Iniciar sessão ou registar-se
    • Dioc
    • 13 dezembro 2013 editado

# 1

Ontem antes de ir para jantar de natal fomos tomar uma aperitiva ao apartamento de uma colega, sendo este um T0.

A sala/quarto tem cerca de 20m2 e reparei que o aquecimento era feito por aquecimento central ligado a uma caldeira a gás que se encontrava na cozinha.
    Essa sala/quarto tem um único radiador, sendo este o único a ser fornecido pela caldeira.

Perguntei se compensava já que ela o usa, ela disse que nunca fez as contas, que o T0 já vinha assim.
    Eu fiquei na dúvida.

Dados da caldeira tirados da net:
    24Kw para aquecimento e AQS
    Potência útil:
    10-24 Kw
    Consumo:
    2.7 M3

Pergunto eu a quem sabe, compensa uma caldeira a gás para aquecer um único radiador, para uma sala de 20m2 ??
    (Menos de 3kw devem ser suficientes)
    Quando se refere potência útil 10-24Kw, quer dizer q gasta sempre mínimo 10kw ?
    • Dioc
    • 17 dezembro 2013

# 2

Ainda hoje isso foi discutido, a minha opinião é que não deve compensar, mas é só uma ideia.

Alguém tem opinião sobre o assunto ?
  1.  # 3

falta a marca!

Patrícia Silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dioc
    • Dioc
    • 18 dezembro 2013

# 4

Pelo que foi dito agora:

Vulcano Lifestar Zw 24 vent
  2.  # 5

• Dioc
    • 18 dezembro 2013

# 6

A página 26 refere-se a reduzir a Potência de Aquecimento dentro do intervalo entre a potência útil máxima e mínima
    Sendo que no caso deste Caldeira são 10Kw-24Kw

Ora o mínimo de potência da caldeira são 10Kw, um valor mesmo assim muito superior ao valor para aquecer somente um radiador, que no caso devem ser uns 2Kw (20m2)

Ou estarei a ver mal o funcionamento de uma caldeira ?
  3.  # 7

e o que é pior 10 ou 24?
    • Dioc
    • 18 dezembro 2013 editado

# 8

Trabalhar sempre 10kw claro, é inferior a 24kw

Mas a conversa anda toda a volta de ver se compensa ou não.
    Por exemplo valia mais ter outra fonte de aquecimento, por ex um aquecimento eléctrico de 2000w (suficientes para a sala), do que gastar quando a caldeira estivesse ligada a consumir 10kW (a volta de 1 m3/h)?

Quem tem poucos radiadores ligados do aquecimento central, nunca ninguém fez essas contas ?
    Eu de momento uso AC, daí estar a leste nessa situação.

Aliáis, e com esta conversa entre algumas pessoas (com outras tipologias, T1 e T2 ), foi-me dito que apenas usavam na mesma 2 ou 3 radiadores para aquecimento (Sala e talvez o quarto algumas horas do dia), o que vai dar quase ao mesmo da situação aqui descrita.

0.0124 seg. NEW