Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde Foristas,

    Tenho uma casa arrendada em que o inquilino me solicitou a reducao do valor da renda por um periodo de 6 meses. como a pessoa tem sido cumpridora, estou inclinado a aceitar o seu pedido e reduzir temporariamente a renda, sem com isso alterar o nosso contrato de arrendamento. Os recibos que vou passar entretanto vao tambem reflectir o valor mais baixo.

    A minha questao tem a ver com os riscos que posso estar a correr sem saber. Ao aceitar uma reducao temporaria estarei eu implicitamente a aceitar um valor de renda mais baixo para sempre? como nao vou fazer novo contrato, e no contrato que temos vem mencionado o valor acordado originalmente, posso daqui por 6 meses voltar exigir o valor da renda sem problemas?

    Nao sei se alguem ja passou por uma situacao semelhante, pelo que se alguem tiver experiencias similares por favor partilhem.

    Obrigado e bom ano novo para todos,
    Ghengis
    • size
    • 3 janeiro 2014

     # 2

    À partida, tem um problema fiscal para resolver. Como vai declarar o valor total das rendas recebidas durante o ano ?

    Para ficar tudo legal, talvez seja conveniente fazer aditamentos ao contrato, com entrega dos mesmo nas Finanças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ghengis
  2.  # 3

    Colocado por: sizeÀ partida, tem um problema fiscal para resolver. Como vai declarar o valor total das rendas recebidas durante o ano ?

    Declarando aquilo que recebeu!

    Colocado por: sizePara ficar tudo legal, talvez seja conveniente fazer aditamentos ao contrato, com entrega dos mesmo nas Finanças.

    Correcto.

    Colocado por: GhengisNao sei se alguem ja passou por uma situacao semelhante, pelo que se alguem tiver experiencias similares por favor partilhem.

    Eu já passei por isso. O inquilino queria ir embora, baixei a renda 50€, fiz uma adenda ao contrato, registei nas Finanças e passei a emitir o recibo no valor acordado e real! Infelizmente para mim e para eles - inquilinos -, ficaram desempregados e vão deixar a casa no final do mês. E agora, provavelmente, nem por esse valor a vou arrendar. Se tem bons inquilinos, estime-os, reduza a renda.
    Concordam com este comentário: pom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ghengis
  3.  # 4

    Tem que ver se vale a pena investir nesses inquilinos, se achar que é gente de cumprir compromissos vá em frente.

    Senão, tenha cuidado com isso porque pode voltar-se contra si, agora são 50€ por mês na renda daqui a 3 meses podem ser 100€ por mês. Pessoas em dificuldades económicas por vezes é como a bola de neve, as coisas vão crescendo!!

    Tem que avaliar bem o mercado das casas na sua zona, se é fácil de arrendar novamente o imóvel por esse preço, etc, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ghengis
 
0.0077 seg. NEW