A minha mãe tem uma casa com rés do chão e andar (pedra e tijolo respetivamente), em que o rés do chão foi em tempos divido em garagem + habitação, a mesma foi habitada pela minha avó mas há uns anos a esta parte está desabitada e agora eu tenciono remodelá-la e expandi-la (ocupando uma pequena parte da garagem), acontece que uma das principais intervenções será nas paredes e tectos, no caso das paredes por causa dos empolados das humidades e nos tectos acima de tudo por questões de isolamento acústico pois houve-se tudo que se passa em cima, no fundo pretendia ajuda em relação ao que seria melhor fazer para ter um bom isolamento, que tipo de materiais devo usar? Junto anexo fotos com exemplos das paredes empoladas e com tinta descascada e também da parede em pedra que faz parte da garagem e para onde pretendo expandir a habitação. Espero ter sido claro e agradeço opinião dos entendidos.
Para este tipo de patologias em paredes requer uma raspagem e aplicação de um produto hidrofugante com a reparação das mesmas renovando o embasamento das paredes. Seria aconselhavel um isolamento pelo exterior tipo capotto para minimizar as infilrações visiveis. As patologias identificadas advém também pelo fato da casa se encontrar desabitada com falta de aragem natural que levou igualmente à sua deterioração. Quanto ao isolamento acustico poderá optar por tectos falsos em gesso cartonado e aplicação de lã de rocha da classe A1.
Caso pretenda algum esclarecimento adicional disponha.
Obrigado "Costa53" pela ajuda, é impossível a aplicação do "etics" pelo fato das paredes serem de pedra e a minha mãe não querer "cobri-la"...como não sou entendido em termos usados na construção importa-se de me explicar o que é "embasamento"? Se em relação aos tectos era o que eu estava a pensar, a aplicação de pladur com lã de rocha ou vidro, isto porque ainda não percebi muito bem quais as diferenças entre ambos os materiais... Eu também estava a pensar fazer o mesmo em relação às paredes, que acha? Mesmo naquelas que actualmente são garagem, ou seja, só se vê a pedra, também nestas estava a pensar colocar isolamento + pladur, é suficiente?
Vivam! Sobre estes casos, comuns aquando do aproveitamento de espaços, normalmente utilizados como garagens ou arrumos em pavimentos térreos, o que normalmente afirmo é que os convertemos em palácios, desde que as pessoas tenham consciencia do que está lá construído. Acontece muitas vezes haver problemas de humidades e deficienetes isolamentos dos pavimentos térreos ou em casos de paredes enterradas algumas infiltrações, isto, porque ao fazermos o tratamento interior com revestimentos XPTO das paredes exteriores se houver infiltrações ou humidades ascencionais, o revestimento interior não vai resolver, apenas os ocultando, embora funcione, em principio. Em relação ao post do smileman, já tenho feito bem pior e resultou, o que não é garantia, mas no que parece das fotos, efectivamente há alguma humidade escancional que já impulsionou alguma pintura, mas que não parece ser excessiva e já parece ter alguns anos, pelo que um bom revestimento das paredes interiores vai ocultar essa patologia, isolar o espaço e resolver durante muitos anos esse problema. Já em relação aos tectos, não teria grandes dúvidas, por questões de isolamento térmico e acústico que funcionarias. Resta-lhe as paredes de compartimentação que, provávelmente, por problemas de humidade ascencional e até de homogeneidade de comportamento deve ou devem ser revestidas também com sistemas compatíves, mas neste particular, tem a ver com as disponibiliades económicas, uma vez que é uma coisa que poderá sempre tratar à posteriori. "fassam" parte.
Estas pessoas agradeceram este comentário: smileman