Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um recuperador de calor, que funciona como caldeira de aquecimento contra a água, instalado a 3 anos, que nunca foi limpa a chaminé. A chaminé é em tubos de inox lisos modulares com diâmetro interior de 200mm, e pela fraca tiragem deste ano parecem estar entupidos. Algema tem alguma sugestão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  2.  # 2

    utilize uma escova circular. Vai precisar também de um cabo para fazer passar a escova ao longo de toda a conduta.

    Procure um kit de limpeza de chaminé numa drogaria, que já trás os cabos e escova.
    Se não tiver acesso ao tubo inox através da hot vai precisar subir ao telhado.

    Tem também uns produtos de limpeza que se aplicam sobre a chama e vai então desfazer a fuligem. Mas 3 anos pedem uma limpeza a fundo. Vá pelo kit
  3.  # 3

    Aspecto do kit
      kit.jpg
    • eu
    • 5 janeiro 2014

     # 4

    Os tubos têm curvas?
  4.  # 5

    Se tiver a conduta em inox até ao terminar da chaminé e tudo bem feito, a melhor maneira de limpar é incendiar a conduta de fumos :-)

    Um bom incêndio na conduta acaba com toda a sujidade. Mas deve abrir a porta do recuperador de modo a ficar encostada para o vidro não rebentar .

    E atenção tem que ter um bom terminal de chaminé e afaste-se da chaminé !

    Pensando bem, o melhor mesmo é usar um escovilhão pois pegar fogo à conduta requer alguns cuidados, mas que limpa limpa !
  5.  # 6

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Pensando bem, o melhor mesmo é usar um escovilhão pois pegar fogo à conduta requer alguns cuidados, mas que limpa limpa !


    Como se pega fogo à conduta?
  6.  # 7

    Não posso dizer isso :-)

    Mas posso mostrar uma foto de uma em brasa ( Em aço inox de 2 mm)

    Conduta inox a arder

    Isto só foi feito porque a conduta que tem 9 m de altura é toda em inox de 2 mm e bem instalada .

    Levou quase uma hora a arder o "carvão" (Fuligem) que estava agarrado e a bloquear a saída de fumos.

    Neste caso foi com algodão embebido em alcool a arder e atirado usando um garfo comprido !

    Se fizerem isto numa conduta em alvenaria ou em chapa ou em inox que passe perto de roupeiro etc... Podem pegar fogo à casa !

    Mas isto pode acontecer sem mais nem menos a meio da noite se usarem lenha verde cheia de resina basta dois meses de uso para pegarem fogo.

    Se usarem os troncos que "limpam" as condutas o perigo de incêndio reduz consideravelmente.

    Alguns clientes meus ingleses (Mas loucos que eu) provocam o incêndio nas condutas para limpar usando lenha muito fina atirada de repente para o meio de um fogo forte, mas não aocnselho a fazerem pois o fogo se a instalação for mal feita pode recuar para dentro de casa, tal como pode acontecer num dia normal de uso se a chaminé não for limpa !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
  7.  # 8

    Colocado por: Jorge Santos - FaroMas posso mostrar uma foto de uma em brasa ( Em aço inox de 2 mm)

    Brutal!!
  8.  # 9

    Colocado por: Jorge Santos - FaroEm aço inox de 2 mm

    Curioso...
    Nunca encontrei à venda, tubos de aço inox de 2mm....
    Isso é por encomenda ou não estou a dirigir-me às lojas certas?
  9.  # 10

    Colocado por: albertinoIsso é por encomenda ou não estou a dirigir-me às lojas certas?


    Nas lojas de lareiras não vendem tubo desse !

    Arranja isso com façilidade nas serralharias que trabalham com inox .

    É tubo inox igual ao usado nas construções em inox e tem 6 metro de comprimento.

    Mas atenção ao usar esse tubo temos que ter em conta a sua dilatações , ou seja não pode ser colocado em cima do recuperador e ser preso na laje, tem sempre que ser enfiado por uma "manga" ligeiramente mais larga que o tubo.

    Se vai colocar um tudo desses à vista ainda há mais uns truques para evitar as condensações !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
  10.  # 11

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Se vai colocar um tudo desses à vista ainda há mais uns truques para evitar as condensações !

    hmmm...
    Assim à primeira vista, não me ocorre nada, neste tubo de 2mm, que justifique um tratamento do tubo corrente...

    No contexto de condutas de fumos, em que situações é necessário um tubo com esta espessura?
  11.  # 12

    Colocado por: albertinoNo contexto de condutas de fumos, em que situações é necessário um tubo com esta espessura?


    Não é necessário essa espessura ! Apenas se usa porque permite obter condutas de uma só peça até 6 metros ou mais se for soldada.

