Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde

Sei que já existem alguns tópicos com este titulo mas, não encontrei resposta à minha pergunta.

Estou a iniciar o projecto para construção de uma moradia, e nunca me havia deparado com esta indecisão.

É o seguinte sempre imaginei que faria um casa moderna, com janelas grandes com linhas direitas, mas com telhado. Acontece que agora quando comecei a pensar mais no assunto comecei a ver fotos de casas com telhado á vista e sem telhado (a ver-se). E estou muito indecisa. Pois cada vez gosto mais de casas modernas (cujo telhado fica encoberto)

Por um lado tenho medo que uma casa com telhado apesar de ser mais usual, seja mais intemporal, não passe de moda.Contrariamente acho que uma casa moderna misturada com pedra pode fazer uma trabalho muito bonito, mas tenho receio que fique ultrapassada daqui a uns anos.

Outro problema é quanto à durabilidade, tenho visto que muitas vezes as casas modernas começam a ficar com marcas nas paredes dos sítios onde a agua passa e acabam por ficar feias. Coisa que quando o telhado sai para fora da casa não se nota. Ou será que nas casas modernas isso só acontece porque a tinta não é de qualidade.

Peço desculpa pela extensão do meu comentário mas são duvidas de principiante, de alguém te tem medo de cometer um erro para a vida.

Obrigada
  2.  # 2

As casas com telhado são efemeras, já essas brincadeiras modernas... são como a comida de plástico. Quando as deixar os filhos estes só aproveitarão o terreno. Construa uma casa clássica e deixe-se de modas.
    Concordam com este comentário: Tânia Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tânia Alves
  3.  # 3

Cara Tânia,

As casas de cobertura plana não são novas nem modas, na verdade são seculares. Veja as casas mediterrâneas por exemplo. Veja também casas da década de 40 de diversos arquitectos.

Não estou a ser tendencial e qualquer uma das opções terá soluções de desenho interessantes e não terão problemas quanto bem executadas.

Peça ao seu arquiteto para a orientar nessa escolha.

O comentário do anterior forista não tem qualquer sentido.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: eu, cinderela, Tânia Alves
  4.  # 4

As casas com telhado são efemeras

Olhe que não, toda a gente conhece casas com telhado antigas que cheguem para provar o contrário

Ou será uma questão de português?
    • Gex
    • 17 dezembro 2013

# 5

Colocado por: j cardosoOu será uma questão de português?

Acho que é mais isso...

Quanto à Tânia, experimente a pesquisar por casas com telha plasma. É telha na mesma, mas com um aspecto mais moderno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tânia Alves, Luis F.
  5.  # 6

Colocado por: j cardoso
    Olhe que não, toda a gente conhece casas com telhado antigas que cheguem para provar o contrário

Ou será uma questão de português?

É mesmo uma questão de português. O cangalheiroqueria dizer uma coisa, mas escreveu outra.
    ST
    • eu
    • 17 dezembro 2013

# 7

Colocado por: j cardosoOu será uma questão de português?

Ele provavelmente quereria dizer intemporais...
  6.  # 8

Os castelos não têm telhado e aguentaram... e já sofreram bombardeamentos de coisas piores que chuva e gelo...
  7.  # 9

Cara forense Tânia:

Estou com o mesmo problema, tenho um projecto esboçada, o qual já partilhei por aqui. Em breve irei reunir com a arqtª para acertos no projecto e decisão sobre a cobertura. A Arquiteta, diz haver boas soluções em termos de climatização e infiltrações, mas receio casas sem telhado, por ter conhecimento de alguns casos com problemas de infiltrações.

Gosto das casas de arquitectura moderna, contrariamente ao que alguém por aqui disse, acho-as elegantes e não passarem de moda, exactamente pela sua simplicidade.
    Julgo decidir-me por uma cobertura disfarçada.
  8.  # 10

Muito obrigada: D

É sempre bom ter uma outra opinião.
    Concordam com este comentário: linstry
  9.  # 11

eu então não gosto nada de coberturas disfarçadas, do tipo subir uma platibanda para esconder uma cobertura inclinada com o tal sanduiche, ou é plana ou então á muita forma de se fazer um telhado inclinado actual.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 12

Fazer casas de arquitectura moderna é uma tolice, ainda para mais sem telhado, olhe faça também sem portas e janelas, faz uma entrada por cima. Eu se mandasse, proibia essas aberrações no território nacional, incluindo ilhas. Daqui a 10 anos tornam-se obsoletas e niguem as quer. Contrua uma casa classica, com telhado, e deixe-se cá de cubismos.

