Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!
    Esta é a minha 1ª participação no fórum, apesar de acompanhar desde há uns meses para cá.
    Adquiri no início de 2013 uma moradia na região de Faro, isolada numa zona rural, com cerca de 22 anos. Após algumas remodelações estéticas, vou agora fazer um investimento em matéria de climatização. A casa dispõe de intalação de aquecimento central, com uma caldeira de gás Beretta que está avariada e que necessita de ser substituída (todos me dizem que não tem reparação), pois não trabalha há alguns anos e tem o depósito de inércia furado. Esta instalação já foi "observada" por alguns técnicos, e as ideias são sempre diferentes. Já me falaram em bombas de calor, caldeiras de gás, caldeiras de pelets, biomassa, tudo com preços diferentes. Eu gostaria de obter uma ajuda para realizar um investimento que seja também sustentável... A casa é grande, existem muitos elementos de aquecimento. Posso contá-los se isso for importante. Disponho ainda de A/C na sala e quartos, mas os aparelhos são antigos, e necessitam de substituição. Pelo que já li, o aquecimento com A/C é o mais equilibrado em matéria de custos, mas a minha mulher (e eu também) não apreciamos o ar aquecido dos A/C... A casa também tem um recuperador de calor na sala, assim como mais 2 lareiras (na cave e uma numa salinha) que nunca usamos e que é uma pena não servirem de apoio aos aquecimentos. Instalei este verão um Termosifão para as AQS, que tem funcionado bem.
    Agradeço opiniões, e se necessitarem de alguma informação extra é só dizer!
  2.  # 2

as bombas de calor de alta temperatura podem ser uma das soluções, assim como as caldeiras a pellets,
    a grande vantagem da bomba de calor é a relativa ausência de manutenção periódica mensal quando muito uma bi-anual ,
    a caldeira requer sempre manutenção semanal além de sujar um bocado e obrigar a armazenar uma grande quantidade de material,

a bomba de calor pode ser integrada com um recuperador de calor a agua para apoio ao aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ivolimasilva
  3.  # 3

E em relação às bombas, deram-me um orçamento para um solius de alta potencia. É material de qualidade? Ou recomenda-me outra marca?
  4.  # 4

Colocado por: ivolimasilva, deram-me um orçamento para um solius de alta potencia.

so se for de alta temperatura!
  5.  # 5

Colocado por: ivolimasilvaOu recomenda-me outra marca?
    se o jorge deixar respondo por ele!! Daikin HT................. ou ate uma BUDERUS WPL "so para não dizerem que tou a fazer publicidade á daikin"
  6.  # 6

Colocado por: ivolimasilvaum solius de alta potencia

sabe que essa maquina tem um cop sofrível e nem apresenta o valor real de uso com ida a 65ºc (que é a temperatura máxima dela) e temperatura exterior de 5ºc que é o normal em quase todo o pais,além do aspecto geral da maquina,

estar a comparar uma Daikin HT com esta maquina é o mesmo que comparar um carro chinês com um mercedes,

uma Altherma HT faz agua até 80ºC exclusivamente por via termodinamica com cop mínimo de 3,05 e com temp. ext. de 5ºC,

até final de Janeiro as HT estão em campanha,
    tem esta aqui,
    http://loures.olx.pt/bomba-de-calor-daikin-altherma-alta-temp-11kw-ate-70-poupanca-iid-442017475
  7.  # 7

Obrigado pelos esclarecimentos.
    Já tinha lido sobre as Daikin que realmente seriam uma boa escolha. Na região do algarve, Faro, recomendam-me algum distribuidor??
    Ontem esteve um técnico a avaliar a caldeira existente, que afinal trabalha e coloca os radiadores quentes, apesar de necessitar de algumas válvulas. Poderá não ser ecoonómica, mas uma vez que já está instalada, talvez ainda me aguente este inverno. De qualquer forma ainda vou esperar por vê-a a funcionar (ou não) e entretanto decido.
    Depois coloco o resultado da manutenção.
  8.  # 8

Colocado por: Sergio RodriguesBUDERUS WPL

esta maquina só faz até 60ºC, não é uma maquina de alta temperatura,

mas pode servir se aumentar os radiadores.
  9.  # 9

ja me falaram em 70 mas eu dp confirmo-lhe
  10.  # 10

Colocado por: Sergio Rodriguesja me falaram em 70

segundo o catalogo é exactamente 58ºC com T.ext acima de 5ºC,
      T imp WPL.jpg
  11.  # 11

tem calma depois falo contigo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ivolimasilva
  12.  # 12

Gostaria ainda de pedir uma opinião aos mais entendidos. Considerando que a caldeira serve essencialmente o aquecimento por radiadores, pois as AQS são pelo termosifão, e ainda que resido no Algarve onde o uso de aquecimento será talvez de 3 meses por ano, é razoável investir numa bomba de calor, ou recomendam-me outra solução que tendo custo de utilização mais elevados não tem um investimento inicial tão grande?
  13.  # 13

Isto pode parecer estranho mas para si creio que uma bomba de calor HT pode nao ser a melhor solucao, a menos que nao queira ter trabalho nenhum,
    Uma caldeira a pellets e capaz de ser mais rentavel, mas obriga alguma intervencao sua semanal alem do adquirir, armazenar e carregar os pellets na caldeira,

Uma outra solucao que depnde muito da sua instalacao passa por usar uma bomba de calor de baixa temperatura,
  14.  # 14

Obrigado jorgealves!
    Mas e como posso saber se é possível instalar uma caldeira de baixa temperatura?
    Em relação à cadeira de pellets, trabalha apenas com pellets ou pode ser com resto da horta e jardim? essas são as de biomassa correcto?
  15.  # 15

A posibilidade de colocar uma bt depende do diametro das tubagens que existem, do numero de elementos e do isolamento termico da casa,

Esta a fazer confusao entre biomassa e compostagem, a biomassa ė exclusivamente massa solida com poder calorifico,,

Restos vegetais sao para decomposicao atraves da compostagem resultando um substrato vegetal que serve de fertilizante e sem qualquer poder calorifico.
  16.  # 16

Colocado por: ivolimasilva
    Restos vegetais sao para decomposicao atraves da compostagem resultando um substrato vegetal que serve de fertilizante e sem qualquer poder calorifico.

Por acaso,fica aqui uma curiosidade. Aquecimento central por pilha de composto: http://www.native-power.de/en/native-power/biomeiler
  17.  # 17

Alguns sistemas usão o gaz metano que é gerado com a decomposição da materia biologica.
  18.  # 18

Colocado por: jorgealvesAlguns sistemas usão o gaz metano que é gerado com a decomposição da materia biologica.

Aquele não usa nada que queime, usa mesmo a temperatura do composto. Uma pilha de composto, quando está na fase de decomposição aeróbica, atinge temperaturas entre 30 e 60 graus no centro da pilha. Se passar por lá uns tubos com água consegue retirar algum desse calor.
  19.  # 19

Colocado por: ivolimasilvaou pode ser com resto da horta e jardim? essas são as de biomassa correcto?

Pode,mas é um sistema que fica caro...armazenamento,triturador,secador,misturador!!

São equipamentos que queimam quase tudo o que orgânico....

Patrícia Silva
  20.  # 20

Para quem quiser desenvolver queimadores a biomassa/pellets alterar caldeira de gasoleo para pellets, bons resultados mas direcionado para utilizadores que não se incomodem de sujar as mãos, sobretudo na limpeza da caldeira uma vez por semana.
      NPBC.JPG

0.0218 seg. NEW