Iniciar sessão ou registar-se
    • 1255
    • 28 dezembro 2013

     # 41

    Caro Pascoal,
    tem aí uma bela casa para restaurar.
    Mantenha ao máximo a traça com o mesmo desenho e materiais. E porque não manter também essa parede exterior em tabique? Por aí ainda deve haver quem a consiga fazer de novo. Ou então arranje uma alternativa revestida com outro material, talvez madeira.
    Mantenha as madeiras e telha de meia cana, não desvirtualize a casa. Vai ver que se vai sentir recompensado ao olhar para o resultado final.
    Na minha opinião não tirava a parede em tabique nem prolongava a varanda.
    Em relação ás plantas que aparecem no pdf, tente explorar a hipótese de colocar a casa de banho completa (mesmo com a bacia de duche) no andar dos quartos. Para isso faça a casa de banho ao cimo das escadas e prolongue o quarto para a varanda - precisamente na zona onde aparece a parede em tabique.
    No rés-do-chão faça uma casa de banho de serviço apenas com uma sanita e um lavatório, pode ser naquele canto em bico do lado direito. Deve chegar.
    Fica com o espaço mais arrumado para distribuir as zonas de sala e cozinha.
    Por fora tem tudo feito. Tire o corrimão em ferro ou coloque outro em madeira.
    O pé direito do rés-do-chão deve ter cerca de 2.00m. É pouco, ou terá de subir ligeiramente a casa ou baixar o pavimento.
    Boa sorte na reconstrução.
    Concordam com este comentário: Pascoal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pascoal
  1.  # 42

    Olá 1255.
    A ideia de retirar o tabique tem a ver com 2 aspetos: (i) não existe ligação interior entre essa parte e o resto da casa (foi um acrescento que lhe fizeram) e (ii) queria reduzir os custos com a reconstrução e sempre é menos um pouco.
    Irei manter os materiais (madeira e telha de canudo), mas terão que ser substituídos. Toda a madeira da varanda será substituída, mas mantido o desenho da mesma. Quanto às juntas da pedra, serão para encher com uma argamassa pobre que não desvirtue mas que lhe confira algum isolamento.
    Concordo com o corrimão, aliás o que se vê na foto já nem existe. Vai ficar sem corrimão que é o mais tradicional da zona.
    É verdade que que o rés-do-chão não tem muito pé direito (você tem olho para a coisa), a solução terá que passar por rebaixar o pavimento pois não há muito espaço entre o topo da porta do rés-do-chão e a base da porta do 1º andar.
    Um abraço e muito obrigado pelo seu comentário.
 
0.0105 seg. NEW