Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    É a primeira vez que escrevo aqui no Fórum, apesar de já o ter consultado para outros assuntos. ;)
    Agradeço aos criadores e activos participantes deste Fórum a possibilidade que me dão (a mim e a outras pessoas como eu) de poder colocar as minhas dúvidas e de partilhar experiências e conhecimentos. Bem hajam. :)
    Agora uma questão mais concreta: neste momento tenho a possibilidade de fazer a permuta do meu actual apartamento por um terreno. O terreno custa 90.000€ e o apartamento está avaliado em 85.000€. O acordo passa por pagar 5.000€ ao dono do terreno, ficando eu com o terreno e ele com o meu apartamento.
    O senhor do terreno disse-me que terei benefícios fiscais/impostos com esta transacção.
    Alguém sabe se esta transacção me traz mesmo benefícios do ponto de vista tributário? Se sim, como será o imposto?
    À primeira vista o IMT será sobre os 5.000€ no caso da permuta, e não sobre os 90.000€ se não fizer a permuta. Mas haverá mais alguma coisa a considerar (como os valores patrimoniais respectivos, p. ex.)?
    Há por aí algum entendido na matéria? :)
    Obrigado, desde já, pelo vosso tempo.

    Abraços!
    Rui
 
0.0067 seg. NEW