Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Agradecia esclarecimento em relação à seguinte questão: é possível comprar uma casa e pagar em monetário? Os valores são inferiores a 50 mil euros, mas ainda assim fui informado que não poderá ser feito. Deverá ser por cheque (visado ou bancário). Alguém me pode explicar o porquê?
    • zeto
    • 29 dezembro 2013 editado

     # 2

    Claro que é possivél, e a maior parte dos vendedores, construtores, etc.preferem assim, visto que se for por cheque esse valor passa pelo banco e dá mais transtornos,
  2.  # 3

    Colocado por: zetodá mais transtornos

    como por exemplo??
    • 1255
    • 29 dezembro 2013

     # 4

    Só dá mais transtornos para quem quer fugir ao fisco ou a alguma responsabilidade.
    Se for cheque visado não há problemas nenhuns, é dinheiro garantido.
    Concordam com este comentário: zeto
  3.  # 5

    Claro que é proibido. Transações em dinheiro vivo só para quer quer "lavar" dinheiro. Há um limite antigo de x vezes o ordenado mínimo bem como limites impostos em orçamentos de estado que impõe essas limitações. Não tenho certeza absoluta dos valores, mas sei que existem.

    Ninguém, no seu pefeito juizo, entrega 50.000 euros em notas para fazer um pagamento. Não há prova de pagamento, apesar de poder haver recibos e declarações que o atestem. Não percebo a dificuldade de fazer uma transferência bancário ou pedir um cheque visado num banco qualquer...

    Experimente ir a um banco e pedir para levantar 50.000 euros em dinheiro. Tem de marcar dia e hora para o receber. Normalmente 24 a 48 horas depois. Os bancos não têm esse tipo de disponibilidade à vista...

    zeto:
    e a maior parte dos vendedores, construtores, etc.preferem assim


    Experimente fazer um contrato que diga que o pagamento de 50.000 euros tem de ser feito em notas e o mesmo é imediatamente anulavel por isto ser ilegal. Os que preferem isso, são os vendedores/construtores que operam no escuro e ilegalmente.
  4.  # 6

    Para o construtor/promotor que vende é indiferente a forma de pagamento, eu já recebi muito dinheiro em notas e não recusei (não sou esquisito), esse dinheiro é depositado, e no final do semestre, as transacções efectuadas são comunicadas obrigatoriamente ao INCI, onde é referida a forma de pagamento. As finanças tem acesso a isto tudo e eu informei o comprador deste procedimento, porque se alguém tem que justificar a origem do dinheiro é ele.
  5.  # 7

    Se for um negócio que envolva uma empresa ou empresário em nome individual aplica-se o limite dos 1000 euros. Que eu saiba, entre particulares o pagamento em numerário é sempre válido e legal. Pode é não ser o mais cómodo ou o mais seguro.
    Concordam com este comentário: Serge
    • zeto
    • 29 dezembro 2013 editado

     # 8

    Colocado por: Picareta
    como por exemplo??

    transtornos para quem quer fugir ao fisco ou a alguma responsabilidade.
    Os que preferem isso, são os vendedores/construtores que operam no escuro e ilegalmente.
 
0.0122 seg. NEW