Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No seguimento desta discussão, entretanto fechada https://forumdacasa.com/discussion/21207/1/a-quem-perceba-de-lareiras/ peço a vossa ajuda novamente.

    A "novidade" é que neste momento quando o vizinho do 4º acende a lareira, a nossa casa fica com fumo em todas as divisões e em particular na sala. SEM que o exaustor ou outro aparelho seja ligado.

    Liguei à Protecção Civil, que me disse para pedir enviar carta ao administrador a pedir vistoria técnica à Câmara e caso não o fizesse num prazo curto, para ser eu própria a pedir.

    Acrescentaram ainda que eu podia pedir para o vizinho não usar a lareira uma vez que o caso é grave e pode colocar em causa a vida.

    Pus aviso no elevador e entrada, a explicar o que se estava a passar, que tinha entrado em contacto com a Protecção civil e a pedir para não acenderem as lareiras, por razões de segurança.

    Ligo para a Câmara, e tentei perceber como funciona. Ora, eu posso pedir a vistoria técnica, mas só vão ver a minha lareira e através da minha disseram que conseguem diagnosticar o problema e perceber quem é o responsável. Perguntei o que faziam em relação às restantes e disseram que consultavam o projecto.

    Eu acrescentei que houve alterações realizadas por vizinhos nesta prumada, que um vizinho colocou recuperador de calor, que é o que acende a lareira com frequência e outro retirou a lareira e fez parede. Não foi considerado importante por quem atendeu a chamada.

    Acho estranho que me digam que só vendo a minha lareira, sem ir ao telhado e sem ver as outras da mesma prumada conseguem chegar a uma conclusão e responsabilizar o "culpado", ainda por cima quando o projecto foi alterado pelo menos por dois condóminos.

    Estarei enganada? Que outra entidade pode perceber o que se passa, para além dos engenheiros da Câmara e que providencie um relatório para resolução da situação?

    Obrigada

    Maria
    • 1976
    • 16 dezembro 2013

     # 2

    coloque uma girândola no cimo da chaminé.
    o seu vizinho não tem a saída de fumo entubada até ao topo, daí o retorno. a girândola, por €50 resolve o problema.
  2.  # 3

    Obrigada pela sua resposta, 1976.

    Essa sugestão já foi dada no tópico anterior, mas o forista jorgealves não recomendou e deu uma explicação que neste momento eu não consigo copiar mas que eu não entendi.

    jorgealves, se porventura vir este tópico, podia explicar melhor o porquê de não recomendar a colocação de girândolas?

    Obrigada
  3.  # 4

    Colocado por: 1976
    1. coloque uma girândola no cimo da chaminé.
      o seu vizinho não tem a saída de fumo entubada até ao topo, daí o retorno. a girândola, por €50 resolve o problema.


    Não concordo com o uso de girândola. Mas admitindo o seu uso, o que fazer nos dias sem vento?

    Acerte-se com o seu vizinho e cheguem, ambos, a uma solução.
  4.  # 5

    Esqueci-me de uma coisa: o que aconteceu na minha casa, já aconteceu a uma vizinha do R/C, que foi ao 4º andar reclamar também e o fumo cessou depois da extinção da lareira.
  5.  # 6

    Convença a sua vizinha do R/C a fazer também a pedir uma vistoria técnica pelas mesmas razões.
    Dois casos talvez os obriguem a fazer uma análise mais adequada.
    • 1976
    • 17 dezembro 2013

     # 7

    uma girândola é um exaustor mecânico.
    num recuperador, salamandra, lareira, aumenta substancialmente o consumo de lenha ao mesmo tempo que reduz na mesma proporção o calor que é gerado pela combustão da lenha.
    para si nada disso é um problema. o problema é o fumo. se colocar a girândola resolve esse problema.
    alternativamente, e se não usa a sua lareira, pode fecha-la, por exemplo, com uma parta de lareira. não inutiliza a lareira e resolve o problema do fumo. o vidro irá ficar sujo com alguma frequência, mas há coisas piores. pesquise no google por portas de lareira e vê logo o que é.
  6.  # 8

    A vistoria técnica vão ser 373 euros...duvido que a vizinha possa pagar.

