Boa tarde, sou inquilina de um apartamento que está a deixar entrar muita água por vários sítio. Na sala tenho duas bacias a recolher água, pois quando me apercebi na véspera de Natal, com o temporal que esteve, a água chegava a meio da sala. A água anda perto da electricidade, na sala à beira das tomadas, no quarto junto do candeeiro de teto.Estou preocupada porque, para além do desconsolo que é ter a casa num caos, acho que deve ser perigoso. Já tentei contactar a senhoria, enviei-lhe vários emails, um dos quais com fotografias, tentei ligar-lhe, mas não me atendeu e, por fim, enviei-lhe uma sms a explicar-lhe a situação e a pedir-lhe para consultar os emails. Cumpri sempre com a renda e condomínio, por isso do meu lado não há falhas. Não sei a quem recorrer para resolver esta situação. Gostaria de pedir ajuda a quem me soubesse informar o que devo fazer. Muito obrigada!
Envie carta registada com aviso de recepçao dando lhe um prazo de 8 dias para resolver a situaçao, caso nao responda vai ha Camara serviço de salubridade , vai ver como ele logo se meche
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AnaArcadievna, Disse-nos que o apartamento mete água POR vários sítios, mas apenas nos disse PARA onde a água entrou (sala).
É diferente se a água entra por uma janela (responsabilidade do proprietário e/ou do inquilino), ou se entra pelo tecto/telhado/cobertura (responsabilidade do condomínio ou do vizinho de cima).
Pode esclarecer-nos melhor quanto a este ponto?
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Obrigada pelas respostas. Na sala entra água por vários sítios. Pelas paredes e tecto. Também entra no quarto, parede e tecto. Eu penso que a responsabilidade das obras tem de ser do condomínio, pois é pelas paredes e por um terraço que a água entra (o apartamento fica no 2º andar e ainda tem outro por cima), por isso deve ser mau isolamento, mas a única pessoa que pode fazer pressão é a senhoria. Eu posso falar, mas não posso tomar nenhuma atitude já que não sou proprietária, não é?
É verdade que quem «devia» informar o condomínio é a proprietária. Mas, na ausência dela, tem de ser você - a principal PREJUDICADA - a agir.
Uma cartinha registada com aviso de recepção, dirigida à Administração de Condomínio e com cópia para a senhoria, deveria pôr o processo em marcha.
Bastará qualquer coisa com meia dúzia de linhas em 2 parágrafos, informando a Administração do Condomínio do que está a acontecer (porque não consegue entrar em contacto com a proprietária), e avisando que, se não forem tomadas urgentemente providências, os prejuízos a pagar pelos condóminos serão ainda mais avultados.
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Vou esperar até segunda e ver se recebo alguma resposta da senhoria. Caso contrário, faço exatamente isso. Mas o que é mais curioso é que a pessoa responsável pelo condomínio, deixou o prédio no fim do mês passado, alugou o apartamento dela e não avisou ninguém. Não sei com que frequência virá verificar o correio.
Há uns anos o meu sogro tinha uma moradia arrendada por 400 escudos por mês. O inquilino pediu que fizesse umas obras, como substituir a banheira, etc.. A resposta que deu foi que fizesse ele as obras que depois descontava lhe no valor das rendas. Naturalmente, as condições actuais serão diferentes.
Fazer obras na fachada do prédio ou no telhado não é exatamente o mesmo que substituir uma banheira, assim como a minha renda é bastante mais elevada, pois é um contrato com cerca de um ano. Mas agradeço a sugestão.
Colocado por: AnaArcadievnaO que poderia acontecer se eu atrasasse o pagamento da renda, obrigando a senhoria a entrar em contacto comigo?
a senhoria entra em contacto consigo atraves de carta....e exige alem da renda, mais 50% da mesma a titulo de indmenização/ multa..... 3 pagamentos em falta procede inicia despejo!
Mas enquanto voce nao enviar uma carta registada para a senhoria, os seus contactos sao como se nao existissem....primeiro que tudo, e antes de tomar uma atitude parva.... escreva uma cartinha para a senhoria, registada com aviso de recepção.... solicitando a sua intervenção num prazo de 8 ou 15 dias.... nessa carta pode já relatar com pormenor e exactidao os problemas, pode incluir tambem fotos
Caso a senhoria nao responda nem diga nada... então aí venha ca para se discutir o assunto novamente!
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No dia de ano novo voltou a chover dentro do apartamento, eu liguei de novo à senhoria e ela não atendeu, enviei-lhe uma sms a dizer que tinha entrado água novamente no apartamento e que já tinha percebido que ela não iria fazer nada para resolver o problema e que, portanto, eu iria recorrer à Câmara Municipal. No dia seguinte recebi um email dela a marcar uma visita para o próximo domingo. Entretanto, na quinta enviei-lhe uma carta registada com aviso de receção. Vamos ver se o problema será resolvido.