Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Alguém me sabe indicar videos ou imagens sobre como é a estrutura de um tecto falso semelhante ao que envio na imagem seguinte?
    Sei como é feito num normal, em que se colocam os perfis calhas e basta fixar via parafusos a placa de gesso (vulgo pladur), mas neste caso não estou bem a ver como é feito a zona suspensa (virada para a parte central da sala) na parte superior.

Estou a pensar fazer algo semelhante numa pequena sala, tenho alguma experiência em bricolage, e gosto de realizar estes pequenos projectos pessoais, em pladur já fiz um quarto para os meus pais com revestimento wallmate e parede falsa em gesso cartonado, seguindo os videos da knauf, e ficou muito bom (modéstia à parte) estou agora a pensar fazer também o tecto da sala, e os tectos desta forma com a luz indirecta ficam bem engraçados.

Obrigado.
    Cumprimentos Ricardo Rodrigues.

Tecto
  2.  # 2

Atenção que ao colocar essa iluminação vai-se notar todos os defeitos no tecto, por isso tem que ficar com muito bom acabamento.
    •  
      alv
    • 19 dezembro 2013

# 3

Vivam!
    Há imensas técnicas para a execução de sancas de luz indirecta. Normalmente são executadas por forma a que a parte suspensa é compensada por uma que está fixa a um qualquer lado.
    Pode ser uma coisa deste género em que depois é colada uma sanca em "esferovite" ou se for para ficar recta,terá um perfil de remate que faz qcom que fique perfeitamente linear.
    Não esqueça que tem sempre de fazer as juntas na paret do tecto que vai servir de reflector, uma vez que feita a sanca não tem possibilidade de ir acabar esse tradoz.
    "Fassam" paret
    Concordam com este comentário: Ricardo_R5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo_R5
      Mesaco FdC.JPG
  3.  # 4

Uns depósitos de lixo de categoria!

Patricia silva
    Concordam com este comentário: MariaL, anatrindade
  4.  # 5

Colocado por: Dynamic444Uns depósitos de lixo de categoria!

Patricia silva
    Concordam com este comentário:anatrindade

Dynamic444 concordo. No entanto o efeito final é bastante compensador. Fica muito bem e cria um ambiente bem mais acolhedor.
    Além disso, não é nada que um bom aspirador não resolva. Afinal de contas, todos nós temos em nossas casas, móveis e armários altos que também acumulam poeira certo?
    É uma questão de gostos.
    •  
      alv
    • 19 dezembro 2013

# 6

Vivam!
    Claro que sim. Depósitos de muitas coisas, como **gadelas de mosca, cotom, etc, mas é como tudo: Quem quer e gosta saberá, certamente, que tem de limpar e manter. Quem não tiver condições não deverá ter. É como tudo na vida. As minhas sancas servem para esconder as libras de ouro pelo que a luz refletida é amarela e quando há pó a mais, percebo, porque começo a ficar com a luz esbraquiçada.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira
  5.  # 7

Alv um grande obrigado, a imagem que colocou é aquilo que há muito procuro e não encontrava em lado nenhum.
    Parece-me de fácil execução, espero iniciar os trabalhos em breve, irei "postando" novidades.
  6.  # 8

Boa noite,

Já agora , neste tipo de sanca , onde deverá ser colocada uma fita de led ? Na parte de baixo ficando virada para o tecto ou na lateral ?

7.  # 9

Pois,e uma foto do mesmo exemplo mas com uns anitos em cima?

Patricia silva
  8.  # 10

Colocado por: Dynamic444Pois,e uma foto do mesmo exemplo mas com uns anitos em cima?

Patricia silva

Dynamic444 você não limpa atrás das sanitas, por baixo dos moveis e sofás? existem vários sítios numa casa de dificílimo acesso que também requerem limpeza, alguns bem piores do que um tecto que com um escadote e aspirador se limpa em minutos, agora creio qeu vai da vontade da cada pessoa, eu considero que os ganhos estéticos vs trabalho de limpeza são compensatórios :)
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira, anatrindade
  9.  # 11

Com a iluminação pode-se brincar muito, mas a luz indireta para mim justifica-se com uma fita de leds, e até sem grande intensidade... é boa para um ambiente discreto para ver um filme... muito mal empregue meter lâmpadas fluorescentes.... ou meter carradas de potencia nessas sancas para criar uma boa iluminação, porque sendo luz indireta, muita perde-se ou seja estão a gastar porradas de dinheiro em iluminação que 70% se perde na própria sanca... com 1/5 da potencia gasta iluminam a sala com projetores!

Há que saber jogar com isso e definir bem o que se quer e a zona que se quer... não abram sancas em volta de uma divisão só porque sim... façam rasgos em sítios que fique bem para ter essa luz ligada a ver um filme ou simplesmente a dar ambiente enquanto estão a fazer outra coisa qualquer... ou mesmo a cobrir eventuais lacunas de iluminação dos projetores...
  10.  # 12

GT_racing,

E nesses casos a fita é sempre colocada na parte inferior projectando a luz para o tecto ?
  11.  # 13

Colocado por: GT_racingCom a iluminação pode-se brincar muito, mas a luz indireta para mim justifica-se com uma fita de leds, e até sem grande intensidade... é boa para um ambiente discreto para ver um filme... muito mal empregue meter lâmpadas fluorescentes.... ou meter carradas de potencia nessas sancas para criar uma boa iluminação, porque sendo luz indireta, muita perde-se ou seja estão a gastar porradas de dinheiro em iluminação que 70% se perde na própria sanca... com 1/5 da potencia gasta iluminam a sala com projetores!

Há que saber jogar com isso e definir bem o que se quer e a zona que se quer... não abram sancas em volta de uma divisão só porque sim... façam rasgos em sítios que fique bem para ter essa luz ligada a ver um filme ou simplesmente a dar ambiente enquanto estão a fazer outra coisa qualquer... ou mesmo a cobrir eventuais lacunas de iluminação dos projetores...

O objectivo é mesmo esse, dar luz ambiente, para ver um filme na sala etc, porque a iluminação normal é para ser garantida via candeeiros e projectos, na foto de exemplo que coloquei não tem candeeiros centrais, mas eu pretendo colocar dois, dai escolher este tipo de tecto falso, que apenas cobre os cantos, senão colocava do outro tipo que cobre a sala por inteiro com projectos imbutidos.
  12.  # 14

Colocado por: Dynamic444Pois,e uma foto do mesmo exemplo mas com uns anitos em cima?

Patricia silva
  13.  # 15

Deve haver fotos ou não?

Quem sugere ou faz esses tectos deve ter fotos,ou mesmo quem tenha lá em casa.

Patricia silva
  14.  # 16

Colocado por: P@rAdiS3GT_racing,

E nesses casos a fita é sempre colocada na parte inferior projectando a luz para o tecto ?

Acho que para aproveitar o melhor possível deve experimentar na própria sanca com a fita aplicada num perfil de alumínio que possa dar inclinação... porque provavelmente é virada para cima e um pouco para o lado, para tentar que a luz reflita no teto da sanca mas q não se perca muita luz refletida para dentro da mesma...

Meter a fita totalmente lateral a luz deve espalhar pouco, uma vez que a parte do teto é que reflete para dentro da sala... a parte lateral reflete para dentro da sanca...
    Concordam com este comentário: anatrindade

0.0189 seg. NEW