Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, precisava de uma ajuda.
    Tenho um apartamento alugado e esta manhã quando acordei tinha uma inundação, provocada pelo autoclismo do wc. O sistema de enchimento de água não disparou e esteve toda a noite a deitar água.
    Tinha o wc, quarto, sala e hall de entrada inundadas... O problema é que o chão do quarto é em tacos, tal como as portas e rodapés e tudo está a ficar inchado com a água!!
    Para ajudar a piorar, o condomínio veio bater à porta, porque o banco (que fica por baixo da minha casa) estava inundado também!!
    De quem é a responsabilidade dos arranjos e prejuízos na minha casa e no banco?!? Meus ou do senhorio?!?
  2.  # 2

A responsabilidade é sua, como é óbvio. A negligência foi sua. Ok, foi um azar, pode acontecer a qualquer um. Mas se tivesse deixado o gás aberto sem se aperceber e a casa tivesse explodido e levado o quarteirão todo pelos ares, acha que era o senhorio que tinha que pagar?
    É o dever de qualquer pessoa, acautelar eventuais acidentes que possam ocorrer na habitação que ocupa, independentemente de ser o próprio proprietário ou um inquilino a ocupar a habitação.
    O senhorio pode eventualmente acionar o seguro para pagar os estragos a terceiros, mas você terá que prestar contas com ele.
  3.  # 3

Tem a certeza que a causa da inundacao foi o autoclismo???
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvesTem a certeza que a causa da inundacao foi o autoclismo???

Penso que sim. Foi do único local onde estava a verter água
    • eu
    • 13 dezembro 2013

# 5

É para isto que servem os seguros.
    Concordam com este comentário: becas
  5.  # 6

Colocado por: anatrindadeA negligência foi sua.

Ter ido para a cama sem verificar os autoclismos da casa?
    Concordam com este comentário: eu, sisu, Serge
  6.  # 7

Colocado por: becas

Ter ido para a cama sem verificar os autoclismos da casa?
    Concordam com este comentário:sisu,Serge

eheheheheheh..... pois ta claro! nao nos podemos deitar sem antes verificar tudo em casa..... torneiras, autoclismo, tomadas electricas, candeeiros, aparelhos gas etc etc etc..... nao vá nenhum avariar durante a noite, assim com uma verificação de certeza absoluta que podemos dormir mais descansados e que nada vai acontecer......(LOL)
  7.  # 8

Não me parece que em condições normais o fluxo contínuo de um autoclismo possa transbordar numa sanita.

Para isso acontecer, haveria certamente algo a obstruir a passagem da água na sanita ou na prumada de esgoto.
  8.  # 9

Colocado por: luisvvNão me parece que em condições normais o fluxo contínuo de um autoclismo possa transbordar numa sanita.

Para isso acontecer, haveria certamente algo a obstruir a passagem da água na sanita ou na prumada de esgoto.

O problema até poderá ser num rompimento antes da ligação Autocolismo > Sanita, e verter para o chão.
    Bom o problema parece-me que aqui que não está em saber para já a origem (esta virá a seguir claro), mas sim como resolver o que está em mãos.
    Parece-me um problema bicudo, tanto para o Likas_C, bem como para o senhorio.
    Pode ser que o senhorio tenha seguro!
  9.  # 10

Desculpe se não me expliquei muito bem. O que estava estragado era o automatismo que esta dentro do autoclismo e que é suposto impedir que o mesmo continue a encher, que não funcionou e esteve a encher a noite toda, daí ter vertido.

Obrigada a todos pelos comentários. O senhorio já cá esteve, verificou então que esse sistema estava partido, já o substituiu.
    Quanto aos danos da casa, para já nada visível, sendo que o senhorio indicou que caso alguma coisa estragasse o seguro cobria (inclusive o meu mobiliário).
    O banco também não registou danos, mas se acontecerem o senhorio tratara disso também.

Felizmente tudo se resolveu pelo melhor.
    Obrigada a todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 13 dezembro 2013

# 11

Colocado por: Likas_Co seguro cobria (inclusive o meu mobiliário).

Benditos seguros. Uma das invenções financeiras mais úteis à humanidade.
  10.  # 12

mas supostamente as valvulas das sanitas quando nao param de encher joga a agua para dentro da sanita! a nao ser que o seu nao seja assim
  11.  # 13

Colocado por: loverscout

eheheheheheh..... pois ta claro! nao nos podemos deitar sem antes verificar tudo em casa..... torneiras, autoclismo, tomadas electricas, candeeiros, aparelhos gas etc etc etc..... nao vá nenhum avariar durante a noite, assim com uma verificação de certeza absoluta que podemos dormir mais descansados e que nada vai acontecer......(LOL)

Com certeza que antes de se deitar apaga as luzes e a televisão. Do mesmo modo que quando acaba de cozinhar, desliga o fogão ou o forno. E que quando sai de casa, verifica se desligou o aquecedor ou o ferro de engomar (que usou para passar uma camisa de emergência logo pela manhã)! Qualquer pessoa normal e no seu perfeito juízo faz isso. Mas acidentes acontecem a todos!

Entenda-se por negligência:
    1. Qualidade de negligente.
    2. Incúria, falta de diligência, desleixo.
    3. Falta de atenções, menosprezo.
    "negligência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/negligência [consultado em 16-12-2013].

Depois compete aos peritos das seguradoras aferir se a negligência teve ou não dolo.

0.0156 seg. NEW