Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2009 editado

     # 1

    CGD, BES e BCP preparados para apoiar investimento em painéis solares


    11.02.2009 - 19h55 Lusa
    A CGD, o BES e o BCP são os três bancos disponíveis para apoiar o investimento em painéis solares, no âmbito do programa de incentivo à utilização de energias renováveis junto do sector residencial.

    O primeiro-ministro José Sócrates disse hoje no Parlamento que "haverá vários bancos já preparados para assistir este investimento".

    Num documento do Ministério da Economia são identificadas aquelas três instituições de crédito como as que têm condições para suportar aquele investimento.

    O chefe do Governo anunciou hoje, no debate quinzenal, benefícios fiscais e facilidades no acesso ao crédito bancário para as famílias que instalem painéis solares, programa que pretende atingir 65 mil habitações em 2009, num investimento de 225 milhões de euros.

    Segundo o líder do executivo, as famílias que entenderem instalar em 2009 painéis solares térmicos nas suas casas contarão "com um triplo benefício".

    "Pagarão menos de metade do custo do equipamento; verão a sua factura energética anual reduzir-se em mais 20 por cento; e terão ainda um benefício fiscal de 30 por cento do custo de investimento do primeiro ano", apontou.

    A CGD informa que já tem uma "política de sustentabilidade que promove o crédito a painéis solares já há algum tempo", apesar de não fornecer dados sobre o crédito concedido neste âmbito.

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1364834
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2009 editado

     # 2

    Anúncio de Sócrates no debate quinzenal no Parlamento

    Painéis solares térmicos terão benefício triplo para as famílias


    11.02.2009 - 16h00 Eduardo Melo
    A instalação de painéis solares térmicos em habitações particulares vai ter um “triplo benefício” para as famílias já a partir do próximo mês, anunciou hoje o primeiro-ministro, no discurso inicial do debate quinzenal, no Parlamento, dedicado à economia.

    Esta medida pretende incentivar a utilização de energias renováveis, para a qual o Governo irá dispor de cem milhões de euros dirigidos à comparticipação na compra dos equipamentos e a incentivos fiscais de 30 por cento do custo do investimento. A estes dois aspectos a favor do orçamento das famílias, José Sócrates juntou ainda a previsível redução de 20 por cento da factura energética anual de um agregado familiar.

    Pelas contas do primeiro-ministro, o investimento conjunto, das famílias e do Estado, poderá atingir os 225 milhões de euros e beneficiar 65 mil lares, para além de vir a criar 2500 postos de trabalho no ramo dos painéis solares.

    No entender de Sócrates, esta é uma medida inovadora e preferencial para responder à crise em que vivemos, que fomenta o investimento, reduz a dependência energética e cria emprego.

    O discurso do primeiro-ministro centrou-se muito nestes três vectores, repetindo, inclusive, várias das medidas que já tinha anunciado neste e noutros locais onde tem intervindo. Repetiu que até agora o Estado já pagou 1400 milhões de euros de dívidas às empresas, incluindo o sector da saúde, que este ano o executivo prevê um apoio ao emprego que envolve 2700 milhões de euros e que em dois meses se esgotou a linha de crédito de 400 milhões de euros, que beneficiou 12 mil micro e pequenas empresas.

    Em relação a esta última questão, José Sócrates lembrou que o Governo decidiu reforçar esta linha de crédito até 50 mil euros por cada empresa em mais 200 milhões de euros, como anunciou ontem o ministro da Economia.

    As redes de nova geração de banda larga de alta velocidade e a modernização do parque escolar constituem duas áreas que estão em execução e que trarão frutos ainda este ano, lembrou o chefe do Governo. As redes de nova geração são “essenciais para a modernização do país” e “essenciais para uma escola pública de qualidade”, frisou.

    Nesse sentido, o primeiro-ministro comunicou aos deputados que decorrem obras em 26 escolas secundárias e outras 75 escolas serão igualmente abrangidas por estes projectos de modernização, num investimento de 900 milhões de euros, “que é sem dúvida o maior investimento de sempre feito pelo Estado na requalificação do parque escolar em Portugal”.

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1364794
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2009

     # 3

    Será que vai ser possível a instalação em apartamentos? Alguém conhece as limitações técnicas/financeiras?
    É porque falam no custo dos equipamentos, mas não falam no custo da instalação... isto não é um electrodoméstico, certo?!
    • eu
    • 12 fevereiro 2009

     # 4

    Penso que é perfeitamente possível instalar painéis solares em apartamentos, desde que exista um caminho para passar os tubos. No entanto, como a distância do painel até às torneiras pode ser considerável, só compensa mesmo para grandes consumos como por exemplo banhos.
  1.  # 5

    FD, isso tem regras especificas, devido aos condominios...

    a ver se encontro e meto aqui!

