Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Andei aqui a pesquisar no fórum mas não encontrei nada que me esclarecesse as dúvidas. Queria comprar um portátil e apareceu um em promoção (bem mais barato do que eu tinha previsto) só que com o chamado windows RT. Pelo que eu consegui perceber o "design" é o do windows 8 só que teoricamente não dá para instalar programas a partir da internet, só mesmo numa loja online (como APP store na Apple ou Play Store no sistema Android).
    Após alguma pesquisa na internet, cheguei a um artigo da Exame Informática em que suscita a dúvida que o sistema RT irá terminar em 2014, o que me deixou algo preocupada pois sendo ultra ignorante em matéria informática, não sei o quanto isso me irá afetar.

Neste momento, alguem que tenha o RT (ou conhecimento) me pode dizer se vale a pena ou se mais vale gastar um pouco mais e ter o windows "normal"? Quais são os possíveis contras deste sistema?

Desde já o meu muito obrigada a quem me puder/souber responder.
  2.  # 2

Tb andei interessado nesse RT (surface) já que queria um portátil low cost :-)
    O que consegui apurar foi:

- não é um "portátil" mas sim um "tablet"
    - já vem com o office (word/excel, ppt) licenciado, mas não com o outlook
    - só funciona com aplicações próprias para ele (RT) isto porque o processador não é intel compatível
    - há emuladores para correr aplicações não RT mas, não a 100% (umas não funcionam, outras funcionam muito lento, e outras até que funcionam)
    - a microsoft disse há pouco tempo que não pretende continuar a ter 3 sistemas operativos (windows phone, RT e o windows), logo há rumores que o RT esteja nas últimas
    - tudo indica portanto que será para ser descontinuado (até fins de julho havia uma promoção dos RT para as escolas e agora há para o publico em gerla: worten e afins)
    - se for descontinuado, o desenvolvimento de aplicações para o RT deverá abrandar bastante se não mesmo parar... o k vai fazer com que o mesmo se torne obsoleto num curto/médio prazo

A alternativa é o surface PRO, que apesar se ser parecido ao RT, já se pode considerar ser um "portátil" já que tem o windows 8 em arquitectura intel.
    Mas.... é outro camp€onato...

Como tablet.... seria uma compra a considerar....

Posto isto, desisti da compra :-)
  3.  # 3

algumas correções,

- o Windows RT efectivamente não corre aplicações ditsa normais que correm nos outros Windows,
    - existe uma actualização gratuita para o Windows 8.1 RT que já tem o Outlook
    - a MS não vai continuar a ter 3 sistemas, a ideia é uniformizar, mas vai continuar a haver suporte para o cpu do Windows RT e como tal uma variante que funcionará nos tables
    - nada indica que seja descontinuado, antes pelo contrario, acabou de sair o Surface 2 com Windows RT.

o Surface Pro corre tudo e mais alguma coisa tal e qual um portátil.

agora dependerá do que realmente precisa de fazer com a máquina.
    • eu
    • 16 dezembro 2013

# 4

O que provavelmente vai acontecer é a fusão do Windows Phone com o RT, tal como acontece com o android...
  4.  # 5

Obrigada pelas respostas :)

Provavelmente acho que vou optar por um com Windows 8 "normal" para não me habilitar a ter dificuldades no futuro. Encontrei alguns portáteis hibridos com a instalação completa do office (tal como acontecia no sistema RT), por isso acho que vou optar por um deles. Na fnac um deles ja baixou o preço para 399€ (de 599€), por isso talvez opte por esse. Vou ainda esperar que passe a época natalícia que pode ser que ainda baixem mais os preços (a esperamça é a ultima a morrer lol).

Desde já obrigada pela ajuda mais uma vez :)
  5.  # 6

eu tenho 4 tablets, 2 pc's fixos, 1 portátil 'grande', 1 ultrabook, etc

e no final acabo por usar praticamente sempre o portátil, apesar do peso, pitosga como sou prefiro o ecrã grande, por isso tal como disse, no final é sempre uma preferência pessoal :)
  6.  # 7

Não comprem RT!!!

