Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Pretendo construir uma moradia térrea, em sistema modular ou em LSF.

    Será que me podiam dar referências de empresas, idealmente baseadas em experiências pessoais, positivas ou negativas, com este tipo de construção?

    Apesar de ter visto que este tópico já foi abordado neste fórum, a verdade é que não encontrei ainda a partilha por parte de pessoas que realmente possuam este tipo de habitações e isso era um fator fundamental para a minha tomada de decisão.

    Por outro lado, como este é um tópico em constante evolução agradecia também que me informassem de qualquer novidade nesta área.

    Muito obrigado,

    Eduardo
  2.  # 2

    Boa tarde,

    A sua procura baseia-se na possível redução de custos?

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  3.  # 3

    Bom dia,

    A ideia principal não é reduzir custos, ainda que esse factor também seja importante. Pelo que tenho lido, e apesar de ser um leigo na matéria, não me parece haver vantagens significativas a esse nível, comparando LSF ou construção modular com a construção tradicional em alvenaria.

    Aquilo que me parecem vantagens da construção em LSF ou modular são o processo mais rigoroso e certificado de construção, com materiais mais nobres, que asseguram potencialmente menos problemas de manutenção e menos imprevistos durante a obra. A rapidez de execução também é algo que me suscita interesse.

    Basicamente, todas as pessoas que conheço que construíram casas em alvenaria relatam a experiência como muito demorada, problemática e todas tiveram sérios problemas após a conclusão das obras (infiltrações, mau isolamento térmico e acústico, etc.).

    Claro que também tenho dúvidas relativamente ao LSF e construção modular, por isso seria importante ter a opinião de pessoas que têm experiência de construir e viver em casas deste tipo. Por exemplo, tenho reservas quanto ao isolamento acústico, sobretudo das paredes internas, e também tenho lido que as casas têm uma grande tendência a aquecer demasiado no Verão.

    Se alguém poder ajudar a esclarecer as minhas questões ficaria muito grato.

    Abraço,

    Rui Sousa
  4.  # 4

    Colocado por: Edu79Basicamente, todas as pessoas que conheço que construíram casas em alvenaria relatam a experiência como muito demorada, problemática e todas tiveram sérios problemas após a conclusão das obras (infiltrações, mau isolamento térmico e acústico, etc.).


    Este problema não é intrínseco a nenhum método construtivo, resulta de uma má execução ou de más opções na fase do projecto, qualquer sistema se for bem executado e escolhido devidamente para cada situação apresentará resultados satisfatórios.
    Caso tenha duvidas, leia do principio ao fim a "saga" do Layman que construiu em LSF.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edu79
  5.  # 5

    Vou ler esse tópico de discussão. Obrigado pela dica.

    Estou consciente daquilo que disse; a minha expectativa, provavelmente infundada, é que a proporção de erros na construção LSF ou modular seria menor devido ao processo estar teoricamente mais estandardizado e ser menos dependente do factor humano.

    Alguém tem experiência, positiva ou negativa, em construir com a Modiko (anterior Teketo)?
  6.  # 6

    Já li carradas de tópicos onde houve pessoas que diziam que iam ver as ditas casas, que iam construir usando esse sistema, mas depois... nada.
    Concordam com este comentário: PatSil
  7.  # 7

    Independentemente do sistema construtivo, aposte numa Bia fiscalização à obra com um técnico experiente.

    Bom isolamento por ser conseguido em qualquer sistema construtivo.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edu79
  8.  # 8

    Obrigado pelas dicas.

    De facto até agora não vi ninguém que tenha uma moradia da Modiko a partilhar a sua experiência.
  9.  # 9

    Um familiar de um colega meu construiu e pelo que ele me disse não ficou muito satisfeito em termos de impermeabilização tem algumas infiltrações e também não está muito satisfeito com o comportamento acústico da moradia. Também me parece que o relacionamento com a empresa não foi dos melhores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edu79
  10.  # 10

    Muito obrigado.
  11.  # 11

    E com a NorPorto ou com a ProRuan? alguém tem experiências que possa partilhar?
    Obrigado
    •  
      janus
    • 4 janeiro 2014

     # 12

    Pode esclarecer melhor a sua opinião, por favor.

    Colocado por: rjmsilvaUm familiar de um colega meu construiu e pelo que ele me disse não ficou muito satisfeito em termos de impermeabilização tem algumas infiltrações e também não está muito satisfeito com o comportamento acústico da moradia. Também me parece que o relacionamento com a empresa não foi dos melhores.


