Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde ao fórum.
    quero fazer a pré instalação para ar condicionado na minha moradia que se encontra em fase de construção, eis que chegou a altura de tomar decisões e não sei que fazer…
    tem sido neste fórum que tenho aprendido praticamente tudo em relação à construção, e não queria deixar de me informar para tomar a melhor decisão.
    trata-se de uma moradia unifamiliar num só piso térreo, com facilidade de colocação de aparelhos, pois a cobertura é plana e de fácil acesso. a casa terá tecto falso em pladur, e a parte dos alçados envidraçados está voltada para sul/sudoeste. (planta em anexo)
    • qual o ar condicionado que me aconselham para este caso (mono-split (5 aparelhos interiores e 5 exteriores) ou multi-split(1 ou 2 dois aparelhos exteriores e 4 interiores), ou outra solução)?
    • quero fazer desde já a pré-instalação, a que é que tenho que estar atento, pontos de luz, esgotos, ou outros requisitos?
    • a pré instalação é diferente nos dois sistemas?
    muito obrigado por todas as colaborações...
  2.  # 2

    essa é a planta final?
  3.  # 3

    sim é a planta final, apenas algumas modificações esteticas mas sem influencia na estrutura e divisões...
  4.  # 4

    Se eu soubesse o que sei hoje...nada seria como fiz na minha casa...

    Para já, sendo a casa num local ventoso perto do mar, fazia em alvenaria uma protecção para as unidades exteriores ficarem protegidas do vento e da chuva...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: graciosmen
  5.  # 5

    Colocado por: graciosmenqual o ar condicionado que me aconselham para este caso (mono-split (5 aparelhos interiores e 5 exteriores) ou multi-split(1 ou 2 dois aparelhos exteriores e 4 interiores), ou outra solução)?


    Sem dúvida multisplit com 1 máquina exterior apenas.
    Dê uma olhada no meu feedback desse sistema. 5x1 Daikin.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: graciosmen
  6.  # 6

    Colocado por: ParamonteSe eu soubesse o que sei hoje...nada seria como fiz na minha casa...

    Para já, sendo a casa num local ventoso perto do mar, fazia em alvenaria uma protecção para as unidades exteriores ficarem protegidas do vento e da chuva...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:graciosmen

    Muito obrigado pela sugestão paramonte, pois ainda vou a tempo de fazer como diz, e vou fazer...
  7.  # 7

    Colocado por: FilipeOliveira

    Sem dúvida multisplit com 1 máquina exterior apenas.
    Dê uma olhada no meufeedback desse sistema. 5x1 Daikin.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:graciosmen

    gostei muito seu artigo, é muito esclarecedor.
    na minha casa vou apostar muito no isolamento, Etics, caixilharia, chão e tecto, e penso que o ar condicionado seja uma boa opção, ou pelo menos é a minha opção.
    e quanto à pré-instalação, já tinha? teve que colocar alguma coisa?
  8.  # 8

    Colocado por: graciosmen
    e quanto à pré-instalação, já tinha? teve que colocar alguma coisa?


    Não tinha nada, a casa com 20 anos nessa altura ninguém sabia o que era Ar condicionado. :)
    Fizeram tudo com recurso a calha técnica, mas que ficou muito discreta, ficando o resultado final de excelente qualidade.
    • MariaL
    • 20 dezembro 2013 editado

     # 9

    Colocado por: FilipeOliveira

    Não tinha nada, a casa com 20 anos nessa altura ninguém sabia o que era Ar condicionado. :)
    Fizeram tudo com recurso a calha técnica, mas que ficou muito discreta, ficando o resultado final de excelente qualidade.


    Será possivel arranjar fotos? Estamos a pensar fazer o mesmo mas sou tão avessa à calha tecnica... (pode ser por MP)
  9.  # 10

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us

    Free Image Hosting at www.ImageShack.us
    Estas pessoas agradeceram este comentário: graciosmen, MariaL
  10.  # 11

    Vi no seu outro topico que tem um multi-split, mas por aqui parece que as ligações entram logo ao pe da maquina interior. Por onde passou as ligações, por fora?
  11.  # 12

    Estão todas a dirigir-se para o piso superior.

    Se passar no meu tópico tem lá a foto do compressor que está situado no piso superior. Toda a tubagem é desviada pela parede do sótão habitável, com recurso a calha técnica e depois é estendida no chão da laje de sótão que está agora coberta pela manta de Lã Mineral. Chegando aos pontos das Unidades Interiores, está feito um roço na laje para passagem de tubagem e eletricidade, que posteriormente foi tapado com a calha que vê mesmo ao lado das máquinas interiores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: graciosmen, MariaL
 
0.0168 seg. NEW