão importante para quem vai construir.
  17.  # 17

    Na verdade encontro algumas incoerências na proposta.
    Principalmente na articulação entre espaços interdependentes, como é o caso da sala, cozinha, lavandaria, garagem e escritório.
    Os alçados também me parecem derivados de maison de emigrante mas adaptada ao gosto moderno, com a introdução de palas ao nível do topo da platibanda e cobertura plana.
    Se o desenho fosse a cor teríamos o laranja ou rosa em contraste com branco...
    Mas daí a referir que a instalação sanitária é tipo encher chouriços parece-me uma crítica gratuita.
  18.  # 18

    Dr

    a critica ao wc veio um pouco por arrasto, no entanto repare que não sendo o mais criticável, ela "surge" um pouco como alinhamento do desenho apenas, e eventualmente até podia ficar um pouco menos comprida e dar ali alguma arrumação evitando tanto roupeiro no outro lado do corredor permitindo que aquele espaço de lavandaria e mais alguma coisa pudesse ficar um pouco maior.de qualquer das formas não cumpre com as acessibilidades.
    compreendo que possa ter sido um pouco duro mas quando me dizem que um arquitecto produziu isto...fico um pouco nervoso.
    estes casos em que o terreno é curto e se quer um programa simples e uma casa contida, é um desafio e é possível fazer coisas bem agradáveis e melhor articuláveis.
  19.  # 19

    Não me trate por doutor, por favor.
    Há bons profissionais e maus em todas as actividade.
    E há fracos arquitectos formados pela designada escola do Porto e bons arquitectos licenciados em Lisboa.
    Realmente custa a acreditar que aquele projecto de "risca ao meio" tenha sido produzido por um arquitecto, principalmente pela qualidade dos alçados.
    Concordam com este comentário: marco1
  20.  # 20

    onde ficara situada a casa???....
 
0.0208 seg. NEW