Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

preciso de ajuda na seguinte situação.

A casa de um amigo meu, térrea, sem desvão sanitário, não tem qualquer sistema de ventilação (nem no WC) e nesta altura do ano, nem as janelas se podem abrir.
    Não sendo ventilada, e sofrendo ainda de diversos pontos de humidades ascendentes do solo, a casa é bastante húmida.

Ele vai agora instalar um recuperador de calor a ar.
    Sugeri-lhe que optasse por um recuperador com ventilação e que aproveitasse para mandar ar para as divisões circundantes.
    Indiquei-lhe que se insuflasse ar vindo do exterior, iria forçar a renovação de ar na casa e consequentemente reduzir a humidade.

Agora a questão seguinte, prende-se com os locais mais adequados para as saídas de ar quente.
    Do lado oposto da porta? Por cima da porta? Perto do chão?

A solução final depende de caso para caso, mas, em geral, quais as boas práticas na disposição das saidas de ar quente?
  2.  # 2

Duas coisas a pensar
    . VMC - ventilação mecanica controlada
    . Teoria (de um vendedor): http://www.solerpalau.pt/formacion_01_03.html
  3.  # 3

VMC seria de facto uma ótima solução.
    No caso em apreço, uma casa pequena, não sei se justifica o investimento num sistema VMC com capacidade de permutação de calor.

É possível (ou faz sentido) interligar um sistema VMC com um recuperador de calor a ar? Ou seja, o ar pré-aquecido na permutação de calor, passaria ainda pelo recuperador e dai era então enviado para as divisões.

E quanto à questão da disposição das saídas de ar quente nas divisões? Qual a abordagem que recomendam/seguiram em vossas casas?
  4.  # 4

Prince, em minha casa tenho ventilação pelo recuperador, o ar quente entra nos quartos e espulsa o ar frio, estou hoje a terminar um acrescento no projeto para renovação de 400m3 de ar novo aspirado para o recuperador e distribuido pela casa, amanhã posto news, mas adianto que ja tenho o recuperador apagado a 3 dias e nada de humidades.
    • eu
    • 5 janeiro 2014 editado

# 5

Porque é que ele não instala, em vez do recuperador de calor, unidades de ar condicionado?

O ar condicionado pode ser usado, não só para aquecimento e arrefecimento,mas também para retirar a humidade do ar... e é muito eficaz nessa tarefa.
  5.  # 6

Pois e a fatura da luz paga o passos....
  6.  # 7

Colocado por: euPorque é que ele não instala, em vez do recuperador de calor, unidades de ar condicionado?

Porque faz questão de ter uma chama a arder em casa. Mas essencialmente porque, no caso, ele tem acesso a lenha própria pelo que quer aproveitá-la.

Colocado por: euO ar condicionado pode ser usado, não só para aquecimento e arrefecimento,mas também para retirar a humidade do ar... e é muito eficaz nessa tarefa.

Li que o AC não retira humidade no Inverno...
  7.  # 8

Colocado por: Flaviano742Prince, em minha casa tenho ventilação pelo recuperador, o ar quente entra nos quartos e espulsa o ar frio

Tenho acompanhado o seu projeto :)
    Já agora, como sabe que é o ar frio que é expulso?

No seu caso, pelo que percebi, colocou as saídas de ar quente no canto oposto à porta, no teto. Está satisfeito com esse sistema ou tem alguma coisa a apontar?
    Tem alguma saída própria para o ar a ser expulso ou simplesmente sai pelas frinchas das janelas/portas?
  8.  # 9

Colocado por: euO ar condicionado pode ser usado, não só para aquecimento e arrefecimento,mas também para retirar a humidade do ar... e é muito eficaz nessa tarefa.

Para isso tem que ser um bom aparelho, mas mesmo assim eu nunca conseguir tira a humidade com o meu AC no quarto, Sharp inverter... No verão sim tirava humidade a mais !

No inverno para tirar a humidade tinha que fazer frio e nem um litro tirava num dia ! Enquanto o desumidificador enchia 5 litros e não fazia frio .

Eu, há hoje algum bom AC que tire a humidade decentemente sem me gelar a casa ? O meu ao fim de 18 anos avariou !

