Iniciar sessão ou registar-se
    • CIMENTO
    • 11 fevereiro 2009 editado

     # 1

    Vou isolar um sotão e aplicar o isolamento por dentro, neste momento só não sei como fixar o isolamento.

    A ideia é a seguinte :

    Isolamento 40mm sob vigota de betão seguido de ripa de 15mm e lambrim 10mm
    Pretendo arranjar parafusos que atravessem a ripa e o isolamento e enrosquem na vigota. Têm que ter pelo menos 90mm, estou contar com 35mm para entrar na vigota, acho que chega!também não sei se posso furar mais, tenho receio de comprometer a estabilidade estrutural das vigotas.

    Andei a ver aquelas buchas próprias para isolamento (aquelas que expandem com um prego) mas não sei se aguentam com o peso final. Alguém tem ideias ?
      Telhado.jpg
  1.  # 2

    http://www.cimianto.pt/precario/acessorios_fixacao_diversos.pdf

    veja os grampos em L. Existem uns em Aluminio bastante mais fáceis de trabalhar. Furar as vigotas dá muito trabalho desnecessário. Em tempos vi umas peças da DOW, mas não as consigo encontrar em lado nenhum
  2.  # 3

    ups.. :P
  3.  # 4

    Boa noite,

    estou a pensar optimizar o sotão e fazer algumas divisões. Actualmente, apesar de ter um bom pé direito, este não está aproveitado.
    A questão que se levanta, é como vou isolar de forma a ser uma área habitável protegendo das temperaturas e humidades.
    a estrutura do telhado é em vigas de betão conforme a foto do colega cimento.
    Agradecia os vossos conselhos.

    Cumprimentos,

    NUNO SOARES
  4.  # 5

    Passeante

    Ou isola por entre as vigotas, por baixo ou por cima.
  5.  # 6

    Colocado por: PauloCorreiahttp://www.cimianto.pt/precario/acessorios_fixacao_diversos.pdf

    veja os grampos em L. Existem uns em Aluminio bastante mais fáceis de trabalhar. Furar as vigotas dá muito trabalho desnecessário. Em tempos vi umas peças da DOW, mas não as consigo encontrar em lado nenhum


    Os grampos até podem ser boa ideia, mas vão-me criar relevos (por causa da porca) no ripado que vão dificultar a colocação do lambrim.
  6.  # 7

    Colocado por: CIMENTOOs grampos até podem ser boa ideia, mas vão-me criar relevos (por causa da porca) no ripado que vão dificultar a colocação do lambrim.

    Não tinha dito que ia usar um tecto falso (Lambrim?). Nesse caso, aplica o grampo, monta a placa XPS e segura tudo com ripas de madeira 4x5cm. A porca fica embebida na ripa de madeira, ficando desta maneira com uma base para aparafusar o tecto falso em madeira
  7.  # 8

    Não sei não.

    Vou ter que ver bem o que vou usar, se esses grampos ou se parafusos/buchas expanisvas.

    Tenho é que decidir depressa pois amanhã vou buscar o material!

    Já agora, as vigotas são só de betão ou também têm ferro lá dentro ?
  8.  # 9

    Colocado por: CIMENTOJá agora, as vigotas são só de betão ou também têm ferro lá dentro ?

    Têm ferro préesforçado, senão partiam logo. mesmo com buchas espansivas continuam com o mesmo problema, de esconder a cabeça. No link tem lá umas excelentes as MTA
  9.  # 10

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: CIMENTOJá agora, as vigotas são só de betão ou também têm ferro lá dentro ?

    Têm ferro préesforçado, senão partiam logo. mesmo com buchas espansivas continuam com o mesmo problema, de esconder a cabeça. No link tem lá umas excelentes as MTA


    Então e se for com parafusos normais de cabeça achatada e respectivas buchas ? ou daqueles com cabeça em cone que entram na madeira ? Na prática acho que funcionaria (só preciso é de ver se existem com pelo menos 90mm comprimento » 55mm para atravessar o material e 35 para enroscar dentro da viga.) , teria mais trabalho a furar como o Paulo disse, mas talvez o trabalho ficasse mais bem feito ou não ?
  10.  # 11

    Com os grampos em L teria bem menos trabalho e por ventura uma melhor fixação. Tal como o Paulo disse, apenas seria necessário fazer uma cavidade da ripa de madeira para que a porca ficasse ao nível da madeira.

    As vigotas normalmente tem 3 ferros em triângulo, ao furar poderá encontrar um deles, e retirará um pouco de força às vigotas.
  11.  # 12

    Será que se eu furar as vigotas ( não as ripas ) no centro e meter uns paprabolts tira resistência a ponto de correr o risco de cair com o peso? seria para fixar placas onduladas galvanizadas ou placas onduline por dentro.
      IMG_20201017_1856152.jpg
    • pjal
    • 24 outubro 2020 editado

     # 13

    pode utilizar estas patas como tambem a meia coleira com dublo enroscamento varam enroscado perfil de teto , a meia coleira para ganhar altura pode fixar nas vigas de lado .
      suspente  suspente-1 Rector V (2).jpg
      download.jpg
  12.  # 14

    Colocado por: pjalpode utilizar estas patas como tambem a meia coleira com dublo enroscamento varam enroscado perfil de teto , a meia coleira para ganhar altura pode fixar nas vigas de lado .
      suspente  suspente-1 Rector V (2).jpg
      download.jpg


    Sabe se pode encontrar estes acessorios?
    • pjal
    • 7 novembro 2020

     # 15

    Colocado por: santosvieiraSabe se pode encontrar estes acessorios?
    por exemplo no disdis ou liveplace .
  13.  # 16

    Eu preferia prender uns barrotes de madeira com arames às vigotas e depois pregar o que quer que fosse na madeira.
 
0.0217 seg. NEW