    Coisas da Casa
  2.  # 6

    Eu ainda não entendi como é que posso pagar só metade dos Painéis, como diz o Sócrates...
  3.  # 7

    Colocado por: 2970713Eu ainda não entendi como é que posso pagar só metade dos Painéis, como diz o Sócrates...


    Você paga metade e eu (e mais uns tantos, com os nossos impostos) pago o resto.
  4.  # 8

    Mais uma medida que pouco ou nada se sabe como vai ser implementada.... como por exemplo aquele Fundo imobiliário brabo !

    Só sei que no meu caso para o ano vou poder meter no IRS o valor do beneficio fiscal máximo (algures por 790 euros será?)por ter um sistema solar de AQS na minha casa.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  5.  # 9

    Lá anda o Sócrates a arranjar maneira de endividar ainda mais o pessoal com as linhas de crédito, e se endividamento de muitos já ultrapassa bem os 100%, decerto que com estas medidas irá aumentar esse número substancialmente.
    Redução de 20% na factura da EDP? E alguém vai nessa onda para pagar menos 15 ou 20 € mês (depende do consumo de cada um, outro poderá até ser mais ou menos)?

    De facto este homem é megalómano, irresponsável e inconsequente.

    Quando foi do Magalhães, e do programa eescolas, deu cabo das velocidades todas de internet, em que para se conseguir mudar de página ás vezes são 3 minutos (é mesmo só mudar de pagina, não estou a pintar nada), antes a velocidade era bastante aceitável, assim as operadoras arrecadaram uma pipa de massa e celebraram os contratos que obrigam á fidelização dos assinantes por um período de tempo, e o cliente não tem agora como desistir sem que eles lhe cobrem o tempo restante, e a respeito da degradação de velocidades não resolvem, e não querem saber disso.

    Agora vem a rede de alta velocidade (fibra óptica), que como será de prever irá saturar em menos de nada devido aos coeficientes de simultâneadade, e devido aos ISP´s ligarem mais clientes ás células do que as que seria suposto estarem ligados (caso da Zon por exemplo), e depois dizem que é dos downloads piratas.
    Se um cliente é suposto ter x Mb de download e y Mb de upload, quer o cliente utilize ou não, esses valores devem estar disponíveis para esse cliente, e o que acontece é que como metade não utiliza 50% da capacidade que tem, eles para a aproveitarem ligam mais clientes. Ora se amanhã um dos que não utiliza a largura toda que tem decidir utilizá-la, não vai conseguir porque está a dividir esse valor com outro ou outros, e o ISP é só lucro, porque consegue receber 2 ou mais vezes o valor de 1 única ligação.

    Em relação aos painéis solares se o cliente poupasse 80% do valor que paga á EDP, talvez fosse mais atractivo, porque poupar 20% e gastar uma pipa de massa que só recupero esse investimento daqui a 15 anos, não atrai ninguém, pelo menos aqueles que fizerem contas aos custos (não esqueçam a manutenção, reparação etc, não contem apenas com o investimento inicial).

    Cumps
  6.  # 10

    Boa noite,

    Já a algum tempo ando a pensar em instalar um equipamento desses, na casa dos meus pais e na casa que pretendo constuir também. Agora a minha pergunta é, este sistema e estes incentivos para os painéis solares térmicos, tem a obrigatoriedade de usarmos apenas para o aquecimento de águas, ou em vez podemos vender a energia que produzimos á EDP?

    Sei que a EDP compra a 0,65€ o KW e apenas até um máximo de 2,4MWh/ano no caso da energia solar. É possivel usarmos o excesso se o houver em nossa casa??

    Cumprimentos
  7.  # 11

    Pelo que eu entendi das noticias os incentivos apenas se aplicam aos painéis solares térmicos e não aos fotovoltaicos, o valor que a EDP paga ao cliente já é altamente subsidiado.
  8.  # 12

    Colocado por: rjmsilva
    Colocado por: 2970713Eu ainda não entendi como é que posso pagar só metade dos Painéis, como diz o Sócrates...


    Você paga metade e eu (e mais uns tantos, com os nossos impostos) pago o resto.


    Com certeza que você me ajudará a pagar, da mesma forma que eu (e mais uns tantos, com os nossos impostos) o ajudaremos noutras áreas.
  9.  # 13

    Epa acabei de ver no telejornal das 13 da Sic uma noticia relacionada com este assunto.

    Não é que o governo apenas seleccionou duas empresas para este projecto, a Bosh (vulcano) e uma outra que não apanhei o nome, mas creio que faz parte do grupo Galp. Ou seja só comprado paineis a estas duas empresas é que obteremos descontos... está-se mesmo a ver o que vai acontecer às outras empresas existentes no mercado.

