Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou com uma grande dúvida relativamente aos btu's dos equipamentos de Ar condicionado a instalar no meu apartamento T3 que tem pré-instalação na sala e nos 3 quartos para um aparelho exterior situado na varanda da sala.
    Há quem recomende diferentes valores de btu's para os mesmos compartimentos e pesquisando na net valores de referência por metro quadrado fico igualmente confuso.
    Já vi tabelas elaboradas, já vi referências a 600 btu's/m2. já vi referência aos 600 btu's/m2 acrescidos de 600 btu's por cada pessoa que ocupa o espaço (excluindo a primeira pessoa), etc. ...

Deixo-vos as áreas, as indicações dos instaladores e uma descrição da casa.
    Compartimento - Área - Indicação do Instalador 1 - Indicação do Instalados 2
    Sala - 26,75 m2 - 18.000 btu's - 12.000 btu's
    Cozinha - 14,25 m2 - sem pré-instalação
    Hall Grande - 10,81 m2 - sem pré-instalação
    Hall Pequeno - 6,045 m2 - sem pré-instalação
    Quarto Suite - 17,25 m2 - 12.000 btu's - 9.000 btu's
    WC Suite - 3,35 m2 - sem pré-instalação
    Quarto Escritório - 13,55 m2 - 9.000 btu's - 9.000 btu's
    Quarto Roupa - 15,3 m2 - 9.000 btu's - 9.000 btu's
    WC Geral - 5,54 m2 - sem pré-instalação

A variação de propostas ocorre na sala e no quarto suite.
    A ideia é que possamos ter a casa +/- homogénea em termos de temperatura sem termos de andar a fechar as portas dos compartimentos, pelo que a unidade exterior terá de ter capacidade para trabalhar com os 4 equipamentos em simultâneo. Temos noção de que a cozinha e os halls nunca estarão tão quentes quanto os compartimentos que têm os aparelhos instalados, mas tem de se conseguir viver dentro da casa. Nestes dias mais frios de Dezembro, a casa chegou aos 13.ºC e é normal termos temperaturas de 14-15ºC :(
    Actualmente somos 2 a viver em casa, mas espera-se que a família duplique nos próximos anos :) e estas temperaturas são muito desconfortáveis.
    Temos aquecimento central com caldeira a gás, mas a caldeira mural é do tipo convencional e gasta-se muito gás para ter a casa quente, para além de que são necessárias várias horas de consumo para se conseguir ter a casa a uma temperatura agradável. É de referir que o construtor não instalou os termostatos nos radiadores do aquecimento central, mas pensamos que embora pudessem reduzir o consumo de gás, continua a ser uma forma cara de aquecer a casa.

O apartamento é em Mem Martins - Concelho de Sintra, e em termos de disposição é a seguinte.
    Quando se entra na casa, temos o Hall grande, do lado esquerdo (Este) temos a Cozinha, do lado direito (Oeste) a Sala e em frente (Sul) temos o Hall dos quartos. Depois temos os dois quartos do lado esquerdo (Este), a suite do lado direito (Oeste) e em frente o WC comum (Sul).
    Vivo no 3º piso, por cima são as arrecadações, e as fachadas Este, Oeste e Sul são exteriores. No lado sul não bate o sol porque tem um prédio ao lado que não deixa passar o sol. A casa apanha sol de manhã no lado este (Cozinha e Quartos) e depois toda a tarde do lado oeste (Suite e Sala).
    Tenho varandas na sala, cozinha e no quarto de 15,3 m2. O lado Oeste está virado para a Serra de Sintra e não há prédios mais altos do que o nosso na linha de vista para a serra. A vista é boa :) mas o fresquinho da serra vem direito a nós!
    Tenho vidro duplo com caixilharia de alumínio castanha que o certificado energético refere ser de corte térmico, embora me pareça fraco porque de manhã há condensação do lado de dentro da caixilharia. Há certamente melhores...

Com os dados que forneci podem-me ajudar a decidir pelo dimensionamento dos aparelhos?
    Depois de ter definida a capacidade dos equipamentos é mais fácil decidir sobre que marca comprar, eficiências, etc.

Já agora alguém conhece a marca Zantia? Uma das propostas que tenho é desta marca. A outra é LG. Depois tenho mais alguns orçamentos de algumas grandes superfícies de bricolage e/ou electrodomésticos (Mitsubishi, Panasonic, Kaysun, Samsung)

Obrigado!
    Carlos Carrazedo
  2.  # 2

Colocado por: Carlos Carrazedoa marca Zantia?

linha branca de um qualquer fabricante chinês, ou seja material de muito baixa qualidade,

A outra é LG

fabricante coreano\chinês de qualidade mediana,

Já vi tabelas elaboradas, já vi referências a 600 btu's/m2. já vi referência aos 600 btu's/m2 acrescidos de 600 btu's por cada pessoa que ocupa o espaço (excluindo a primeira pessoa), etc.

dependendo da zona climatérica, do isolamento térmico da envolvente e da ocupação usa-se uma bitola entre 350 e 750Btu´s\m2,

ou o "tecnico" propoem-lhe logo o limite superior, assim ele sabe que funciona sempre, custa é muito mais que uma solução á medida exacta para o seu apartamento,

A ideia é que possamos ter a casa +/- homogénea em termos de temperatura sem termos de andar a fechar as portas dos compartimentos, pelo que a unidade exterior terá de ter capacidade para trabalhar com os 4 equipamentos em simultâneo

eu aconselhava se puder claro o uso de um multi-split exterior a alimentar todas as unidades interiores de uma marca de renome, como seja Mitsubishi, Panasonic ou Daikin,
    e uma unidade com 23Kbtu´s\6,8Kw é a solução ideal,
    neste cenário, podia ser assim,

Sala - 26,75 m2 - 12Kbtu´s e somente porque tem o hall colado, senão os 9Kbtu´s eram mais do que suficientes
    Quarto Suite - 17,25 m2 - 9kbtu´s
    Quarto Escritório - 13,55 m2 - 9Kbtu's
    Quarto Roupa - 15,3 m2 - 9Kbtu's

esta solução completa pode custar entre 3850€ e 4600€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos Carrazedo
  3.  # 3

Obrigado Jorge Alves!

Pelo seu comentário vejo que a solução 12 kbtu's + 9 kbtu's + 9 kbtu's + 9 kbtu's será mesmo a solução ideal.
    Em relação ao aparelho exterior, será mesmo um multi-split de 4 saídas, mas refere 23.000 btu's. Não deveria ser a soma de 12 kbtu's + 9 kbtu's + 9 kbtu's + 9 kbtu's = 39 kbtu's?

Cumprimentos,
    Carlos Carrazedo
  4.  # 4

Colocado por: Carlos Carrazedo12 kbtu's + 9 kbtu's + 9 kbtu's + 9 kbtu's = 39 kbtu's?

isso é a maneira de fazer cálculos sem entrar em jogo com as potencialidades dos multi-split´s de gama alta,

ou na sua casa ocupa TODA a casa ao mesmo tempo e precisa que TODAS as maquinas estejam a trabalhar no MAXIMO ao mesmo tempo,

ou vai ocupando uma parte da casa ao longo do dia, durante o dia ocupa a sala e a cozinha e depois ocupa os quartos e deixa de ocupar a sala e a cozinha,

não terá alguma lógica o equipamento acompanhar este uso diferenciado?

e ao mesmo tempo ter uma maquina mais barata que consome menos?

0.0123 seg. NEW