Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    comprei uma moradia construida em 1959 que necessita de algumas obras de restauração. Essencialmente, precisa das paredes picadas, de canalizações, esgotos e telhado novo, uma vez que tem algumas infiltrações devido a (penso eu!) algumas telhas partidas.
    As divisões da casa não são muito grandes e tenho intenções de as tornar maiores abrindo algumas das paredes.

    Como o dinheiro que tenho para as remodelações não é muito, tenho intenção de ser eu a picar as paredes e fazer as aberturas que pretendo nas paredes.
    No entanto, de forma a minimizar o erro e maximizar a minha própria segurança, gostaria que me dessem o parecer sobre os passos necessários para abrir as paredes.
    Depois de muita pesquisa, parto do presuposto que as etapas para abrir as paredes em segurança são as seguintes:
    1º) Marcar na parede a abertura que se quer fazer.
    2º) Abrir acima da abertura que se quer fazer o roço necessário para se colocar uma viga horizontal de forma a suportar a parede acima da abertura. O comprimento desta viga deve ter no minimo mais 20cm para cada lado da futura abertura.
    3º) Chumbar com cimento a viga e deixar secar.
    4º) Cortar com uma rebordadora as marcar verticais para a nova abertura, de forma a evitar que acidentalmente se venha a demolir as paredes de sustentação da viga.
    5º) Demolir a parede que se quer.

    Está correcto?

    Obrigado e agradeço desde já a ajuda.
  2.  # 2

    Se a parede for uma divisória interior feita em tijolo de 7cm, escusa de estar com esse trabalho todo.

    Mas colocar um pequeno lintel (com umas verguinhas de 8mm) sobre a verga da porta é sempre aconselhável.
  3.  # 3

    Caro Luis,
    muito obrigado pelo seu contributo.
    Uma das paredes tem 20cm e a outra cerca de 40cm.
  4.  # 4

    Sem termos mais dados é difícil de ajudar.

    Consultou o projecto (de estrutura) da moradia?
    Quantos pisos tem?
    Tem "placa" (lage em betão armado, ou em vigotas+abobadilhas)?
    É em pilar+vigas ou são as paredes que sustentam a "placa"?
    Qual o pé-direito (altura das paredes)?
  5.  # 5

    A moradia não tem projeto, é só de rés-do-chão, não tem placa (apenas um revestimento de madeira antes das telhas. A construção é em "tijolo de burro" e ainda não sei se tem pilares ou se são as paredes que sustentam o telhado, uma vez que ainda não comecei a picar as paredes. A altura de uma das paredes é de cerca de 3,5m e a outras são perpendiculares a esta indo, assim, de 3,5m até 2,5m.
    • 1255
    • 31 dezembro 2013

     # 6

    Caro RIAM101,
    faça o que fizer arranje acompanhamento de um técnico capaz de lhe avaliar a actual estrutura e o encaminhe numa solução funcional.
    A maneira de abrir as paredes que referiu até é segura, mas nalguns casos. Noutros até pode ser trabalho a mais e é tempo desperdiçado.
    O melhor é fazer-se acompanhar de um engenheiro de estruturas e de um arquitecto. Ou de alguém que lhe consiga fazer um plano a contar com estas duas áreas.
    Assim trabalha pelo seguro, mesmo que seja preciso algum projecto ou licenciamento estes profissionais seguem-lhe o processo.
 
0.0117 seg. NEW