Iniciar sessão ou registar-se
    • TL
    • 11 fevereiro 2009

     # 1

    Boa noite,

    Necessito de esclarecimento sobre mediação imobiliária, e desde já agradeço todos os esclarecimentos possiveis.
    Passa-se o seguinte:

    Através de 1 imobiliária, e em novembro/08 vi 1 casa que me agradou, mas cujo valor era demasiado elevado para mim. Nessa altura, apresentamos proposta de valor mais baixo, mas o proprietario não aceitou. Entretanto, em 08 janeiro deste ano, a mesma imobiliária marcou 1 reuniao comigo, na qual me informou que afinal o proprietário estava interessado em vender a casa pelo valor que eu tinha apresentado em novembro. Pedi 1 tempo para pensar, mas a imobiliária pediu-me resposta rápida, para evitar que o proprietário voltasse atrás com a palavra. Nesse sentido, no dia 10 de janeiro, e a pedido da imobiliária, entreguei-lhes 1 cheque de 500€ (que não é para movimentar) e toda a documentação necessária para avançar com o pedido de crédito. Nessa altura, disseram que o processo seria rápido, pois o proprietário não vai recorrer a credito para a outra casa.
    O tempo tem passado, e se não for eu a ligar para a imobiliária para saber novidades, mais ninguém me diz nada. Uma vez disseram que o proprietário tinha 1 casa em vista, mas queria-a por um preço mais baixo... entretanto já não servia aquele preço e tinha que ser outro... enfim... chegou mesmo a dizer que ainda não tinha assinado nada comigo e por isso tinha tempo...
    O banco já me cobrou a avaliação e comissão de dossier. Contudo, ainda não me apresentaram o contracto-promessa compra/venda.
    Esta semana, após varios contactos telefónicos com eles, ligaram-me a informar que o proprietário quer assinar o dito contacto, mas o prazo de entrega do imóvel é de 4 meses!!!
    Ora, se esta história já se arrasta há tanto tempo, porque devo eu ser tão benevolente e aceitar tal prazo? Além disso, já perdi vários arrendamentos para o meu apartamento, por esta situação não estar devidamente esclarecida e concluida.
    Assim, enviei-lhes 1 mail a informar que se até 31 de Março a escritura da casa não estiver feita, vou pedir o reembolso dos valores que o banco me cobrou, mais o cheque de 500€ e a documentação, e cancelo tudo.
    Hoje a imobiliária ligou-me a informar que o proprietário só pode entregar a casa até 30 de abril, porque não tem para onde ir mais cedo... e que a mim não me deve fazer grande diferença ter a casa ate 31 de março ou 30 de abril...!!!
    Disse-lhe o que lhe tinha a dizer, e como não adiantei novo prazo, disseram que voltam a ligar amanha.
    Sinceramente já estou saturada desta situação, e até já perdi a "paixão" que tive quando vi a casa em novembro...

    Agradeço a quem me poder dar alguma opinião, ou informação sobre a legislação a aplicar nesta caso, pois não quero perder o dinheiro que o banco me cobrou, repito: sem eu ter sequer assinado contracto-promessa compra/venda.

    Obrigada.
  1.  # 2

    Cara TL,
    O Banco cobrou-lhe pelo serviço que lhe prestou, portanto não estou a ver como recuperar essa parcela.

    Quanto ao prazo de entrega da casa, enquanto você não tiver um contrato assinado, não tem a que se agarrar.

    A propósito: para que é que entregou o cheque que não é para movimentar à empresa de mediação? É que isso não lhe dá garantia nenhuma de que o negócio alguma vez se concretize.
  2.  # 3

    Mas porque é que entregou um valor sem ter qualquer espécie de compromisso escrito?

    Decerteza que foi tipo sinalização para eles reservarem a casa para si, mas aquilo que você não sabe, é se a casa estará á venda noutras imobiliárias, e se estiver o proprietário vende a quem lhe pagar mais, uma vez que não tem compromisso com ninguém (CPCV).

    O que a agência fez foi entregar o seu pedido de crédito no banco e este já procedeu á avaliação, e claro que isso acarreta custos para si, e se não concretizxar o negócio, esse valor já é perdido.

    Acho que a imobiliária meteu a carroça á frente dos bois, avançando com um pedido de avaliação sem haver qualquer espácie de compromisso, lesando assim o possível comprador, e isso não é bonito.
    Por norma os pedidos de avaliação, só avançam depois do CPCV assinado por ambas as partes (reconhecido em notário ou não), e por norma existe uma cláusula que diz que caso o banco não faça o empréstimo, o comprador terá direito á devolução do sinal dado.

    Suponha que esse vendedor desiste de vender a casa, lá você irá ter de escolher outra e se a agência fizer a mesma graça, lá vai mais uma avaliação. Se andar assim durante 3 anos com eles, é um bom negócio para o banco... (será que o indivíduo da imobiliária recebe algum por angariar avaliações que não dão em nada)?

    Veja bem isso antes de dar outro passo porque me parece que o proprietário do imóvel não deve estar muito pelos ajustes, e deve andar a ganhar tempo a ver se aparece alguém que dê mais.

    Cumps
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2009 editado

     # 4

    Quanto é que já gastou no total? Pergunto isto para saber se vale a pena insistir ou desistir.

