Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bem, apesar de já andar a ler as dúvidas e as opiniões de vários users, vou colocar a minha dúvida.

    Tenho 1 terreno de construção de cerca de 1000m2 (praticamente quadrado) numa localidade de Viana do Castelo (de acordo com o PDM o índice de construção é 50%). A Nascente, Norte e Poente confronta-se com outros terrenos; a Sul confronta-se com uma estrada municipal. Quero construir uma casa térrea por questões de funcionalidade...

    O terreno é plano e totalmente horizontal; por seu lado, a estrada é inclinada... Numa extremidade a estrada encontra-se cerca de 2m abaixo no nível do terreno; na outra extremidade encontra-se a cerca de 1,2m...

    A minha dúvida é: aconselham casa térrea com ou sem cave? Ainda não contactei ninguém pessoalmente antes de colocar aqui a minha dúvida...
    Sei que se fizer sem cave, devo pagar mais IMI porque a casa terá que ser maior, mas não é isso que está em questão...

    Com cave total ou parcialmente subterrada , provavelmente mais tarde terei problemas de infiltração ou humidades... Por outro lado, como o terreno está a 2m de altura em relação à estrada, e como não gostava de ter uma cave somente com 2m de altura, e como não sei se me autorizarão a subir o terreno, presumo que teria que fazer um acesso inclinado a descer em direcção a uma garagem na cave (caso assim o decida fazer)...

    Não sei se os dados que forneci serão suficientes, nem tão pouco sei se consegui explicar bem as minhas indecisões.

    Grato antecipadamente
  2.  # 2

    Aconselho a construir apenas aquilo que é essencial. Aposte na qualidade e não na quantidade de m2.

    cpts
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dr Mina
  3.  # 3

    boa tarde

    tudo depende do valor que tem disponível para a construção, pois com a cave vai gastar mais...

    Quanto ao IMI é relativo, pois se não fizer a cave certamente vai aumentar o piso de habitação, mas não muito, pode igualmente fazer uma garagem exterior que ja conta igualmente como área dependente, ou um alpendre.. são muitas as soluções....

    www.nunocosta.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dr Mina
  4.  # 4

    Boa noite,

    Tem planta do terreno?

    Mas parece-me que devia aproveitar a diferença de cota da estrada para o terreno para fazer um piso à cota da estrada e o resto da casa desenvolver-se acima dessa cota.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dr Mina
  5.  # 5

    Boa tarde,

    Em questões de funcionalidade penso que é preferível fazer a casa terrea sem cave, não vai ter escadas para subir e descer quando quiser colocar/retirar coisas do carro (ou da garagem), não vai ter problemas de infiltrações, não vai ter problemas de inundações, poderá circular facilmente ao redor da casa sem descer/subir casas, etc...
    Na nossa casa tivemos de ponderar bem os pros e contras da cave e optámos por não a fazer (e não estou nada arrependido).

    http://anossaalegrecasinha.blogspot.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dr Mina
  6.  # 6

    @tiagot: Sim, tentarei apostar na qualidade e não na imensidão de metros quadrados.

    @costa3333: Concordo quando diz que se não fizer cave terei que aumentar o piso de habitação. Em relação a uma garagem separada da casa, a minha esposa torce o nariz quanto a isso... Ela prefere garagem na cave ou então debaixo do mesmo telhado da casa.

    @ doisarquitectos: Tenho uma planta do terreno; vou digitaliza-la e postar aqui brevemente. Quando ao facto de dever aproveitar a cota ao nível da estrada, não sei se os benefícios disso (menos IMI e melhor aproveitamento do terreno) serão maiores que os benefícios de uma construção completamente térrea (funcionalidade de acesso, construção mais barata da habitação teoricamente, menos problemas com infiltrações e humidades,...).

    @miguelg: dei uma olhadela pela sua "alegrecasinha"; acho que deve estar orgulhoso do que construiu... Parabéns...
  7.  # 7

    Além de pensar no imi, nas humidades etc deveria também considerar a envolvente, a volumetria, os afastamentos etc uma data de condicionantes que podem fase-lo optar por casa terrena, de dois pisos ou cave.

    No entanto essas condicionantes tem de ser estudadas em conjunto com o seu arquitecto.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
 
0.0136 seg. NEW