"avante camarada"
  11.  # 13

avô cangalheiro, você a esta hora devia estar a lavar a loiça... :) ai as malditas máquinas... sempre a evoluírem.... lol
    Concordam com este comentário: cinderela
  12.  # 14

Colocado por: GT_racingavô cangalheiro, você a esta hora devia estar a lavar a loiça... :) ai as malditas máquinas... sempre a evoluírem.... lol
    Tenho aqui um de 1,70 em madeira de pinho, onde deves caber perfeitamente na horizontal. Também podes ficar em pé, isto é ao gosto do inquilino.
  13.  # 15

Colocado por: marco1eu então não gosto nada de coberturas disfarçadas, do tipo subir uma platibanda para esconder uma cobertura inclinada com o tal sanduiche, ou é plana ou então á muita forma de se fazer um telhado inclinado actual.
    Concordam com este comentário:eu

Sr. arquiteto João Fradinho, pode descrever algumas dessas formas? Como também vou construir...
    Os meus gardecimentos.
    ST
  14.  # 16

sousa

começando por um telhado em telha normal por exemplo bem inserida no contexto da casa, por uma cobertura em camarinha, uma cobertura em painel sanduiche mas assumida e bem integrada, coberturas em betão, também existe ( veja a casa da musica no Porto), enfim, agora essa moda da sanduiche e platibandas a disfarçar não gosto nada ( e tem sido recorrente a sua utilização por esse pais fora).
    Concordam com este comentário: PatSil
  15.  # 17

Obrigado pela resposta.
    Querendo uma casa de arquitetura moderna, uma cobertura com telhado tradicional está fora de questão, a não ser que fosse com telha plasma. Contudo, penso que esta hipótese é sempre mais cara que uma cobertura plana. Certo?
    O painel sanduiche também está fora de cogitação devido ao intenso ruído quando chove. Restam duas hipóteses: a cobertura em camarinha e em betão. Pode dar uma pequena descrição de cada uma delas? Relativamente a preços qual é a mais económica?
    Nas coberturas planas sei que gostas das telas em PVC. Continua a recomendar? E o que me diz das telas líquidas, tipo poliureia? Demasiado caras?
    Desculpe. São perguntas a mais, mas se me puder elucidar fico agradecido.
    ST
  16.  # 18

sousa

não sou um expert a 100% nessas matérias de custos mas seguramente uma cobertura em camarinha será mais cara que uma em telha.

qualquer cobertura é excelente se bem executada, isto é uma verdade absoluta.

existem inúmeros tópicos aqui no fórum em que o assunto até está bem dissecado e por gente bem ligada á parte da execução.

outra coisa é que não despreze uma cobertura de telha á partida com o argumento que quer uma casa moderna ( o termo correcto é actual ) pois o modernismo na arquitectura até nasceu quase no inicio do seculo passado.

por exemplo esta casa é o quê?? e teve um premio
    http://trescasasemsaomiguel.blogspot.pt/2010/01/filmagens-casa-pacheco-de-melo.html
  17.  # 19

Colocado por: cangalheiroTenho aqui um de 1,70 em madeira de pinho, onde deves caber perfeitamente na horizontal. Também podes ficar em pé, isto é ao gosto do inquilino.

Tenho 1m86 e 92kg amigo... nunca fiquei com refugo em nada... tem de ser sempre feito de propósito para mim!

Expanda as suas ideias... a negação é sempre o mais fácil... casas à maneira antiga só porque sim... também há casas com telhados normais com problemas de humidades e infiltrações... e... não são poucas...
    Concordam com este comentário: ferninela
  18.  # 20

Colocado por: GT_racingTenho 1m86 e 92kg amigo...
    Chiça! ò homem voçê vai ficar caro! Não deixe esse encargo aos familiares, torne-se sócio da nossa sociedade, 20eur por mês e quando chegar a hora certa nós cuidamos da sua segunda habitação. Tem a vantagem de poder escolher por antecipação o material de construção.

0.0246 seg. NEW