Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Construi recentemente uma casa na zona de Viseu, onde nesta altura do ano as temperaturas exteriores facilmente atingem valores negativos.
    A minha casa foi classificada energéticamente como A+. Possui muro de alvenaria com bloco termico/acustico com a espessura de 25cm na fachada norte e 20cm nas restantes. É revestida a capoto com 6cm de espessura. As caixilharias de grandes dimensões voltadas a sul, têm 4+4/16/8 respectivamente com vidro laminado por dentro e temperado por fora da marca Vitrochaves, modelo Neutralux.
    Tenho piso radiante em toda a casa da marca Roth, com termostatos em todas as divisoes. Para aquecimento actuamente tenho simplesmente o recuperador de calor da Solzaima, modelo Acqua, a aquecer agua para um acumulador de inercia de 1000L.
    Tenho pre-instalação para uma bomba de calor, mas agora surgem as questões....

    Para aproveitar as tubagens de cobre que pre-instalaram, a bomba tem de ser uma especifica, da marca Airmat, ou outras semelhante que faça uso dos tubos de cobre montados (de 2 diametros diferentes). Neste caso a bomba iria ficar a trabalhar directamente para o piso, não havendo necessidade pelo que percebi, de ter o acumulador de inercia... Primeiro erro de estudo?

    Outra solução poderá passar por uma bomba de calor de alta temperatura a enviar agua para o acumulador de inercia, e depois a gestao para o piso, era conforme esta actualmente... Assim poderia trabalhar em conjunto com o recuperador de calor nos dias que este se liga?

    Com esta opção, terei certamente de fazer obras para receber um aparelho do tipo monobloco, certo?

    Em alternativa, e sem saber se não será mais economico a curto/medio prazo... ainda poderei ponderar a caldeira de pellets, isto porque tenho lido que os custos das bombas de calor não são assim tão interessantes de manter.

    A casa tem cerca de 250m2 de area de piso radiante. Actualmente em lenha, ligando somente 4/5h dia, gasto cerca de 2m3/mês, tendo em conta que compro lenha a 65€ por mês... já é uma boa renda. Em termos de espaço para eventualmente armazenar pellets, não tenho muito disponivel. Poderia armazenar no maximo 1ton.

    Desculpem o testamento, mas tentei falar em todos os pontos, para terem uma ideia mais global do que se passa.

    Aguardo pela vossa sábia ajuda.

    Desde já, o desejo de um Feliz Natal a todos.
    • eu
    • 20 dezembro 2013

     # 2

    Para ver se percebi a sua questão:

    Neste momento está a usar o recuperador para alimentar o piso, certo?
    E está a gastar 65€ por mês em lenha?
  2.  # 3

    Sim, estou a usar somente o recuperador para alimentar o piso radiante, mas não tenho todos os compartimentos ligados, somente a zona dos quartos (3 espaços).
    O recuperador só o ligo 4/5h por dia, o suficiente para conseguir manter essa zona entre os 18/19º... No resto da casa, não tendo o piso ligado, e só com o ar aquecido pelo recuperador (é quase todo open-space o restante espaço) casa mantem-se no minimo a 16º.
    A lenha que gasto, fica-me em cerca de 130€, já que os 65€ é o preço do m2, e eu gasto aproximadamente 2.

    O que pretendo é ligar o piso na casa toda, e ter uma temperatura na ordem dos 19/20 de maximo. A casa esta muito bem isolada, pelo que se pode comprovar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  3.  # 4

    Colocado por: Ahnitropa bomba tem de ser uma especifica, da marca Airmat, ou outras semelhante que faça uso dos tubos de cobre montados (de 2 diametros diferentes)

    resumidamente uma bomba de calor split ( dois corpos, uma unidade exterior e outra unidade interior),

    Colocado por: AhnitropOutra solução poderá passar por uma bomba de calor de alta temperatura a enviar agua para o acumulador de inercia

    por que é que tem que ser de alta temperatura?????

    uma de baixa temperatura faz exactamente o mesmo e consome muito menos, e não precisa do deposito de inercia para nada, pelo menos esse tão grande.
  4.  # 5

    E quanto está a pensar investir no sistema?


    Patricia silva
  5.  # 6

    Colocado por: Ahnitrop65€ é o preço do m2
    Em Viseu a esse preço??? Que tipo de lenha é?
  6.  # 7

    Colocado por: nandogoncaEm Viseu a esse preço??? Que tipo de lenha é?


    Preço de m3 para lenha de Carvalho/Eucalipto seca
  7.  # 8


    por que é que tem que ser de alta temperatura?????

    uma de baixa temperatura faz exactamente o mesmo e consome muito menos, e não precisa do deposito de inercia para nada, pelo menos esse tão grande.


    De alta temperatura pensei eu para rentabilizar o deposito de 1000l de inercia que já tenho, e para ficar a funcionar com os dois sistemas (bomba de calor e recuperador) quando o ligar.

    Em termos de valores disposto a gastar, o mais equilibrado possível, e que me fique mais económico a curto/medio prazo, tanto em investimento, como em manutenção.
  8.  # 9

    Mas soluções existem muitas e preços também!

