Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Adquiri e tenho em funcionamento uma Caldeira Ottawa da edilkalmin 24 kw este inverno de 2013, para aquecimento central, area +/- 200m2.
    Surgiram duvidas quanto ao consumo, pois a caldeira tem um contador que vai decrementando os kg de pellets consumidos. Essa informação aparece no visor do comando e no visor do painel da máquina.
    O problema é que "ela informa que consome num dia 18 kg (tenho horário 17h-24h e 06h-08h), e o queimador queima muito mais (pelo menos de 5 a 10kg a mais)", fiacando assim com desfazamento entre a quantidade que está efetivamente no depósito e o que indica o painel de leitura, chegando a ser de tal ordem que no painel indica que tem 90kg, mas o depósito vazio.
    Constatei o fornecedor com esta diferença, responderam que o consumo q aperecia no painel era apenas uma estimativa! Afinal então qual o consumo real da máquina? Porque apresentar ao utilizador uma funcionalidade que não é correta? perguntei eu ainda sem resposta.
    Peço a quem tenha uma experiencia da mesma caldeira ou identica, que partilhe aqui no forum para verificar as duvidas. Cumprimentos!
  2.  # 2

    quando lhe venderam a caldeira informaram que aquele consumo seria o estimado ou o real?

    Mesmo em ambas as situações nunca poderia existir tanto desfasamento, poderia acontecer seria que ela dessa informação em horas, aí poderia a caldeira dizer que tinha pellets para 8 horas e passadas 4 horas estar vazia, isto porque ela fazia média de horas, mas ficou uma porta aberta ou janela e a caldeira teve de estar no maximo sempre.... agora assim não.... devolva a maquina...
    • eu
    • 17 dezembro 2013

     # 3

    Vão existir sempre erros, mas essa magnitude é ridiculamente exagerada...
  3.  # 4

    Logo no final da 1ª semana de funcionamento deparei com o problema, a caldeira informava 35kg, mas parou por falta de pellets. num dia com 9h de funcionamento e dois arranques, o painel indica o consumo de 18kg (se fosse real acho que era bom), as na realidade gasta pelo menos uns 25kg (até agora ainda não consegui saber ao certo o seu consumo medio real por dia). Tambem acho que não é normal por isso estou a pensar em devolver a maquina, se os tecnicos não a vierem afinar.
    • eu
    • 17 dezembro 2013

     # 5

    Isso até deve ser fácil de afinar...
  4.  # 6

    Eu também tenho um fogão a pellets dessa marca Edilkamin, mas é o Pelbox. Não tem contador de consumo...enquanto tiver pellets, é sempre a bombar, mas devo dizer que consome bem a parte dele, muito embora tenha 3 níveis de ventilação, regulação automática de temperatura e outras coisas.
    Quero dizer-lhe que teve de ser afinado...pois possui software e deve ser o técnico da marca a mexer.
    São bastante caros, mas está sempre pronto a bombar.
    Cump
  5.  # 7

    As máquinas medem o consumo pelo número de voltas do sem-fim e estão calibradas para um valor médio (+-650 kg/m3). Por exemplo, se os pellets forem mais compridos são menos densos (vão ocupar mais volume para o mesmo peso) e a máquina indica um consumo maior do que o real. Se forem muito curtos ou de material mais denso, o consumo indicado é menor do que o real.

    É capaz de dar para afinar esse parâmetro por software. Depende do equipamento.
    • SACS
    • 17 dezembro 2013

     # 8

    Colocado por: fiat_unoAs máquinas medem o consumo pelo número de voltas do sem-fim e estão calibradas para um valor médio (+-650 kg/m3). Por exemplo, se os pellets forem mais compridos são menos densos (vão ocupar mais volume para o mesmo peso) e a máquina indica um consumo maior do que o real. Se forem muito curtos ou de material mais denso, o consumo indicado é menor do que o real.

    É capaz de dar para afinar esse parâmetro por software. Depende do equipamento.


    se os pellets forem mais compridos são menos densos


    Não é bem assim, mas tá bem....
  6.  # 9

    Então como é, que eu também quero aprender?
    • SACS
    • 17 dezembro 2013

     # 10

    eu frequento um fábrica várias vezes por semana, e nunca me foi isso foi explicado para justificar a densidade do material...
 
0.0139 seg. NEW