Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, estou com uma dúvida que me anda a intrigar bastante.

Neste momento moro num T2 (somos duas pessoas a viver cá em casa) e possuo uma placa vitrocerâmica da Fagor (potencia maxima = 6300w). Contudo esta partiu-se na ultima semana (deixou-se cair uma panela no vidro..)

Agora estava a pensar em comprar uma placa de indução da Hotpoint Ariston com rebordo em INOX por 350€ mas a potência máxima da mesma é de 7200w.

A minha dúvida é a seguinte: Eu nunca tive problemas com a potência contratada de 4.6Kva e penso que a luz cá em casa nunca foi abaixo devido à utilização de vários aparelhos em simultâneo. Será que com o acrêscimo dos 900w da placa de indução isso irá gerar conflitos e a luz irá abaixo com mais frequência?!

Actualmente em casa tenho poucas luzes (tudo LED), um portátil, um plasma 32' , uma televisao pequena normal, uma MLL, uma MLR, Forno, microondas, frigorifico, exaustor.
    O esquentador é a gás e nunca usamos aquecimento nem ar condicionado.

Mesmo que seja necessário aumentar a potência para 5,75KVa isso implica um aumento directo na factura da luz em 1,7€ cada mês. Será que o que poupo de electricidade ao utilizar indução (pois gasta menos que a vitrocerâmica) compensa estes 1,7 euros adicionais na factura?

Por mês pago cerca de 35 a 40€ de electricidade

Muito obrigado e toda a ajuda é bem-vinda! Gostava de obter respostas de pessoas que, por experiência própria, tenham indução.
    Cumprimentos,
    João Pedro
  2.  # 2

7200 são a potência máxima, ou seja. Terá que ter todos os discos a funcionar ao máximo!

Agora, diga-me quantas vezes prevê este cenário... Pois é, muito raramente.
    Aqui em casa temos 6,9kVa contratados e a placa mista (2 indução + 2 vitrocerâmica convencional) da Balay apenas na noite da consoada estiveram os 4 discos a funcionar em pleno e mesmo assim não disparou o quadro, com o resto das luzes da casa acesas, mais TV ligada, frigoríficos etc.

Pelo que tenho monitorizado com o Efergy, na utilização normal do dia-a-dia, ao cozinhar na placa, raramente se ultrapassam os 4kW. Nunca a placa, nem a placa+forno me deitaram o diferencial abaixo, e isto com AC multisplit 5x1 sempre a funcionar no Inverno.
    A única vez que isso aconteceu foi quando estava placa+forno+AC e depois ligou-se a chaleira de 3000W. Mas aí já foi abusar!

Eu acho que no seu caso ficaria pelos 4,6kVa, justamente pelo facto de ser muito raro a placa precisar de usar mais de 4600W, particularmente no seu caso de apenas 2 adultos.
    Caso comece a ver que o diferencial anda a disparar muito, não custa nada ligar para a EDP e pedir o aumento. O valor de aumento não é significativo na carteira, é o preço de 2 imperiais por mês, ou 3 cafés.

Quanto à poupança com a indução, garantidamente terá um rendimento muito superior ao da vitrocerâmica que tinha, eu bem vejo pelo tempo que demora a ferver uma panela de água na indução Vs. vitrocerâmica, é quase metade do tempo.
    Quantificar esse rendimento e traduzi-lo em valores monetários é algo que apenas você pode fazer, já que você é que conhece o seu quotidiano: Frequência de utilização, tempo de confecção, técnicas de optimização de aquecimento dos recipientes, etc.

Boas Festas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danup96
  3.  # 3

Compre a placa e logo vê se a potencia que tem é suficiente, se não for aumenta a potência. Ou está preocupado com 1.7€/mês?
  4.  # 4

e os mm dos fios?
  5.  # 5

Colocado por: trabalharmuitobeme os mm dos fios?

deverão ser de 4mm em ambos os casos. se forem, não há problemas.
  6.  # 6

É importante também saber se a corrente da casa está em monofásico ou trifásico.

Basicamente com 6,9Kva se for um num quadro trifásico teremos 10amp por fase e por experiencia própria não dará para ligar 2 dos "bicos" dessa placa. Se for monofásico não há stress
  7.  # 7

Quanto aos mms dos fios e disjuntores e essas coisas não faço a minima, não pesco nada disso :P

O que posso dizer é que a casa é nova (cerca de 5 anos) e a placa vitrocerâmica também. Tendo em conta isto penso que o tipo de instalação que colocaram já prevê placas de indução... O consumo da placa em questão - 'Hotpoint Ariston KIC 644 C -350€' é este: 2 x induction - 1400-2000 W - Booster (4 Bocas, total 7200w na potência máxima)
    2 x induction - 2200-3000 W - Booster
    A actual de vitrocerâmica tem potência máxima de 6400w

Na minha opinião acho que após a nossa placa de vitrocerâmica se ter partido se deve investir numa de indução pois cozinha mais rápidamente e como tal gasta menos energia.
    Contudo, a minha mãe tem um pouco de medo pois acha que o quadro irá mais vezes abaixo e tem receio em não perceber/compreender os novos tempos de cozedura dos alimentos (que vão ser mais rápidos e complicados de controlar para uma pessoa que sempre cozinhou com o fogo)
    Penso que mesmo que seja necessário aumentar a potência de 4.6Kva para 5,75Kva (1,7e a mais por mes) esta nova potência deverá dar conta do recado.