Colocado por: princeA solução final depende de caso para caso, mas, em geral, quais as boas práticas na disposição das saidas de ar quente?

O mais perto possivel do recuperador , se as saídas forem pelo chão melhor, mas para isso não pode usar um inserivel... A não ser kitado como o do Flaviano.

Acaba por ser mais simples por cima, pelo tecto falso, pois mesmo com ventilação fraca como o ar quente sobe, sai sempre alguma coisa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince
  9.  # 10

Colocado por: Jorge Santos - Farohá hoje algum bom AC que tire a humidade decentemente sem me gelar a casa ?

todo e qualquer um, desde que saiba como fazer,

até um chinoca daqueles do aky consegue tirar até 30litros de agua num dia,
  10.  # 11

Colocado por: jorgealvestodo e qualquer um, desde que saiba como fazer,

3o litros num dia.. Já não tenho tanta humidade para isso :-)

O meu tirava 5 litros no verão sem eu querer, mas no inverno nem pensar, mal baixava a humidade e a casa ficava fria.

Conhece algum que tire humidade e faça calor ao mesmo tempo ?
  11.  # 12

Conhece algum que tire humidade e faça calor ao mesmo tempo ?

Colocado por: jorgealvestodo e qualquer um, desde que saiba como fazer,

basta que sucessivamente o faça trabalhar em ciclos de aquecimento desumidificação aquecimento e novamente desumidificação, com duração de 15 minutos cada,

simples não é?
  12.  # 13

Colocado por: jorgealvessimples não é?

Quer dizer arrefecer , aquecer, arrefecer, aquecer ? Era o que eu fazia, mas tinha muito melhores resultados com o desumidificador e não arrefecia a casa !

Mas o que eu gostava mesmo é de um que ao mesmo tempo que aquece controlasse a humidade ... Acho que isso existe, conhece algum bom ?
  13.  # 14

Colocado por: Jorge Santos - FaroQuer dizer arrefecer
    todas as maquinas têm a função de desumidificação que não é mais do que a função de arrefecimento com a velocidade mais baixa do ventilador,
    logo pouco vai influir na temperatura global do espaço, e depois quando comuta para aquecimento faz no sentido oposto, seleciona a velocidade mais alta para debitar mais energia,

com isto aquece muito mais do que arrefeçe e puxa muita humidade, mas mesmo muita.

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas o que eu gostava mesmo é de um que ao mesmo tempo que aquece controlasse a humidade ... Acho que isso existe, conhece algum

as maquinas com aquecimento por resistências faziam isto com uma pequena alteração,

fiz algumas versões para caves enterradas que ainda hoje funcionam, ligava um humidistacto com a resistência e o compressor, assim a maquina fazia frio e quente no mesmo ciclo,

para ambiente domestico não conheço nenhuma com esta funcionalidade,
  14.  # 15

Colocado por: jorgealvesfiz algumas versões para caves enterradas que ainda hoje funcionam, ligava um humidistacto com a resistência e o compressor, assim a maquina fazia frio e quente no mesmo ciclo

Isso deve ser mais confortável, se por exemplo quisermos controlar a humidade durante a noite enquanto dormimos. Deve consumir mais mas não se pode ter tudo.

Se nos dermos ao trabalho de controlar a humidade antes de dormir tudo bem, só que com a tarifa bi-horaria acabamos por tentar ligar tudo apenas depois das 22 h.

Mas uma coisa é certa quando temos a construção mal feira e o vapor dos banhos e percorrer os quartos saí sempre mais caro do que fazer as coisa logo bem de raiz para poupar no Ac, que pelo menos aqui na minha zona perto no mar com temperaturas quase sempre acima do 9 º é um sistema que gasta muito pouco e compensa em relação a qualquer outro .
  15.  # 16

Colocado por: Jorge Santos - FaroO mais perto possivel do recuperador , se as saídas forem pelo chão melhor, mas para isso não pode usar um inserivel... A não ser kitado como o do Flaviano.

Acaba por ser mais simples por cima, pelo tecto falso, pois mesmo com ventilação fraca como o ar quente sobe, sai sempre alguma coisa...

Ena, quanta informação!

Colocado por: Jorge Santos - FaroO mais perto possivel do recuperador

Porquê? Para não se perder tanto calor no caminho ou para não exigir tanta potência do motor?

