Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal...tenho uma casa que pertencia aos meus avós e queria aproveitar para fazer uma pequena vivenda.

O meu pai já foi adiantando serviço e já se encontra no ponto em que poderão ver nas fotos.

Agora quero de ir aos poucos acabando mas gostava de algumas ideias para tentar fazer o menor número de asneiras possíveis.

Pretendo fazer dois quartos com cerca de 14m2 cada, duas casas de banho e por fim sala e cozinha tudo junto com cerca de 30 m2.

Nesta primeira fase o que eu pretendia era conselhos sobre o tipo de isolamento e revestimentos para o interior.

Estava a pensar em utilizar XPS no chão, tecto e paredes, tijolo de 11 e argamassa projetada.

Mas como existe montes de soluções gostava de umas dicas.

Obra1

Obra2

Obra3

Obra4

Obra5

Cumps
    • 1255
    • 18 dezembro 2013

# 2

Parece que a primera asneira já a fez...
    Tem projecto para o que está feito? O que consta nesse capítulo?
    Para manter essas pedra à vista nas fachadas o isolamento fica no interior. Mas para ter eficácia terá de ser feito um estudo ou projecto de comportamento térmico.
    Aí é que está recomendado o isolamento térmico necessário.
  2.  # 3

Então qual a primeira asneira?

Projecto não existe...sei que não é o mais correto mas está mesmo assim. Na altura o meu pai pensou em manter as paredes antigas mas depois acabou por demolir e fazer o que está feito.

Já está assim alguns anos mas agora eu queria acabar isso.

Claro que o isolamento terá de ser pelo interior e até tenho ideia de como o fazer, mas gostaria sempre de outras opiniões.

Aqui pela aldeia tem feito reconstrução de muitas casas sem projecto e até hoje tudo ok...se fossem a ter de fazer projectos para a reconstrução destas pequenas casas, podem ter a certeza que a maioria da aldeia já estava em ruinas.

Cumps
  3.  # 4

Esses pilares e vigas foram dimensionados por engenheiro? vendo pelas fotos as vigas parecem-me ter altura insuficiente para o vão em causa
    A própria laje de vigotas foi dimensionada ou foi a olho?
  4.  # 5

O que está feito, feito está, não vale a pena baterem mais. O que se precisa é de soluções, não de um tribunal.

E se aquilo já lá à alguns anos.......
  5.  # 6

em caso de sismo tenho um pouco de receio se essas paredes em pedra estão bem assim, não sei ...
  6.  # 7

Amigos quanto à questão de segurança e dimensionamento está do lado da segurança.

Tendo eu tirado o curso de Eng. Civil se calhar até parece mal eu estar aqui a pedir opiniões...:(.

No entanto como na altura que estudava comecei a trabalhar em outra área posso dizer que até agora ainda não trabalhei muito na área.

O dimensionamento da lage e vigas na altura que foi feito eu pedi ajuda na Universidade e fiz eu os cálculos com ajuda de um professor....pois nessa altura ainda não tinha cadeira onde aprendi o dimensionamento de lages.

Agora como disse a prática não é assim muita, também ainda sou novato na poda, e precisava de ajuda.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
    • 1255
    • 19 dezembro 2013

# 8

Quando escrevo que já deve ter feito a primeira asneira é ter todo esse trabalho feito sem licença, correndo todos os riscos que isso pode trazer. E são muitos.
    Acredito que até tenha tudo muito bem planeado e projectado, derivado à sua formação, mas deve evitar essa situação. Não é por causa das multas da câmara, isso é o menos penoso. São os problemas de legalização, se legalizável. Um dia podem surgir.
    E mais, o pior de tudo é acontecer algum acidente grave na sua obra. Nem imagina a carga de trabalhos a que está sugeito. Para além do prejuízo fisico que pode haver terá concerteza outros problemas. Certificados, fornecimentos de serviços, etc...
    Olhe que nestes casos não há seguro que lhe valha.
    O que é que poupou até agora por não ter a licença? Se tem a obra minimamente planeada e provavelmente com projecto ou parte dele, avance para um projecto de licenciamento.
    O facto de na aldeia ser assim o sistema não quer dizer que não surjam complicações, não vá por esse caminho.
    Gasta algum dinheiro (uma meia dúzia de milhares de euros) e paciência em burocracias mas anda descansado.
    Isto é só um conselho...
  7.  # 9

Colocado por: 1255(uma meia dúzia de milhares de euros)
    Pelos vistos meia duzia de milhares de euros para sí são trocos.
  8.  # 10

Colocado por: 1255Quando escrevo que já deve ter feito a primeira asneira é ter todo esse trabalho feito sem licença, correndo todos os riscos que isso pode trazer. E são muitos.
    Acredito que até tenha tudo muito bem planeado e projectado, derivado à sua formação, mas deve evitar essa situação. Não é por causa das multas da câmara, isso é o menos penoso. São os problemas de legalização, se legalizável. Um dia podem surgir.
    E mais, o pior de tudo é acontecer algum acidente grave na sua obra. Nem imagina a carga de trabalhos a que está sugeito. Para além do prejuízo fisico que pode haver terá concerteza outros problemas. Certificados, fornecimentos de serviços, etc...
    Olhe que nestes casos não há seguro que lhe valha.
    O que é que poupou até agora por não ter a licença? Se tem a obra minimamente planeada e provavelmente com projecto ou parte dele, avance para um projecto de licenciamento.
    O facto de na aldeia ser assim o sistema não quer dizer que não surjam complicações, não vá por esse caminho.
    Gasta algum dinheiro (uma meia dúzia de milhares de euros) e paciência em burocracias mas anda descansado.
    Isto é só um conselho...