    Não ficaram muito satisfeitos com a impermeabilização de quê? Laje de fundações, paredes, cobertura? Qual o problema concreto que existe?
    Problemas no comportamento acústico da casa? Por não respeitar as condições normativas? Quais? Qual o valor registado nas medições? Qual é o problema concreto que aconteceu?
    O relacionamento pode não ter sido bom… Qual a razão? Existiram problemas de pagamento? O familiar do seu colega estava a exigir o contratado no caderno de encargos? Digo isto porque a experiência diz-nos que o cliente pensa que para ao empreiteiro é tudo de borla e pode acrescentar mais umas coisitas que isso não lhe custa nada?
    O sistema construtivo MODIKO pode ser visitado em muitos países e em Portugal. Existem vários empreiteiros a construir neste sistema. Qual foi o empreiteiro que executou a obra?

    Como disse um dos intervenientes anterior, os maiores problemas existem no sistema tradicional de alvenaria... quando não são bem executados. Só que para executar um bom projeto no sistema construtivo tradicional não se podem praticar os preços que são referidos por aqui. O poder podem, mas quando as empresas funcionam na lógica da SACYR
    http://www.eleconomista.es/empresas-finanzas/noticias/5434219/01/14/El-expresidente-de-Sacyr-vendio-un-059-de-la-empresa-el-23-de-diciembre.html.
  12.  # 13

    Estou em contacto com a empresa Módiko, para desenvolveren o meu projecto, porque acho o sistema que eles desenvolveram o mais bem conseguido e o que melhor responde ás exigências.
    Também achei estranho a nova marca e imagem ( nestes tempos esta mudança é sempre por maus motivos ) mas por " linhas travessas " soube que neste caso não é isso, esta alteração é devida á estratégia que a empresa implementou para poder dar resposta á procura que tem tido, criando para isso uma rede de parcerias com construtores locais, que fiscalizados por eles, responem ás necessidades dos clientes. Ao que me parece ficou:
    Modiko : tem o conceito, comercializa-o em Portugal e estrangeiro, é responsável pelo projecto e fiscalização
    A Téketo faz basicamente a montagem dos elementos Modiko para os parceiros.
    Quanto a prazos também me informei que as coisas tiveram uma fase em que não correram a 100%, mas eles responderam e agora já estão a cumprir com o que prometem. Soube de uma casa, R/Ch e 1º Andar, com 250 m2 que ficou concluída em 4 meses e uma semana ( informação confirmada pelo proprietário ), que dizem ?
    Parece-me bom, não acham?
    Outro aspecto que me levou a contactá-los é que sei que forneceram á pouco tempo uma solução para um orgânismo publico, e como as exigências nestes casos são muitas, parece-me terem capacidade técnica para responder ao que pretendo.

    Vou tentando saber mais informações e colocarei á disposição.
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edu79
  13.  # 14

    Colocado por: santiparece-me terem capacidade técnica

    e como é que comprova\corrobora esta afirmação?

    contas criadas especificamente para dar boas referencias de empresas, são normalmente contas das proprias e não são levadas a serio, tendo inclusive o efeito contrario.

    "santi Membro
    Nome real
    Email indisponível
    Conta criada em há 4 horas
    Activa há 4 horas
    Contador de visitas 2
    Discussões iniciadas 0
    Comentários adicionados 1"
    Concordam com este comentário: Picareta
  14.  # 15

    Boa Tarde

    Sou visitante, mas nunca participei. Só me inscrevi agora porque agora é que comecei a contactar empresas para escolher a que me vai desenvolver o projecto e a construção da casa.
    Quanto á Modiko, recolhi informação através duma visita de uma casa do modelo deles que mais me agrada, modelo Porch, onde fiquei com o contacto do proprietário e depois contactei-o.
    Esta casa em Santa Joana, Aveiro, é a que referi ter sido feita em 4 meses e uma semana.
    Como disse, vou contactar outras empresas e vou colocando mais informação.
  15.  # 16

    E consegue dizer em quanto fica a construção desse modelo Porch, excluindo terreno, taxas e licenças, só projecto e construção?
  16.  # 17

    Por acaso tem boa pinta!
  17.  # 18

    Boas. Tem novidades das casas??