Colocado por: Jorge Santos - Farose as saídas forem pelo chão melhor

Porquê?

Colocado por: Jorge Santos - Faromas para isso não pode usar um inserivel... A não ser kitado como o do Flaviano.

qual a particularidade dos ingeríveis a que se refere? Não terem carter?
  16.  # 17

Colocado por: princePorquê? Para não se perder tanto calor no caminho ou para não exigir tanta potência do motor?

O maior problema é a perda de calor ao longo da tubagem, pois o ar não é como a agua que pode percorrer metros e metros quase sem perder o calor. Tem a ver com a condutibilidade !
    O motor pode sempre escolher o que mais lhe servirá caso a caso .

Colocado por: princePorquê?

Porque se for pelo chão como o ar quente sobe mistura-se melhor, mas note que ao fim de algumas horas vai dar no mesmo...

Se colocar as saídas no tecto tem mais dificuldade em fechar ao abrir, mas como lhe disse o melhor mesmo é colocar por onde necessitar de menos tubo, seja em baixo ou em cima.

Colocado por: princequal a particularidade dos ingeríveis a que se refere? Não terem carter?

Os inseriveis normalmente têm carter , ou seja uma chapa por fora a tapar tudo para criar um caixa por onde o ar passa de modo a retirar o calor do aço ao passar perto das zonas mais quentes do aparelho.
    O problema é que o ar se for forçado com um ventilador suplementar vai escapar pela saida de calor que o inserivel tem por cima da porta e pela parte de baixo onde normalmente se colocam os ventiladores.

O Flaviano kitou o dele para o ar só sair por cima e só entrar no local onde vai colocar o ventilador !

Para aqueçer quartos o melhor são os monoblocos desde que não sejam muito grandes:

https://www.google.pt/search?q=recuperadores+monobloco&client=firefox-a&hs=uYe&rls=org.mozilla:pt-PT:official&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=5PHJUuLqAoOV7AbafQ&ved=0CFQQsAQ&biw=1680&bih=890
  17.  # 18

Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Para aqueçer quartos o melhor são os monoblocos

hmmm
    Então o que diferencia os monobloco é serem já projectados para distribuir ar para as divisões adjacentes?

Colocado por: Jorge Santos - Farodesde que não sejam muito grandes

Suponho que a justificação para este excerto da sua frase seja:
    "NÃO SE OBTEM O RENDIMENTO IDEAL COM QUANTIDADES MINUSCULAS DE LENHA"

Isto leva-me a outra questão: como acertar no tamanho certo do recuperador? Será que dá para confiar na característica m3 que o folhetim técnico publicita?
  18.  # 19

Colocado por: princehmmm
    Então o que diferencia os monobloco é serem já projectados para distribuir ar para as divisões adjacentes?

Esses (nem todos) Têm as saida para ligar as condutas e uma entrada para ligar um ventilador ou alguns já trazem o ventilador por baixo !
    Os inseriveis são para instalar em lareiras existentes, mas na prática andam a instalar em obras novas .

Quanto ao tamanho certo... Boa pergunta ! Quanto mais pequeno mais rendimento dá, aliás se a certificação estiver bem feita pode ver nas marcas as diferenças de potência a as diferenças de rendimento que é o mais importante.

Uma moradia muito grande é praticamente impossível aquecer só com um recuperador a ar, deixa de ser viável !

Em relação aos metros cubicos que vêm nos catalogos.. Bem isso tem a ver com a potençia que é dada pelo consumo de lenha e pelo rendiment do aparelho.

Eu começava a escolher recuperador pelo consumo de lenha que está disposto a gastar, isto se paga a lenha...

Sendo de borla e voçe a corta num recuperador cabe lenha maior ...

Não é fácil eu dar uma resposta muito objectiva respondendo com honestidade !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince
  19.  # 20

Colocado por: jorgealvesbasta que sucessivamente o faça trabalhar em ciclos de aquecimento desumidificação aquecimento e novamente desumidificação, com duração de 15 minutos cada

No caso de um multisplit, este ciclo tem que ser feito em todas as máquinas interiores em simultâneo?

0.0218 seg. NEW