Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Desde já obrigada a todos pela atenção e por disponibilizarem o vosso tempo.

A situação que me leva a escrever neste fórum é a seguinte:

Em Outubro de 2012 realizei contrato e aluguei a casa onde vivia a uma inquilina, tendo-me mudado para outra casa. Não sou uma pessoa de grandes posses, mas pareceu-me um bom negócio, uma vez que me permitia viver numa casa maior e ainda lucrar algum dinheiro pelo aluguer da minha. Para mal dos meus pecados, por se tratar de uma pessoa conhecida, entreguei a chave da casa à inquilina no dia 30 de Setembro de 2012 para que pudesse efectuar as mudanças. A inquilina garantiu-me que até dia 8 de Outubro pagaria os 2 meses de renda que estavam indicados no contrato (um mês relativo a Outubro e outro referente ao seu último mês de estadia na casa).
    Entretanto pagou o mês corrente (Outubro) e começou a evitar os meus telefonemas e deixou de me abrir a porta quando me apresentava para falar com ela e solicitar-lhe o mês que ainda faltava pagar. Enviei nessa altura a primeira carta.

O tempo foi passando e foi então que tudo deu para o torto. Os pagamentos da inquilina começaram a ser realizados todos após dia 8. Alguns mesmo a dia 15 do mês. Escrevi nova carta que foi ignorada. Desta vez recorri a dois solicitadores para lhe escreverem a pedir para abandonar a casa por motivos de atrasos graves no pagamento e incumprimento da cláusula do contrato que diz que deve ter um "mês adiantado" pago. A inquilina respondeu-me através duma advogada dizendo que tinha os pagamentos todos em dia, tal como seria visível nos anexos da sua carta (e enviou uma carta sem anexos).

Descobri entretanto que os solicitadores eram "conhecidos" da inquilina e estavam a elucidá-la sobre detalhes do processo e inclusive a atrasá-lo. Note-se que isto são fortes suspeitas minhas, sendo que não tenho provas concretas, a não ser o facto de me terem feito pagar 200€ por uma notificação de pedido de abandono da casa (que a inquilina recebeu e assinou) notificação essa que nem sequer foi feita dentro dos parâmetros legais e foi recusada pelo tribunal, mais tarde.

Com todas estas peripécias, a inquilina decidiu deixar de pagar em Maio de 2013. Desde então que não paga uma única renda e continua na casa até hoje, Dezembro de 2013. Contabilizando o mês adiantado que nunca chegou a pagar, perfaz um total de 9 rendas não pagas.

Contactei um advogado, sendo que é ele que tem tratado o caso. Com a notificação assinada pela inquilina feita pelos primeiros solicitadores, este advogado pediu ao tribunal autorização para despejo imediato. O tribunal recusou afirmando que a notificação não estava bem feita e não podia ser considerada adequada. Foi então enviada uma agente de execução notificar novamente a inquilina dos seus atrasos de pagamento (notificação avulsa do tribunal) no dia 4 de Dezembro de 2013, este mês. Porém, entretanto surgiu o Natal e agora a passagem de ano, e não tenho tido novidades.

Já não sei que mais fazer, parece um processo interminável e tem sido muito doloroso e sobretudo dispendioso. Entretanto a inquilina tem feito uma série de maldades, desde danificar e ler o meu correio pessoal (algumas cartas ainda têm a morada antiga) e inclusive tentar fazer festas de aniversário no salão de festa do condomínio e enviar a conta para a senhoria.

Já perdi a paciência algumas vezes e, tendo-me cruzado com ela na rua, insultei-a bem alto, pelo que fez queixa de mim e da minha família na polícia.

Por Favor, se tiverem algum conhecimento legal ou histórias semelhantes partilhem comigo, e inclusive as vossas opiniões sobre como resolver o caso.
    Não aguento viver 2014 da mesma forma que vivi 2013: sempre à espera de uma solução legal que parece nunca chegar.

Já considerei recorrer à força e remover tudo da casa quando não estiver lá ninguém...
    Aguardo os vossos contributos,

Atenciosamente,
    D.
  2.  # 2

Colocado por: DandenContactei um advogado, sendo que é ele que tem tratado o caso.

Devia ter começado logo por aqui... Os solicitadores salvo uma ou outra excepção não percebem rigorosamente nada de Direito...

Colocado por: Danden(notificação avulsa do tribunal) no dia 4 de Dezembro de 2013, este mês. Porém, entretanto surgiu o Natal e agora a passagem de ano, e não tenho tido novidades.

Tão você começa logo a malhar na justiça ("justiça lenta") e afinal, para todos os efeitos, o processo só começou no corrente mês de Dezembro... Porque é que não substitui "justiça lenta" por "solicitadores incompetentes"...

Colocado por: DandenJá considerei recorrer à força e remover tudo da casa quando não estiver lá ninguém...

Não faça isso..

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Danden
  3.  # 3

Erga Omnes
    Porque é que não substitui "justiça lenta" por "solicitadores incompetentes"...

É que além de incompetentes, e muitas vezes feitos juízes em causa própria, fazem-se pagar, principescamente, como advogados de grande gabarito!
    Concordam com este comentário: Danden
  4.  # 4

Sim, é bem verdade, tudo deu para o torto devido aos solicitadores a que recorri, é preciso ter azar! E reembolso: zero!
  5.  # 5

desculpe a mim na minha casa meti todo pra correr e se quiserem me levar pra tribunal vou na mesma pois os messes que nao me pagassem sem sair de la mais tarde pagava em endemissacao e mas sabia que nao tinham tecto pra dormer um bom adevogado mais caro e pagava pouco de pois de edmicassao desculpem os meus erro ja se passou comigo antes apanhei o aviao meti todo na rua modei de fechadora e vim de folta e fechei a agua e luz e gas nao paga ,nao ussa e nao me levaram pra tribunal mas se me metecem em tribunal demoria ums 15 a resolver as coisas infelizmente temos que tomar accoes por nos proprios e a lei logo se ve o que da .................
    Concordam com este comentário: cangalheiro
  6.  # 6

Neste momento sinto que as coisas estão encaminhadas, o tribunal já autorizou o pagamento de uma outra taxa para se tratar do despejo, conto já ter boas notícias na próxima semana! Obrigada a todos pelo contributo, quando souber de mais novidades direi algo!
  7.  # 7

Colocado por: DandenNeste momento sinto que as coisas estão encaminhadas, o tribunal já autorizou o pagamento de uma outra taxa para se tratar do despejo, conto já ter boas notícias na próxima semana! Obrigada a todos pelo contributo, quando souber de mais novidades direi algo!
    Completamente de acordo Danden, é preferivel ser o inquilino a levar-nos a tribunal que sermos nós a levar o inquilino.

0.0086 seg. NEW