Tenho um surface rt e foi a PIOR comprar da minha vida. Devia ter devolvido logo...a grande maioria dos programa não pode ser instalados, impressoras, etc também não.

Um flop! Serve para escrever, ver internet e pouco mais. :(

O Windows 8 tb não é flor que se cheire...peçam downgrade ou outro sistema operativo (Windows 7). Tive aqui em casa o portátil de uma amiga, ela pediu-nos para resolver problema e o Windows 8 bloqueia uma série de áreas antes acessíveis e torna tudo mais difícil de realizar, sobretudo em utilizações avançadas (um bocado como a Apple faz, mas com a diferença de que na Apple as coisas correm bem).
  7.  # 8

mmgreg,

o Surface RT não corre as aplicações normais que um Windows normal corre.. se realmente comprou por engano, efectivamente devia tê-lo devolvido logo, é o mesmo que comprar um Android pq gosta das aplicações que viu num Iphone de um amigo, elas podem existir ou não...

se quiser troco o seu Rt por um Android que tenho, quer ? :)

em relação ao Windows 8, há um tempo de habituação ao que anteriormente havia no Windows 7, mas é claramente mais rápido e mais fácil de usar, a que serie de áreas e bloqueios se refere?
    • dedao
    • 17 dezembro 2013 editado

# 9

não dá para formatar? e instalar outro SO?
  8.  # 10

Colocado por: dedaonão dá para formatar? e instalar outro SO?
    O hardware do RT não é intel/AMD.... :-)
    Como disse acima... há emuladores para poderem correr algumas aplicações não RT....
  9.  # 11

serve para que entao? :D
    • eu
    • 17 dezembro 2013

# 12

Colocado por: mmgregO Windows 8 tb não é flor que se cheire...

Eu sou um utilizador intensivo de informática, já usei praticamente todos os sistemas operativos que existem, e o único SO que não gostei mesmo nada foi o Vista.

Por aqui, o Windows 8 funciona lindamente.
    Concordam com este comentário: dedao
  10.  # 13

Colocado por: dedaoserve para que entao? :D

para a mesma coisa que serve um tablet android ou um ipad que também não tem cpu intel :)

ou seja, para trabalhar com as aplicações que existem no market para ele próprio

para quem quer um tablet que corra tudo, tem o surface Pro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  11.  # 14

Viva, alguem me sabe dizer a diferença entre uma memoria ram de 256mb de 266mhz e 256mb de 400mhz? Os mhz eervem para que numa memoria ram?
  12.  # 15

Colocado por: jorgeglockOs mhz eervem para que numa memoria ram?
    É a velocidade de acesso á RAM quanto maior melhor.
  13.  # 16

Tenho um pc que estou a "restaurar", e o mesmo possui memoria ram de 256mb ddr- 266mhz, eu pretendo adicionar ou trocar por outra memória, talvez de 1gb ddr-400mhz,. ora é possível manter a minha actuar e adicionar outra de 400mhz, ou nao sao compativeis e terei de optar por 266mhz ou 400mhz?
  14.  # 17

Colocado por: thekillerpto Surface RT não corre as aplicações normais que um Windows normal corre

Logo não há vírus! :P
    Bc
    Concordam com este comentário: thekillerpt
    •  
      Mk Pt
    • 7 abril 2014 editado

# 18

Tem de verificar se a motherboard suporta memória de 400mhz, o que pode não suceder.

Caso a board suporte, duvido que trabalhe com duas rams diferentes, e de certeza que se o o fizer, a memória de 400mhz vai estar a trabalhar aos mesmos 266mhz que a memória mais lentam, estando ambas colocadas ao mesmo tempo.

Mas isto não é tópico de suporte informático, é sobre windows rt. :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 19

Como sei se suporta 400 ou não? A informação que apenas possuo é k a memória ram máxima k suporta é 2gb. Peco desculpa nao encontrei topico sobre informática, e nao quis abrir um novo :)
  16.  # 20

e tb não esquecer que esse office do RT é a versão home e não a profissional logo está limitado na sua utilização...

0.0194 seg. NEW