    Na ausência de vento, a girândola impede que o fumo entre dentro da minha lareira?

    Em relação às portas de lareira, fica mesmo estanque?

    Obrigada
  7.  # 9

    Cara Maria,

    a forma mais fácil de resolver o seu problema, é chamar o seu vizinho , e demais vizinhos afetados, à conversa e, sem acusações parte a parte, chegar a um consenso.

    Vai precisar de:
    - Saber quantas pessoas estão a fazer uso das chaminés.
    - Selar as lareiras que não estejam a ser utilizadas, como parece ser o seu caso.
    - Neste momento, pelo que percebi, têm uma conduta em alvenaria comum a todas as lareiras. As lareiras que estão a ser utilizadas vão precisar de uma conduta própria até ao cimo da chaminé. No caso, será mais fácil com condutas metálicas.
    - Em cada lareira, selar a conduta, com argamassa adequada, junto à laje.

    Se fizerem o trabalho bem feito, só custa uma vez e ficam todos satisfeitos. Com remedeios e intimações não vão a lado nenhum.
    • mmgreg
    • 17 dezembro 2013 editado

     # 10

    Até agora não houve intimações, houve, creio eu, uma negação do problema por parte de quem usa a lareira. Falei com a Protecção Civil por puro medo, pânico. Com a Câmara, para seguir as instruções da Protecção Civil.

    Eu sou a única que verdadeiramente se queixa do problema e que manifesta interesse em resolvê-lo.

    Se houvesse mais pessoas a sentir-se inseguras, talvez fosse mais fácil de resolver. Neste momento a mensagem que eu sinto que me é passada, correndo o risco de estar a entender mal, é: você é quem está afectada, o problema é seu. Resolva-o.

    Eu não quero impedir que o vizinho use a lareira, mas também não quero que alguém morra por causa de ele usar a lareira, ou andar cheia de medo que o senhor a use quando se está a dormir. Só isso.

    E a solução tem de garantir segurança e também que não prejudico o vizinho (ou seja, que ele não passe a ter problemas na lareira por causa da solução que eu aplicar).

    Eu não quero remediar, quero soluções. Ao ponto de ir pagar 373 euros para 3 engenheiros irem lá ver a minha lareira. Só não fiquei convencida com o rigor, digamos assim, da vistoria.

    Daí as minhas dúvidas.
  8.  # 11

    Uma pergunta: se o recuperador do vizinho for ventilado, poderá estar a empurrar o fumo para a minha lareira quando ele usa a ventilação? Obrigada
  9.  # 12

    Colocado por: mmgregEu não quero remediar, quero soluções. Ao ponto de ir pagar 373 euros para 3 engenheiros irem lá ver a minha lareira. Só não fiquei convencida com o rigor, digamos assim, da vistoria.

    ufa, já está a entrar a doer na carteira...
    Tem um relatório tecnico que possa aqui colocar?

    Não pode haver um canal por onde o fumo transite, da casa do seu vizinho para a sua casa. Se existe, as coisas foram mal executadas. A senhora não é o primeiro caso. Há centenas. E infelizmente (!) não há de ser a último caso ...

    Colocado por: 1976
    alternativamente, e se não usa a sua lareira, pode fecha-la, por exemplo, com uma parta de lareira. não inutiliza a lareira e resolve o problema do fumo


    Se não utiliza a sua lareira, e já que ninguém além da senhora se quer debruçar sobre o assunto, eu seguiria a solução do forista 1976 e tapava a sua lareira. Seria até mais radical e taparia, com argamassa, junto à lage.
  10.  # 13

    Colocado por: mmgreg
    Uma pergunta: se o recuperador do vizinho for ventilado, poderá estar a empurrar o fumo para a minha lareira quando ele usa a ventilação? Obrigada


    Não.

