Iniciar sessão ou registar-se
    • ALEX78
    • 11 fevereiro 2009 editado

     # 1

    boas

    tenho um recuperador com la de vidro, e o mesmo nao esta encostado ao granito,ou seja ha espaços dos lados, fazendo com que se veja a la de vidro. com isto, por vezes ha cheiros que em vez de subirem, vêm pra dentro da divisao. a minha pergunta é a seguinte: qto é que isto se pode tornar prejudicial tendo em conta que tem la de vidro. e outra coisa...o recuperador de calor nao deveria estar colocado de forma a nao haver espaços, estando assim fechados todas as possiveis fugas de cheiros e outros fumos?

    agradecia que me dessem uns conselhos e partilhassem comigo caso tenham casos identicos ou parecidos ao meu.

    se tiverem fotos agradecia.

    um abraço
  1.  # 2

    Olá

    Do pouco que tenho lido sobre recuperadores (porque tb estou interessada) deve-se evitar o isolamento com lã mineral e a fazê-lo bem selada e com pequena janela na Hotte para poder verificar o estado de quando em vez. De qualquer forma NUNCA deve ficar exposta e o odor que sente a queimado leva-me a crer que a tem exposta ao fogo/calor. A lã mineral quando exposta/ mal calefatada (mal instalada) liberta partículas altamente nocivas para o sistema respiratório com sintomas como tosse e exacerbações de asma se esta já existir. Pode ainda conduzir a fibrose pulmonar. tenha em atenção que quem a utiliza tem de saber como o faz, pois como todos os materiais tem defeitos e virtudes. Por favor veja os seguintes sites e aconselho-o a ler exaustivamente os casos relatados no Site do Sitio das Lareiras:
    http://www.sitiodaslareiras.com/lareiras-maus_exemplos.htm

    http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=965
    http://forum.aglobal.com/viewtopic.php?t=766

    Bom estudo! Cumprs
  2.  # 3

    Alex.
    As fogas tem que existir eu tambem tenho 1 recuperador e tambem tem e servem para quando o recuperador estiver quente dilata e dessa forma nao parte o granito no meu caso tenho 1 aro de 5 cm qwue aperta no recuperador e nao se ve nada para dentro acho que podera ser uma boa solucao para o seu caso.
  3.  # 4

    Bom dia.

    Essa instalação ficou muito mal feita.
    Por norma a utilização de lã de vidro/rocha é benéfica na instalação. permite isolar eficazmente o recuperador e evitar a perda de calor no interior do pano de chaminé. Nunca deverá fica à vista e deverá ser completamente isolada com fita de alumínio. A lã de rocha deverá ter uma película de alumínio na parte que fica de fora e isolada devidamente com fita de alumínio de modo a evitar a exposição.
 
0.0094 seg. NEW