P.S. a minha mãe diz que não consegue cozinhar com 2 bocas ligadas na vitro mais MLL e MLR.

Muito obrigado pela Vossa atenção e ajuda.
    É uma decisão importante pois não queria aumentar a potência contratada em muito e também não posso devolver a placa de indução depois de instalada...
    Obrigado.
  8.  # 8

Os seus tachos panelas e frigideiras são adequados para placas de indução?
  9.  # 9

A minha placa de indusão, às vezes quando solicito a potência máxima, ela nem sempre deixa... Acho que é um sistema de gestão, porque se solicito a função power em todos os bicos, começam a piscar e a indicar a potência que vai reduzir. E nunca a luz foi abaixo e só por uma vez o meu aparelho da efergy (marca o consumo da casa em W) me deu o sinal sonoro que tinha passado dos 5Kwh.
  10.  # 10

Caro 'Picareta': Sim todos os elementos de cozinha são apropriados para indução, obrigado.
  11.  # 11

Epá, quanto à tua mãe, depressa se habitua.... a minha habitou-se e agora não quer outra coisa ;)
    Concordam com este comentário: Sabrina
  12.  # 12

Colocado por: nandogoncaA minha placa de indusão, às vezes quando solicito a potência máxima, ela nem sempre deixa... Acho que é um sistema de gestão, porque se solicito a função power em todos os bicos, começam a piscar e a indicar a potência que vai reduzir. E nunca a luz foi abaixo e só por uma vez o meu aparelho da efergy (marca o consumo da casa em W) me deu o sinal sonoro que tinha passado dos 5Kwh.

Qual é o modelo da placa?
  13.  # 13

Na minha o modo boost também só pode ocorrer em um dos discos ao mesmo tempo.

danup96, compra uma placa com controlos de -/+ independentes para cada disco. Eu na altura para poupar 100€ comprei o modelo da Balay com o selector de disco e só com um controlador de -/+ e é uma valente bosta ter que seleccionar primeiro o disco, de forma sequencial e depois controlar a potência.
    Em caso de "emergência", ou seja, quando a água salta fora, carregamos logo no power para desligar tudo... Com controlos independentes é 100x melhor.
    Concordam com este comentário: danup96
  14.  # 14

Na minha experiência, as placas de indução são substancialmente mais eficientes que as de vitrocerâmica. Mesmo que a potência máxima seja maior, estamos a falar de um cenário em que os 4 bicos estarão em boost. Nesse cenário, qualquer uma das panelas começará a ferver em menos de 5m e depois será necessário reduzir a potência. Não imagino cenário em que isso seja necessário.

Na prática, cada bico de uma placa de indução mantém uma panela a ferver com uma potência inferior à de uma placa vitrocerâmica, por isso não vejo motivos para preocupação.
  15.  # 15

Quanto ao power não se pode usar em todas os bicos, já que na prática isso ultrapassa a potência da placa. uma placa de 6,9, significa que todos os bicos no máximo, sem power gastam 6,9. ao ter de ativar um power, algum bico terá de reduzir. Na minha placa essa gestão é feita aos pares.

Quanto à pergunta original, se com a vitrocerâmica nunca foi a baixo o quadro, na indução também não irá. Se atualmente já necessitasse muito da placa que tinha a luz ia a baixo, se não vai, é porque normalmente não passa os 4 mil e tal w. Se não passa, a indução também não passará, a não ser que mude de hábitos. Por exemplo, se atualmente não usava funções de power, se também não usar na indução, não terá problemas. Se passar a usar essas funções então poderá ou não ter problemas.
  16.  # 16

Se se habituar a usar as tampas dos tachos facilmente cozinha sempre com metade dos tachos a 30/40% da potência nominal ja que o tacho ferve mesmo com o nível a metade...

Ai inviabiliza logo 2000w dos 6900w, ou seja 5000w, se tornar por hábito nao usar os boosts quando cozinha em 4 locais simultâneos então facilmente faz com q a potência máxima atingida na placa seja abaixo dos 4000w

0.0186 seg. NEW