    Se isto não concorrência desleal provocada pelo governo é o quê? Pior que este "concurso" só mesmo o Euromilhões que o Governo deu à empresa JP Sá Couto com os Magalhães... dasss

    FD, tu que és um ás do Video, bota aqui o exerto da noticia para a malta ver melhor.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  10.  # 14

    Recebi ontem um email com referencia a uma petição

    bom dia

    Como é do vosso conhecimento a governo vai financiar as familias que adquerirem paineis solares, para tal entregou em exclusivo este volume de Negocios a Empresa PMELink que é capital do BES e CGD deixando de lado as empresas com experiencia no ramo, esta empresa até esta data nunca comercializou produtos relacionados com energias renovaveis!!!!!

    Porquê a PME LINk.....?

    Porquê uma empresa dos bancos.....?

    Porquê uma unica empresa....?

    Porquê uma empresa sem experiencia...?

    Este tipo de concorrencia desleal vai obrigar muitas empresa deste ramo a encerrar a actividade, perante isto, e a pedido da nossa Associção (APISOLAR) em carta abaixo solicitamos a vossa assinatura para demonstrar nosso descontamento ao Ministro Manuel Pinho para anular esta concorrencia desleal.

    Basta de ajudas aos culpados desta crise!!!!!

    Obrigado pela vossa atenção e vossa assinatura

    Pedro santos - 967766310

    envie assinatura P.F para [email protected]

    Exmos. Senhores,

    Para nosso descontentamento, até à data não recebemos qualquer resposta do Ministério da Economia e Inovação relativamente ao pedido de audiência com o Ministro Doutor Manuel Pinho.

    Por esse motivo a APISOLAR solicita a cada associado que façam circular um abaixo-assinado com Nome da empresa, Nome da pessoa e Assinatura (digital) conforme documento em anexo pelas empresas que estão ligadas directamente ao sector solar e que inclusivamente estão a ser afectadas, por forma a contestar esta situação.

    Convocamos também V. Exas. a estarem presentes no dia 27 de Fevereiro às 13:00 junto à Foz do Rio Trancão (zona residencial da Expo 98) para concentração em massa munidos com o abaixo-assinado de cada empresa, com o objectivo de posterior deslocação até ao centro de Lisboa. É de notar que estarão presentes as televisões nacionais para entrevistar alguns intervenientes do mercado do solar térmico sobre esta questão.

    Esperamos pela V. presença,

    Com os melhores cumprimentos,

    Joana Freitas

    (Assessora)

    APISOLAR - Associação Portuguesa da Indústria Solar
  11.  # 15

    Foi a maior palhaçada que se lembraram!!! Quantas empresas fizeram grandes investimentos (na divulgação [e não só] de certas marcas) para agora irem dois gatos pingados beneficiar??? É sempre a mesma m....! Quantas pessoas vão agora para o desemprego porque a firma vai deixar de vender e aplicar..?? Depois de certeza que o Sócrates não vai dizer :
    "mais outras tantas pessoas perderam o emprego por motivo tal.. .."
    Pois claro!!, porque a culpa dessas pessoas irem perder o emprego é mais que óbvia e não vai sequer interessar que venha a conversa à tona.. ..! Enfim..
  12.  # 16

    Não pode ser.
    A PMELink é um "Centro de Negócios on-line dirigido a PMEs que disponibiliza um vasto leque de produtos e serviços a preços altamente competitivos".
  13.  # 17

    E continua o "Job for the Boys" a que o PS nos habituou.
    Infelizmente não são só eles, outro que para lá vá é o mesmo bailinho, dicas em 1ª mão para os amigos, constituição de firmas para sugar os fundos comunitários e trabalho nem vê-lo, delegam-no noutras empresas do ramo e eles é só lucro sem mexer uma palha.

    Enquanto o pessoal não se revoltar e fizer outra revolução (mas desta vez tem de dar sangue, muito sangue), e limpar o país destes parasitas, não há forma de dar a volta, eles têm a faca e o quijo na mão, fazem o que querem e lhes apetece impunemente.

    Cumps
    •  
      FD
    • 27 fevereiro 2009

     # 18

    • PatSil
    • 27 fevereiro 2009 editado

     # 19

    É como a história dos bancos!! O BES e o BCP não sei mas.., a Caixa já à muito que tem um crédito para a aquisição de sistemas solares!, mas vamos a ver e é um valor limite de X e para..??, os sistemas da Galp(AOSOL)!! Quem se lixa sempre é o mexilhão.. ..
  14.  # 20

    AoSol - Palácio de Belém

    Isto é à toa, não...

    e logo sistemas que estão longe de ser soluções de topo...

    Coisas da Casa
 
0.0248 seg. NEW