    Independentemente do ventilador do seu vizinho, fazer circular ar interior ou ar exterior, o fumo vai sempre seguir o mesmo caminho, que neste momento passa pela sua casa. Se tapar a porta ao fumo, para a sua casa, ele há de ter que se virar para outro lado.
  11.  # 14

    Os engenheiros ainda não foram lá.

    Eu só ainda não a tapei, por receio de prejudicar o sistema de exaustão das lareiras...sempre ouvi dizer que as lareiras e tubos são partes comuns e que não se pode mexer nelas ao nosso "bem querer"

    Não quero "cuspir para o ar" é acertar em mim :d
  12.  # 15

    Colocado por: mmgregEu só ainda não a tapei, por receio de prejudicar o sistema de exaustão das lareiras...sempre ouvi dizer que as lareiras e tubos são partes comuns e que não se pode mexer nelas ao nosso "bem querer"

    Compreendo a sua preocupação e desconheço a lei nesse ponto que refere.

    Agora, à luz do bom senso, e como não estamos a falar de estruturas, diria que a senhora pode fazer o que bem entender em sua casa. E no caso, ñão vejo que lei a possa impedir de "arrolhar" um entrada de fumo para sua casa, que foi mal concebida.

    Colocado por: mmgregprejudicar o sistema de exaustão das lareiras

    Pois bem, provavelmente o sistema de exaustão das lareiras dos seus vizinhos vai ficar a funcionar melhor, pois há menos uma entrada de ar frio, numa conduta que se pretende sempre quente.
  13.  # 16

    eu tive problema similar mas penso que não tão grave, tinha lareira por onde entrava frio e fumo quando os vizinhos ligavam a deles.

    - quando comecei a usar a minha, notei que deixou de entrar tanto fumo da dos vizinhos.

    - fiz uma tabua que usei para tapar a minha lareira, cheguei a comprar poliutureno mas não cheguei a aplicar, de qualquer das formas só com a tabua reduziu bastante o problema
    • 1976
    • 17 dezembro 2013

     # 17

    as condutas são partes comuns.
    a girângola, com muito vento roda muito, com pouco roda pouco, com nenhum não roda. no inverno não haverá muitos dias sem vento...
    a porta da lareira, para o que necessita, é a solução que lhe dá menos chatices e que lhe resolve o problema. veda bem, se for bem aplicada (aparafusada a armadura e vedada entre esta e a lareira com mastique refractário) e dimensionada à boca da lareira.
    se não quer mexer na chaminé, coloque a porta.
  14.  # 18

    ca pra mim a girandola não vai fazer nada a não ser que coloque na conduta do seu vizinho e mesmo assim............, se o seu vizinho acende a lareira e a sua sala fica cheia de fumo então existe alguma ligação da exaustao da lareira do seu vizinho mal calafetada que depois sai e encontra caminho pela corete das tubagens que quase de certeza passa no sitio da sua lareira
  15.  # 19

    Colocado por: mmgregjorgealves, se porventura vir este tópico, podia explicar melhor o porquê de não recomendar a colocação de girândolas?

    girandolas para chaminés são uma péssima solução somente em ultimo caso, basta ter em conta que obrigam a circulação de ar em função do vento e da coluna ascendente e isto SEMPRE mesmo quando não desejado\necessario, a unica "vantagem" é garantirem o não refluxo(corrente invertida de ar), mas se por exemplo existir extracção mecânica sem compensação o efeito é nulo,
  16.  # 20

    Colocado por: Sergio Rodriguesexiste alguma ligação da exaustao da lareira do seu vizinho mal calafetada que depois sai e encontra caminho pela corete das tubagens que quase de certeza passa no sitio da sua lareira

    caro Sergio, neste caso só existe uma única chaminé que é partilhada por todos,

    o famoso sistema Féria de extracção comum,

    uma das soluções mais simples é acender também a sua lareira,

    se não o quiser fazer, basta arranjar qualquer coisa que tape o buraco e acabou-se o problema, e desde que não mexa em mais nada não vai incomodar nem prejudicar ninguém,
    Concordam com este comentário: 1976
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
 
0.0238 seg. NEW