Claro que não podia eu tendo a formação que tenho estar totalmente de acordo consigo.
    No entanto como já disse, foi o meu pai que começou a reconstruir a casa já à alguns anos e estando agora neste ponto, penso não ser necessário tanta burocracia.
    Quanto a questões de adquirir serviços, a casa em questão já não precisa visto na altura dos meus avós já ter o essencial, água luz e telefone.
    Quanto à questão dos acidentes, sei que tem toda a razão no entanto a parte mais perigosa que foi montar a pedra já está concluída. Agora é mesmo só o telhado que é relativamente baixo( sei que tem o seu grau de risco mas) e fazer os interiores.
    Em principio será tudo feito por mim e pelo meu pai.
    E como diz ai o amigo Cangalheiro meia duzia de milhares de euros para mim não são trocos.
    Cumps
  9.  # 11

Deixo ai umas fotos de uma casa construda pelo meu pai,ainda eu criança, sem projeto ( lol ) e o que é certo é que já lá vão perto de 20 anos e nem uma fendilhação se nota nas paredes e tetos.

Sei que sismos ainda não passou assim por nenhum, mas grandes vendavais, muita chuva e muita neve. o que é certo é que nunca uma telha sequer fugiu.

E podem acreditar que a zona é bem puchadinha ao vento.

Reparem na viga que suporta toda a fachada. Era eu criança, o meu pai a fazer a viga de ferro no chão e eu perguntava para que tanto ferro. Mas o que é certo é que até hoje está intacta.

Essa casa fica mesmo de frente da que quero acabar de construir.

Foto1

Foto2

Cumps
  10.  # 12

Força nisso doeira! Tem o meu apoio psicologico já que físico não gosto muito de dar.

"mai nada"
    • 1255
    • 19 dezembro 2013

# 13

Não tenho nada contra obras clandestinas, quem as não faz?
    E conheço bem de perto muitos casos desses, alguns até se saíram bem e o resultado final é bem melhor do que muitas casas com projecto e licença.
    Não defendo nada burocracias desnecessárias.
    Boa sorte nos trabalhos.

Caro cangalheiro,
    na construção de uma casa p.ex. de 150 000€ pode crer que o valor de meia "dúzia de milhares" de euros até são uns trocos.
    Não se esqueça que uma casa é provavelmente o maior investimento da vida de muitas pessoas. E há coisas que depois de (mal) feitas não têm remédio. Pode não ser o caso.
    O conformismo daquele velho ditado: "quando se acaba a casa é que se devia começar" não me soa nada bem, pelo que defendo um bom projecto e um bom planeamento.
    E para mim meia dúzia de milhares de euros não são nada trocos, foi uma expressão. Foi para não dizer "meia dúzia de cascas de alho".
    Sendo o dsoeira Eng. Civil provavelmente com menos de 2000 euros e o trabalho dele legalizava tudo e andava muito mais descansado.

Mas esta discussão não traz nada de novo ao debate, é chover no molhado.
    O homem pediu conselhos para um bom isolamento e revestimento interior, mais nada. Não estou para aqui com sermões de moral.
    Para mim, admintindo que a estrutura está em condições, isso ficava bom com isolamento em lã de rocha e gesso cartonado pelo interior. Traz-lhe muito mais conforto térmico ao habitat.
    Mas aconselho-o a fazer um projecto dessa especialidade porque nessa matéria há muitas especificações a ter em conta. Orientação da casa, áreas de envidraçados, áreas dos compartimentos, etc...
    Concordam com este comentário: marco1, dsoeira
  11.  # 14

dsoeira contrate um arquitecto é a melhor solução para o que apresenta, digo-lhe isto com sinceridade.
    cumps
  12.  # 15

boas
    deveria consultar um projectista de estruturas para verificar essa que tem em maos.
    reforçar nesta altura qualquer pilar ou viga é mais facial do que depois quando a casa pronta começar a abrir fissuras.
    começe por ai.
    depois se calhar um estudo termico tambem era de seguir.
    estamos a falar em projetos relativamente baratos em relação ao todo.
    abraço
  13.  # 16

boas
    e tem ai uns belos degraus em pedra.
    abraço
  14.  # 17

Boas...quanto à estrutura já foi dimensionada não existe problema.

Arquitecto também não vejo qual será a utilidade neste ponto, visto já eu ter definido as divisões e o que pretendo fazer.

Isto será uma habitação só mais para passar os fins de semana e para não deixar cair uma casa que era dos meus avós.

O que eu não queria falhar muito era na questão do isolamento, visto ser uma zona com algum frio....Montalegre não sei se conhecem.

Mas vou ter de me dedicar a fazer um estudo térmico para realmente ver qual a melhor solução.

Cumps
  15.  # 18

Montalegre? He pá, isso é frio que se farta. qunado é aí o certame dos enchidos e fumeiro ?
  16.  # 19

Colocado por: cangalheiroMontalegre? He pá, isso é frio que se farta. qunado é aí o certame dos enchidos e fumeiro ?

Amigo o certame é de 23 a 26 de Janeiro. Se precisarem de produtos do género eu e os meus pais somos produtores de fumeiro.

Daqui a pouco coloco ai umas fotos para adoçar a boca ao pessoal.

Cumps
  17.  # 20

Ai vão as ditas...essas instalações tudo feito pelo meu pai e já com algumas ideias minhas na altura em 2002 e ajudava no que podia.

Agora na produção do fumeiro também ajudo.

Fum1

Fum2

Fum3

Fum4

Fum5

Fum6

Fum7

Fum8

Bom apetite....;-)

0.0221 seg. NEW