    O dinheiro do banco já o perdeu, a não ser que compre a casa. E, quanto a mim, não há forma de ser ressarcida.

    Encontra as diversas contra-ordenações da mediação imobiliária aqui: http://www.inci.pt/Portugues/inspeccao/Paginas/ListadasContraOrdenacoesImobiliario.aspx
    Veja se alguma se enquadra dentro do que lhe aconteceu e se pode usar esse trunfo para fazer pressão junto da imobiliária para que lhe devolvam pelo menos parte do que já gastou, a título de compensação.

    Duas contra-ordenações pode usar de certeza:
    -> Empresa de mediação imobiliária não comunicou aos interessados facto que punha em causa o negócio visado (o facto de o vendedor só querer sair em Abril)
    -> Empresa de mediação imobiliária recebeu remuneração/ provisão antes de ser devida, ou seja, antes da concretização do negócio ou antes da celebração do contrato-promessa

    O Contrato de Promessa de Compra e Venda serve, entre outras coisas, para evitar o que lhe aconteceu. Sem ele, nada feito, fica de mãos a abanar... da próxima vez já sabe. ;)

    Por outro lado, o factor psicológico é muito importante nos negócios, especialmente aqueles que envolvem emoções (como o é a compra de uma casa). O melhor muitas vezes é esquecer e avançar para outra, como fazemos por exemplo nas relações afectivas...
    Boa sorte!
    • ccgs
    • 12 fevereiro 2009

     # 5

    Boas...
    Infelizmente aqui temos mais um exemplo da falta de profissionalismo de algumas empresas de mediação imobiliária.
    1º NUNCA deveria ter recebido qualquer tipo de sinal ou pagamento, este é feito ao proprietário na data da assinatura do CPCV.
    2º Deveriam ter esclarecido que se pretende estabelecer um prazo para a conclusão do negócio, tem de o fazer por escrito no dito contrato.
    3º Tinham obrigação de o informar que enquanto não assinar CPCV a casa continua no mercado. E por isto qualquer despesa com créditos ou avaliações que tiver será dinheiro perdido se o vendedor desistir ou decidir vender a casa a outra pessoa.

    Neste momento o que pagou no banco não tem como reaver. Mas, se eu fosse a si, ia á imobiliária pedir o tal cheque, quer compre quer não compre a casa.
    Se não lho quiserem devolver, reclame, está no seu direito.

    Boa sorte
    • nomic
    • 12 fevereiro 2009

     # 6

    Por estas e por outras e que é sempre preferrivel fazer a compra sem imobiliarias pelo meio.

    Ja agora q imobiliária é essa?

    Nunca, mas nunca se deve entregar dinheiro, ou fazer abertura de credito sem o CPCV assinado...
    Assina o contrato, da o sinal ao proprietario, e mais nada... aliás até convem pedir uma copia da actual escritura para poder pedir uma certidão predial n oficial a ver o estado do imovel, não vá este ter alguma hipoteca, ou ser de outro q não aquele que lhe esta a vender o imovel... que os há por aí...!!
    Eu estou (ou estava) pra comprar casa, e hoje o senhor disse-me ai e tal afinal ja n queremos vender a casa...
    Sorte a minha que ainda não fiz nada no banco, mas sorte mesmo... se n agora estaria agarrado a tudo, com processo aberto e tudo a andar e ja tinha pago ao banco..

    Hoje em dia ja não podemos acreditar na palavra da pessoa... eu se tivesse acreditado, ja tínhamos tudo apalavrado e estou a 4 dias a espera d dados pra fazer o CPCV. Hoje percebi a demora...

    Atenção a gentinha (pra n usar outro tipo de palavreado) que por ai anda.. tanto imobiliárias como o próprio proprietário.

    Num CPCV tem que estar la escrito os prazo e no caso de incumprimento as penalizações. se quiser posso facultar-lhe um modelo de CPCV bastante completo.
    • TL
    • 15 fevereiro 2009

     # 7

    Obrigada pelos v/comentários.

    Tenho a dizer-vos que esta semana vou assinar o CPCV, com o prazo que eu apresentei (31/março).
    Foi 1 batalha dura, mas parece que agora tudo se está a encaminhar... nunca pensei que comprar 1 casa podesse ser tão complicado e desagradável... estava a ver que tinha que ir para contencioso...

    A imobiliária está no mercado desde 1995, e é de renome nacional. Não se compreende como metem estas argoladas... e depois dizem que está mau para vender casas???... tá mau é para encontrar gente séria e profissional.

    Quando tiver mais novidades, informo.

    Obrigada/cumprimentos,
    TL
    • nomic
    • 16 fevereiro 2009

     # 8

    ja agora, a quando da assinatura do CPCV, faço-o junto de um notario... caso tenh q ir a tibunal sera + facil a valencia do contrato.
    A imobiliaria irá dizerq tem o mesmo valor, mas n o tem... exija ;)
  3.  # 9

    So uma achega
    O que me parece tambem e mesmo que o valor entregue se destinasse a um contracto de promessa de compra /venda
    é um valor muito baixo para garantir a efectivaçao do negocio
 
0.0167 seg. NEW