Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite!

    Estou a procura de casa na Baixa do Porto e apareceram-me algumas situações muito vantajosas sobre as quais tenho dúvidas.

    Existem algumas empresas que compram prédios antigos e não os reconstroem. Pelo que me foi explicado são apenas remodelados, ou seja: mantêm as paredes de fora e a fachada do prédio, o que implica que não seja pedida licença de reconstrução à câmara, mas apenas lhe dão conhecimento que vão remodelar o prédio (a razão para isto é "não ficar com o dinheiro empatado durante 2 anos"). Nestas casas as placas do prédio não são de cimento, mas de madeira. Colocam vigas e preenchem com madeira e tectos falsos no andar de baixo. Também não têm gás, sendo a casa toda eléctrica e não têm elevadores. A separação entre os compartimentos da casa são feitos com pladur.

    Este tipo de casas são esteticamente muito agradáveis e jovens (duplex ou mezzanine) e o material não será da melhor qualidade (não são as casas do porto vivo, nessas a qualidade parece-me muito boa mas o preço é muito maior). Algumas das empresas mostram-nos as casas ainda "velhas", antes das remodelações.

    Gostava de saber se alguém já comprou ou conhece alguém que comprou uma destas casas e qual a sua opinião ou se é necessário ter algum aspecto particular em atenção para evitar dissabores depois da compra.

    Tentei procurar no forum mas não encontrei nenhum tópico semelhante.

    Obrigado
  2.  # 2

    Não entendo porque diz que os materiais são de menor qualidade.
  3.  # 3

    Foi o que me disseram alguns dos vendedores...
  4.  # 4

    Eu já vi de tudo.
  5.  # 5

    Boa noite Duarte,
    Quanto a investir num apartamento com esse tipo de construção penso que deverá ter em conta que o nível de isolamento acústico provavelmente será muito inferior ao de um apartamento novo que cumpra o regulamento de acústica atual. Assim este seria um dos aspetos que eu teria em conta pois poderá ficar sujeito a ter de ouvir os ruídos causados pelos vizinhos.

    Outra questão importante a ter em conta será sempre o conforto térmico do apartamento. Atualmente mesmo para arrendar já é necessário ter um certificado energético com a classe do apartamento. Assim penso que deverá perguntar qual a classe energética com que o apartamento irá ficar.

    Alerto-o também para o risco de comprar apartamentos no papel, antes de estarem completamente construídos, em que se arrisca a que a empresa construtora/vendedora entre em insolvência e ficar com um apartamento substancialmente mais caro do que previa inicialmente.

    Espero tê-lo ajudado.
  6.  # 6

    Duarte80,

    E porque não comprar a casa sem estar remodelada, e depois fazer as remodelações mais tarde? Saí-lhe mais barato, e poderia sempre escolher os acabamentos e ficava completamente a seu gosto...
  7.  # 7

    Neste momento existem todo o tipo de intervenções na Baixa do Porto, e com qualidade muito distinta.
    É possível, mesmo dentro do tipo de intervenção que descreve (manter a estrutura de madeira,etc), fazer algo com qualidade. Infelizmente, pelo que conheço não é essa a opção tomada na maioria das vezes.

    Os valores que lhe terão apresentado serão sem dúvida aparentemente interessantes quando comparados com obras mais elaboradas, especialmente reconstruções completas. No entanto, será conveniente verificar se o investimento não será pior.

    Respondendo à sua pergunta, penso que deverá prestar atenção aos pormenores que serão importantes no dia a dia, e fazer a avaliação pelo ângulo do investimento, caso um dia pretenda revender ou arrendar a casa.
    Como já foi referido, a questão acústica e térmica são importantes. A não ser que sejam tomados cuidados extremos com o isolamento acústico (raramente são nestas intervenções em que "não se quer empatar dinheiro"), o ruído entre apartamentos será insuportável.
    Convém também perguntar qual a solução de aquecimento escolhida. Já vi várias recuperações feitas em que a resposta é "nenhuma".
    Pessoalmente não optaria por um edifício sem elevador, mas esta questão depende da preferência de cada um.

    Do ponto de vista do investimento, a qualidade será o factor mais importante. Uma obra fraca poderá revelar-se num sorvedor de dinheiro, em que serão necessárias intervenções contantes. E naturalmente que um edifício degradado perderá rapidamente o valor, quer na venda quer no arrendamento. Pelo contrário, edifícios com qualidade e materias duradouros tenderão a subir de preço (a médio/longo prazo).

    Pessoalmente, não optaria pelo tipo de remodelação que descreveu, exceptuando se fosse realizado por alguém com provas dadas e obras de qualidade do mesmo estilo.
  8.  # 8

    Colocado por: mln2cBoa noite Duarte,
    Quanto a investir num apartamento com esse tipo de construção penso que deverá ter em conta que o nível de isolamento acústico provavelmente será muito inferior ao de um apartamento novo que cumpra o regulamento de acústica atual. Assim este seria um dos aspetos que eu teria em conta pois poderá ficar sujeito a ter de ouvir os ruídos causados pelos vizinhos.

    .

    Espero tê-lo ajudado.


    Olhe que poderá não ser...
 
0.0090 seg. NEW