Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Qual é a melhor altura para amortizar o crédito da casa? Nos primeiros anos da dívida?
    Alguém me disse que não era bom por estar a pagar quase só juros...
    O que acham?

    Obrigada
    Safira
  2.  # 2

    Melhor Altura? Sempre que se puder.
    Quanto menos dever, menos juros paga!!

    Cuptos
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2009

     # 3

    Não percebo muito disto mas, se abate a dívida, os juros (o valor, não a taxa) também baixam, certo? Não estou a ver numa dívida de 100 amortizar 10 e continuar a pagar o mesmo valor de juros, a partir daí deverá pagar juros sobre 90...
    Por isso não me parece que faça muito sentido esse argumento.

    A minha resposta à pergunta é: quando tiver dinheiro para o fazer.
  3.  # 4

    Nos primeiros anos do empréstimo a maior percentagem da prestação que paga são juros, por isso quanto mais cedo amortizar melhor, menos juros irá pagar. Ao longo dos anos essa percentagem vai diminuindo. Se fizer a amortização mais para o fim do empréstimo já pagou a maior parte dos juros que tinha a pagar (nas prestações anteriores) e "apenas" está a amortizar a divida.
    Se amortizar mais cedo, poderá com o valor que paga a menos de prestação poupar para voltar a amortizar...

    Esta situação (amortizações extra) não é boa para os bancos e claro que é boa para quem tem a divida, normalmente também acenam com os beneficios fiscas, como se pagando 2.500 euros ao banco de juros para receber o beneficio do estado de 500 e tal euros fosse bom para as pessoas.
  4.  # 5

    amortizar, sempre que puder.. é claro que o banco vai questionar a sua opção... mas não vá na "cantiga"..., mesmo q tiver de pagar 1,5% do valor a amortizar, ganha dinheiro...
  5.  # 6

    Colocado por: miguelgNos primeiros anos do empréstimo a maior percentagem da prestação que paga são juros, por isso quanto mais cedo amortizar melhor, menos juros irá pagar. Ao longo dos anos essa percentagem vai diminuindo. Se fizer a amortização mais para o fim do empréstimo já pagou a maior parte dos juros que tinha a pagar (nas prestações anteriores) e "apenas" está a amortizar a divida.
    Se amortizar mais cedo, poderá com o valor que paga a menos de prestação poupar para voltar a amortizar...

    Esta situação (amortizações extra) não é boa para os bancos e claro que é boa para quem tem a divida, normalmente também acenam com os beneficios fiscas, como se pagando 2.500 euros ao banco de juros para receber o beneficio do estado de 500 e tal euros fosse bom para as pessoas.


    A questão não é explicada por aí. Estou perfeitamente de acordo que se se tiver dinheiro para amortizar a dívida se proceda em conformidade. Não há interesse nenhum em se pagar juros sobre operações activas a uma taxa a maior parte das vezes superior às operações passivas.

    No entanto, a situação de se pagarem mais juros do que capital nos primeiros anos do contrato têm a ver com a duração muito longa dos contratos, o que implica que a incidência da taxa de juro seja muito maior, nada mais.
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradasamortizar, sempre que puder.. é claro que o banco vai questionar a sua opção... mas não vá na "cantiga"..., mesmo q tiver de pagar 1,5% do valor a amortizar, ganha dinheiro...


    Se for habitação a comissão máxima de antecipação de amortização de capital é de 0,5%

    http://dre.pt/pdf1sdip/2007/03/04700/14811483.PDF
    • jma
    • 12 fevereiro 2009 editado

     # 8

    deve-se amortizar SEMPRE que se possa e desde que o dinheiro não faça falta para viver(deve-se ter sempre uma reserva para acontecimentos imprevistos)!!... o banco cobra 0,5% sobre o valor amortizado, mas as contas são fáceis: é simular quando reduz na prestação se amortizar, p.ex. 5.000 euros e o que obteria se pusesse esse dinheiro a render num depósito a prazo.... ou num fundo qualquer.. depois é pensar no risco, e vai chegar à conclusão que é melhor amortizar ;)

    este forum aborda bem esses assuntos: http://www.pedropais.com/
  7.  # 9

    É como o jma disse.