    Os tubos para o recuperadores são sempre mais finos, mas têm apenas 1 metro .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: albertino
  12.  # 13

    Tenho uma salamandra, em forma de lareira, assente numa daquelas chaminés antigas (tipo alentejanas) onde se costumava cozinhar.

    Do topo da salamandra sai um tubo inox, que passa dentro da antiga chaminé, e que vai praticamente até ao topo da fuga. Na base da chaminé foi tudo isolado com lã de rocha para que a abertura diminuísse e servisse de isolamento.

    Após 8 anos de uso, e com cerca de uma 1 ton. de lenha todos os anos queimada, e sem nenhuma manutenção (nem sabia que era preciso manutenção pois disseram-me que o tubo de inox não agarrava fuligem), na passada segunda-feira começou tudo a arder por dentro do tubo inox.

    As chamas atingiram o topo da chaminé e começou a libertar fagulhas. E como moro numa zona antiga cheia de casas velhas acabei por chamar os bombeiros. A libertação de fumo foi muito intensa e fiquei com a casa cheia de fumo.

    O arrefecimento foi feito por cima com extintor. E a preocupação dos bombeiros é que tivesse alguma estrutura de madeira enfiada na chaminé, o que não é caso.

    A verdade é que a conduta está limpa como à muito tempo não estava. Mesmo assim os bombeiros aconselharam-me a mandar lá um limpa chaminés.

    Será que o tubo de inox terá ficado danificado por causa das temperaturas? Ou posso acender o lume à confiança?

    Na zona da abertura do ar a salamandra ficou toda descolorada, posso pintá-la com um daqueles spray com tinta para altas temperaturas?

    Que outros cuidados deverei ter em atenção antes de voltar a acender a salamandra?

    Obrigado.
  13.  # 14

    Aproveitando e desenterrando este tópico...
    Tenho o kit de limpeza (escovilhão) que comprei no Aki e hoje ao usar para fazer a limpeza do tubo (saída de fumos) do recuperador, deparei-me com uma tampa que abre e fecha no inicio da conduta (de dentro para fora).
    Essa tampa é giratória (abre e fecha) puxando o ''manipulo'' que se encontra ao lado da porta do recuperador, quando fecha fica o tubo parcialmente fechado e quando abre fica a conduta livre, só que como a tampa é giratoria situasse no centro da conduta ( a meio do tubo) impedindo que o ''escovilhão'' passe paea efectuar a limpeza...
    Alguém sabe como retirar esta tampa de forma a puder limpar?
    Obrigado
    p.s. o recuperador é da solzaima modelo zaima, este: http://www.climahorro.es/2667-thickbox_default/solzaima-estufa-de-lena-zaima.jpg
    A tampa que falo é a que está na saída para tubo que diz 185 de diametro.
  14.  # 15

    Colocado por: batistabombAproveitando e desenterrando este tópico...
    Tenho o kit de limpeza (escovilhão) que comprei no Aki e hoje ao usar para fazer a limpeza do tubo (saída de fumos) do recuperador, deparei-me com uma tampa que abre e fecha no inicio da conduta (de dentro para fora).
    Essa tampa é giratória (abre e fecha) puxando o ''manipulo'' que se encontra ao lado da porta do recuperador, quando fecha fica o tubo parcialmente fechado e quando abre fica a conduta livre, só que como a tampa é giratoria situasse no centro da conduta ( a meio do tubo) impedindo que o ''escovilhão'' passe paea efectuar a limpeza...
    Alguém sabe como retirar esta tampa de forma a puder limpar?
    Obrigado
    p.s. o recuperador é da solzaima modelo zaima, este:http://www.climahorro.es/2667-thickbox_default/solzaima-estufa-de-lena-zaima.jpg
    A tampa que falo é a que está na saída para tubo que diz 185 de diametro.


    Ninguém tem nada que me possa ajudar nesta situação????
    Vai começar nova época da aquecimento e gostava de ser esclarecido.
    Não conseguindo passar o ''escovilhão'' esses troncos de limpeza que ha a venda por ex: no Aki limpam a chaminé, ou é treta?
    Obrigados.
  15.  # 16

    Erro
  16.  # 17

    Provavelmente só desencaixando a conduta e tirando o mecanismo, ou colocando de cima para baixo o escovilhão...

    sobre os trocos também criei hoje um tópico sobre eles... de videos no youtube parece que até resulta... mesmo o jorge santos diz mesmo que ajuda bastante...
    • Micz
    • 14 janeiro 2022

     # 18

    A escova ficou presa no tubo de inox. Como tiro
 
0.0131 seg. NEW