Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito boa noite,

gostaria de ajuda para decidir o que fazer no meu sótão, verifiquei alguns tópicos bastante completos sobre o assunto aqui descritos no forum.

Tenho um problema que é o meu sótão não tem qualquer isolamento é a telha por cima das vigas de betão e mais nada, apesar do sotão não ser lugar habitado, pelo que li o mesmo tem influencia direta no frio ou no calor que se faz sentir na casa propriamente dita.
    Então resolvi fazer algo no sentido de melhorar a situação, a ideia é gastar pouco, visto a casa ser alugada (ainda que por tempo indeterminado). Pedi vários orçamentos com várias "tecnologias" todas elas dispendiosas, até que li num tópico que podia colocar debaixo das vigas esferovite que isolava, pus-me a fazer contas e até consigo fazer um trabalho barato (fazendo eu a mão de obra).
    Primeiro de tudo gostaria de saber se fazendo isto, terei melhorias consideráveis, visto que apesar de pouco será sempre um investimento.
    Em segundo gostaria de saber se posso confiar no esferovite vs roofmate porque em termos de preço, faço um trabalho bastante mais barato com esferovite e com roofmate já fica um pouco mais fora do orçamento.

Os preços que consegui arranjar foi:

Esferovite placa: 2mx1mx2mm (1,86 euros)
    roofmate placa: 1,25mx0,60mx2mm (2,37 euros)

Ou seja uma placa bem mais pequena por um preço bem mais caro, o que se traduz num orçamento bem mais caro.

Gostaria da vossa opinião, uma vez que estaria a pensar avançar neste projecto para a próxima semana.

Desde já obrigado.

Cumps
  2.  # 2

Essas medidas (espessura em mm) não estão bem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: toninho_77
  3.  # 3

Esferovite placa: 2mx1mx20mm (1,86 euros)
    roofmate placa: 1,25mx0,60mx20mm (2,37 euros)

Corrigido :)
  4.  # 4

Alguém?

Cumps.
  5.  # 5

Mantas de lã de vidro (ou rocha) colocadas por cima da laje.
    Mais barato, mais facil, bons resultados.
    Veja aqui
  6.  # 6

Tinham-me dado a indicação que essa não seria uma boa opção, pois poderia dar azo com o tempo a entrada de animais para o sotão (tipo ratos, etc) e porque andar por cima da manta no sotão poderia criar problemas (acesso a pontos eléctricos) por isso descartei a opção.
    Mas face aos preços que apresentei fica em conta? Como ronda o preço desse material?

Cumps.
  7.  # 7

Colocado por: toninho_77poderia dar azo com o tempo a entrada de animais para o sotão (tipo ratos, etc)

E os ratos aparecem no sotão como?!
    Colocado por: toninho_77andar por cima da manta no sotão poderia criar problemas

Problemas pq?

O preço é mais barato (para a mesmacapacidade de isolamento), mas principalmente a colocação é muito, muito mais facil. Se for para um sotão sem qq uso, para mim é a melhor solução na relação custo/beneficio.

Já agora, não colocou mal a espessura das placas? 2mm?!!
  8.  # 8

Falaram-me disso porque devido á textura dos rolos poderia dar azo á criação de ninhos, (quentinho e tal).

Em relação á colocação no chão, o único problema que vejo é que todos os tubos de agua, eléctricos e de antena passam no chão do sótão, logo se meter os rolos por cima deixo de ter acesso caso haja algum problema, tirando isso não vejo mais nenhum impedimento.

Em relação á espessura foi corrigida era 20 mm.

Cumps.
  9.  # 9

Para se criarem ninhos de ratos é preciso que para lá entrem... Se isso acontece de facto não aconselho. Mas como lá chegam?

Em relação aos 20mm, é melhor que nada, mas a fazer um trabalho desses meta uma espessura que valha a pena. O trabalho é o mesmo e os resultados são bem diferentes.
    Com menos de 3€/m2 coloca 6cm de lã... E tão fácil de colocar...
    Faça contas ao que pode gastar e ver com esse dinheiro o melhor que pode isolar. E não se esqueça de fazer contas ao tempo que vai gastar com uma e outra solução e à complexidade da tarefa.
  10.  # 10

Voçe precisa duma boa tinta coma Jafep para fazer o sótao impermeável http://www.jafep.com/?menu=0&lang=pt&pag=inicio
  11.  # 11

Colocado por: sarykellypara fazer o sótao impermeável

Aos ratos?! ;)
    O toninho_77 mencionou alguma vez problemas de infiltrações? É cada uma...
  12.  # 12

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Aos ratos?! ;)
    O toninho_77 mencionou alguma vez problemas de infiltrações? É cada uma...

o sotão impermeável é por causa da urina dos ratos, lol
  13.  # 13

Deixo aqui alguma imagens do dito cujo, lol Para terem uma ideia da loucura que para aqui vai.

Cumps.
  14.  # 14

por 2.50€ consegue 60mm de lã de vidro da marca Knauf, e se for da marca Ursa fica a 1,90€
    acho que a lã no seu caso era a opção mais vantajosa lá que a casa é alugada,
    mas com esse amontoado de fios não sei se terá o mesmo efeito
    a laje tem quantos m2 ??
  15.  # 15

O melhor é a la mineral em cima da laje
  16.  # 16

Estou um bocado reticente em aplicar qualquer coisa que seja no chão do sótão, devido ás imagens mostradas acima.

Isto tem cerca de 120m2, tinha um orçamento que rondava os 500 euros de poliurtano projectado (penso que seja este o nome), mas fiquei na dúvida visto que a cada passo tenho que ir ao sótão para passar cabos ou outra coisa.

Como tal aplicar no chão fico bastante na dúvida, na altura falaram-me do esferovite ou roofmate podia ser uma opção, por isso abri o tópico, o que acham?

Cumps.
    •  
      alv
    • 20 dezembro 2013

# 17

Vivam!
    Não invente, não entre em misticismos bacocos e espalhe a manta de lã de vidro (mais barata) ou rocha (mais cara) de 60 ou 80mm com o papel virado para baixo, sobre o piso mesmo por cima da tubagem e depois venha cá contar-nos. Não perde "nada" com isso e experimenta.
    Ainda esta semana fiz isso em dois casos parecidos em duas casas diferentes.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, fsilva106
  17.  # 18

Colocado por: toninho_77Como tal aplicar no chão fico bastante na dúvida, na altura falaram-me do esferovite ou roofmate podia ser uma opção, por isso abri o tópico, o que acham?

Basicamente não quer ouvir opiniões sobre o que cada um acha. Quer que lhe confirmem a sua... Certo?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, FilipeOliveira
  18.  # 19

Colocado por: toninho_77Estou um bocado reticente em aplicar qualquer coisa que seja no chão do sótão, devido ás imagens mostradas acima.

No último ano, quantas vezes mexeu nos fios?
    Nenhuma? No próximo ano, provavelmente outras tantas.

Mas, se precisar numa situação pontual, continua a poder aceder aos fios... que a manta não fica colada ao chão. Apenas algum trabalho extra, que tento em conta a sua periodicidade, é quase residual
  19.  # 20

vista lá o "casaco" à casa e venha cá contar como correu

0.0192 seg. NEW