    Se tiver o dinheiro a render o banco apenas dá de juros um determinado valor que é abaixo da taxa euribor.
    Se estiver a pagar um emprestimo o banco cobra de juros o valr da taxa euribor + o spread.
    Assim a diferena nunca é inferior a 1%.
    Ora, se fizer um abatimento, mesmo que cobrem o valor de 0,05% de penalização pela antecipação do pagamento, ainda fica com um valor de 0,05%.
    Logo, fica a ganhar 0,05% + os juros que pagaria daquele valor, sem esquecer os beneficios fiscais que poderá ter caso ainda haja valores a receber.

    Pode não parecer muito, mas durante a vigencia do emprestimo, se for feito por diversas vezes é um valor considerável.
    Portanto vale sempre a pena amortizar em vez de ter o dinheiro a render.
  8.  # 10

    Amortizar é no início!! (quer dizer, é sempre, mas no início nota-se imenso!).
    Eu aínda hoje deixo aqui um link para um blog que tem lá uns utilitários muito engraçados, para fazer esse tipo de contas.
    É que amortiza-se 10.000€, e parece q a diferença é pouca por mês... É pouca, mas multipliquem isso pelos meses que ainda falta pagar e já vêm o que fica no bolso...
  9.  # 11

    o Blog é o Pedro e o Blog, vale bem a pena a visita o fórum é interessante também.
    No caso de se ter taxa fixa a penalização pode ir até aos 2% do valor amortizado, a técnica que estou a usar é amortizar e reduzir o prazo de forma a manter o mesmo valor de prestação, poupa-se um dinheirão em juros até ao final do empréstimo. Com as ferramentas que há nesse blog é fácil simular as várias modalidades de acção, amortizar e alterar prazos.
  10.  # 12

    Boas,
    Colocado por: rjmsilvao Blog é oPedro e o Blog, vale bem a pena a visita o fórum é interessante também.

    Eh, eh, quando vinha para colocar, já cá estava... ;)
    Isto aqui não falha nada!

    Cump
  11.  # 13

    Ok amortizar é sempre muito bom, mas se em vez de amortizar o montante do empréstimo, utilizar o dinheiro para diminuir o tempo de empréstimo?

    Não será ainda melhor? Claro que a desvantagem é que continuará na actualidade a pagar o mesmo, mas em vez de ter um empréstimo a 35 anos poderá reduzir uns bons meses a este prazo e ficar menos agarrado.

    Eu digo isso porque tenho um amigo, que a conselho do seu gestor de conta (amigo) resolveu antes optar por esse processo.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  12.  # 14

    Caro afsantos, se ler bem o meu comentário acima foi isso que sugeri, no meu caso tinha um empréstimo de 50000€ a 40 anos do qual tinham decorrido 16 meses, este mês fiz uma entrega de 25000€ e reduzi o prazo para 12 anos, em conclusão, fiquei a pagar ainda menos do que pagava, e no final do empréstimo, em vez de pagar uns 70 mil de juros pago menos de 10 mil.
  13.  # 15

    Afsantos, isso que diz é amortizar na mesma! ;)
    "Abate" ao que deve!
    Depois pode optar por passar a pagar menos o mesmo tempo, pagar o mesmo mas menos tempo, ou uma conjugação das duas!
    Mas o principio é sempre o mesmo!
    Também concordo que se consegue suportar a renda actual (se juntou dinheiro é porque sim!) então o melhor é reduzir ao tempo de pagamento e manter a quantia mensal a pagar.
  14.  # 16

    Colocado por: rjmsilvaCaro afsantos, se ler bem o meu comentário acima foi isso que sugeri, no meu caso tinha um empréstimo de 50000€ a 40 anos do qual tinham decorrido 16 meses, este mês fiz uma entrega de 25000€ e reduzi o prazo para 12 anos, em conclusão, fiquei a pagar ainda menos do que pagava, e no final do empréstimo, em vez de pagar uns 70 mil de juros pago menos de 10 mil.


    Peço desculpa... é o que dá ler os posts um pouco de atravessado...sorry!

    Um abraço

    Ps. Mas ainda que referiu isso, pois nem toda a gente sabe que é possivel fsazer-se isso e com muito mais vantagem financeira. A malta só interessa é a poupança imediata.

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
 
0.0196 seg. NEW