Ontem antes de ir para jantar de natal fomos tomar uma aperitiva ao apartamento de uma colega, sendo este um T0.
A sala/quarto tem cerca de 20m2 e reparei que o aquecimento era feito por aquecimento central ligado a uma caldeira a gás que se encontrava na cozinha. Essa sala/quarto tem um único radiador, sendo este o único a ser fornecido pela caldeira.
Perguntei se compensava já que ela o usa, ela disse que nunca fez as contas, que o T0 já vinha assim. Eu fiquei na dúvida.
Dados da caldeira tirados da net: 24Kw para aquecimento e AQS Potência útil: 10-24 Kw Consumo: 2.7 M3
Pergunto eu a quem sabe, compensa uma caldeira a gás para aquecer um único radiador, para uma sala de 20m2 ?? (Menos de 3kw devem ser suficientes) Quando se refere potência útil 10-24Kw, quer dizer q gasta sempre mínimo 10kw ?
A página 26 refere-se a reduzir a Potência de Aquecimento dentro do intervalo entre a potência útil máxima e mínima Sendo que no caso deste Caldeira são 10Kw-24Kw
Ora o mínimo de potência da caldeira são 10Kw, um valor mesmo assim muito superior ao valor para aquecer somente um radiador, que no caso devem ser uns 2Kw (20m2)
Ou estarei a ver mal o funcionamento de uma caldeira ?
Mas a conversa anda toda a volta de ver se compensa ou não. Por exemplo valia mais ter outra fonte de aquecimento, por ex um aquecimento eléctrico de 2000w (suficientes para a sala), do que gastar quando a caldeira estivesse ligada a consumir 10kW (a volta de 1 m3/h)?
Quem tem poucos radiadores ligados do aquecimento central, nunca ninguém fez essas contas ? Eu de momento uso AC, daí estar a leste nessa situação.
Aliáis, e com esta conversa entre algumas pessoas (com outras tipologias, T1 e T2 ), foi-me dito que apenas usavam na mesma 2 ou 3 radiadores para aquecimento (Sala e talvez o quarto algumas horas do dia), o que vai dar quase ao mesmo da situação aqui descrita.