    Preços é que tenho receio... Fora o resto.
  18.  # 19

    Antes de mais boa noite a todos.
    Inscrevi-me neste fórum, pois achei piada às "opiniões" quase clubísticas de alguns dos comentadores.
    Gosto bastante das opiniões do comentarista janus, pois é dos poucos que fornece informação detalhada sobre um determinado tipo de construção, e elucida os menos informados sobre as verdadeiras vantagens do sistema que ele implementa.
    Vou falar da minha experiencia pessoal, e não vou utilizar muitos termos técnicos, pois sou um leigo nesta matéria.
    Resumindo, construi a minha habitação em alvenaria, cappoto "xpto", sistema parede dupla, com não sei o que pelo meio, pavimento XPTO AC5...
    Resultado, e peço desculpa pelo termo, uma verdadeira "bostada".
    Existem bons profissionais em alvenaria...Por cada bom profissional existem 10 chico-espertos que se aproveitam de clientes menos atentos para utilizarem atalhos...Resultado, casa cheia de infiltrações, chao a levantar em todos os lados, isolamentos perfurados, e, a cereja no topo do bolo, empresa de construção falida...
    Construção em alvenaria pode ser a melhor coisa do mundo, mas depende de um fator essencial que é, o fator humano...toda a construção é feita "in situ", e está dependente do maior ou menor profissionalismo de quem a esta a construir...
    E aqui reside a primeira vantagem de um sistema modular, como as casas são feitas em fabrica, e são sujeitas a rigorosos testes, logo aqui diminuímos, e muito, o erro humano.
    Quanto aos materiais, tendo em conta que já vi o janus dar um valor de 595€ + IVA para a construção no sistema modiko (com descrição dos materiais utilizados, que os entendidos na matéria já declararam como sendo de boa qualidade), gostaria que alguém postasse, quanto ficaria o preço por m2 de uma casa em alvenaria de qualidade similar.
    Last but not least, casei-me em Agosto de 2011 na Quinta das Riscas, nas Faias(Montijo), o proprietário da quinta tem a sua habitação própria proxima da quinta e convidou-me a mim e a minha esposa para almoçar com a família dele na sua residência...A casa foi construída em LSF, com isolamento interior de lã de rocha...No exterior estavam 40º, no interior sem recurso a sistemas de arrefecimento a temperatura rondava os 22º.
    Posso dizer-vos que tenho familiares que residem na Marisol, que têm uns vizinhos que construíram uma moradia modular em betão, à cerca de 8 anos, e não podiam estar mais satisfeitos com a opção...depois de anos a viverem em casas com rachas...que necessitavam de manutenção, possuem uma casa cuja manutenção é quase nula, e que nunca lhes deu um único problema...
    Da minha experiencia pessoal, infelizmente, optei pela alvenaria, o que se revelou uma opção muito mais dispendiosa.

    Aos que dizem que esta construção não tem qualidade, ou e de qualidade inferior à alvenaria, suíços, franceses, alemães, dinamarqueses, suecos, americanos, etc etc etc...
    Esses gajos são todos uns burros pah!!!Não percebem nada do assunto...Até porque não existem casas construídas segundo estes métodos com largas dezenas de anos...
    Nós é que sabemos, e continuamos a ser um pais que usa a alvenaria como método principal de construção... ;)

    Falando um pouco mais a sério, e para quem tem algum interesse neste tipo de comparações, e para escapar um bocado a estas discussões de experiencias pessoais, ou de sites e blogues feitos pelos profissionais do setor e tentar obter uma resposta mais imparcial, poderá sempre tentar consultar algumas teses de mestrado produzidas em Portugal, que fazem precisamente este tipo de comparações (já vi pelo menos 3,do ISEL, do IST,e da universidade de Aveiro)...
    Não entrando em pormenores técnicos, pois o que os senhores la dizem a nível de soluções técnicas é "xinamarques", olho para as conclusões das teses, e em quase todas sao unanimes...preço construção similar para casas com o mesmo tipo de acabamentos, construção modular, segundo os testes dos senhores, apresenta melhor performance a nível térmico e acústico, e tem ainda a vantagem de poder ser construída em menos tempo...

    Um grande abraço, e, por favor, não me massacrem muito, sou rookie nestas andanças, e pouco percebo de construção...Apenas espelhei aquilo que vivi na primeira pessoa, e o que li nas poucas pesquisas que fiz sobre o assunto
    Concordam com este comentário: nemmartins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nemmartins, Edu79, rmgj, Smota
  19.  # 20

    Tem a noção que o conforto térmico e o problema das infiltrações não tem nada haver com a estrutura da casa?

    Também não percebi usou capotto com parede dupla?

    Fica também anotação que o capotto em si já é uma marca.

    Boa sorte para resolver esses problemas.

    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
 
0.0203 seg. NEW