    E esquemas hidráulicos nem se fala!!

    Como referiu uma marca poderia já ter um valor de referência e a partir daí ser mais fácil a escolha.



    Patricia Silva
  9.  # 10

    Colocado por: AhnitropDe alta temperatura pensei eu para rentabilizar o deposito de 1000l de inercia que já tenho

    mas você quer aquecer a casa ou o deposito de inercia?

    uma coisa é ter um tampão entre o sistema de alta temperatura do recuperador de calor e outra coisa completamente diferente é ter que produzir alta temperatura com uma bomba de calor e depois reduzir a temperatura para a utilização,

    não acha que é mais económico produzir à temperatura do piso?
    Concordam com este comentário: eu, Ahnitrop
  10.  # 11

    Esse depósito será que tem um isolamento capaz??

    É que se não tiver....



    Patricia silva
  11.  # 12

    Colocado por: jorgealves
    mas você quer aquecer a casa ou o deposito de inercia?

    uma coisa é ter um tampão entre o sistema de alta temperatura do recuperador de calor e outra coisa completamente diferente é ter que produzir alta temperatura com uma bomba de calor e depois reduzir a temperatura para a utilização,

    não acha que é mais económico produzir à temperatura do piso?
    Concordam com este comentário:Ahnitrop


    Eu pretendo aquecer a casa, sem duvida :)
    No entanto, pensei que em termos de rendimento fossem mais eficazes os de alta temperatura. Gastam mais, OK, mas trabalhando menos tempo, num mesmo período, fossem acabar por compensar em termos de gastos finais... Pelos vistos não será bem assim...

    Tendo em conta que a temperatura exterior na minha zona, por esta altura do ano ronda os -5º nocturno... será melhor a Bomba de Calor ou a Caldeira de Pellets?

    O acumulador que tenho é o modelo de 1000L que se encontra na seguinte lista: Immosolar
  12.  # 13

    Colocado por: Ahnitropmas trabalhando menos tempo, num mesmo período, fossem acabar por compensar em termos de gastos finais

    não esquecer que a potencia nominal fornecida é a mesma seja com um sistema de alta ou de baixa temperatura,
    16Kw em HT continuam a ser os mesmos 16KW em LT

    o que obriga a escolher entre uma ou outra tem somente a ver com os emissores utilizados,

    se usa piso radiante em que a temperatura MÁXIMA é de 45º, faz todo o sentido usar uma unidade que produza esta temperatura com a mais alta eficiência e que seja também económica na aquisição, ora isso é exactamente uma bomba de calor de baixa temperatura,

    o facto de ser zona de muito baixa temperatura externa não tem qualquer problema SE nos cálculos essa diferença estiver considerada, e para isso existem gráficos do potencia.
  13.  # 14

    Colocado por: Ahnitropserá melhor a Bomba de Calor ou a Caldeira de Pellets?

    isso é uma opção que depende da sua vontade de ter algum trabalho, por um lado os pellets são muito baratos mas obrigam a algum trabalho de limpezas enquanto que a bomba de calor é somente "dar ao botão" e pagar a conta da energia electrica,
  14.  # 15

    Colocado por: AhnitropCarvalho/Eucalipto

    Acho muito...
  15.  # 16

    Colocado por: jorgealves
    isso é uma opção que depende da sua vontade de ter algum trabalho, por um lado os pellets são muito baratos mas obrigam a algum trabalho de limpezas enquanto que a bomba de calor é somente "dar ao botão" e pagar a conta da energia electrica,


    Não tenho problema com o trabalho. Certamente é muito mais trabalhoso carregar lenha, descarregar e arrumar, carregar novamente todos os dias para o recuperador... abastecer... limpar cinzas...
    Ok, bomba de calor era so ligar o botao e pagar a conta, mas excluindo o trabalho com os pelletes, custos mensais.... Inferiores no pellets, ou equiparados à bomba de calor. O facto de ter temperatura exterior MUITO baixa, deixa-me mesmo de pé atrás com a BC, não só pelo COP reduzir drasticamente, como pelo receio de chegar mesmo a bloquear...

    O preço que pago pela lenha, é de 60€/m3 d não 65€, ao qual acresce o IVA 23%. A lenha é de estufa, encontrando-se seca e pronta a usar.
  16.  # 17

    Na minha zona fica a 40€/m3
  17.  # 18

    mas que raio de mania de dizer que em portugal temos temperaturas muito baixas e que estas comprometem o rendimento das bombas de calor,

    por acaso em frança ou na alemanha as temperaturas sao mais altas?

    la usam-se muito as bombas de calor, sao mesmos parvos!
  18.  # 19

    Colocado por: jorgealvespor acaso em frança ou na alemanha as temperaturas sao mais altas?
    confirmo aquilo é um frio do %#%#"................!!!
  19.  # 20

    De que zona de Viseu é? Sou de viseu e não me lembro de ver temperaturas de -5º muitas vezes (muito raramente).
    Também não percebo como é que faz um investimento brutal no sistema de aquecimento para ter a casa com 18º de máxima.
 
0.0234 seg. NEW