Ao iniciar este tópico tenho como objectivo alertar para o uso e abuso dos vidros expostos ao sol mal orientados.
Quem projecta hoje uma deve ler bem os regulamentos para projectar qualidade e não fornos gigantes a que chamam moradias !
Nas fachadas viradas ao sul é fácil colocar palas de protecção de modo a proteger os vidros do sol nos meses mais quentes do ano.
Num projecto bem executado o sol até pode ser aproveitado para aquecer partes de moradias... Um jardim interior exposto ao sol com vidro simples ou duplo que permita a passagem dos raios solares pode fazer milagres.
Esses jardins, estufas são muito usados na Europa onde até há pouco sol mas onde o querem aproveitar, nos meses de verão esses vidros são protegidos do sol sempre pelo exterior, vou procurar alguns exemplo para os colocar aqui logo que possa.
Se alguém conhecer bons ou mais exemplos era bom partilhar, basta ir a https://maps.google.pt/ e colocar o "boneco" amarelo em cima da rua onde está a moradia, depois para colocar aqui o link tem um botão (parece uma corrente) ao lado do botão da impressão no canto superior direito !
Para já vou começar com alguns exemplos aqui na minha zona... Onde as pessoas para sobreviver passam dia e noite com o Ac ligados ... A partir de Janeiro de 2014 ( se não estou em erro) a certificação obrigatória para vender ou alugar casas, mesmo antigas ou usadas... Agora é que todos vão ter o direito de saber quando vai custar em energia aquecer ou arrefecer uma moradia.
Moradias novas na zona de – Vale do Lobo – Algarve !
Moradias com aproximadamente 2 anos !
Vidro virado a sul com pálas de protecção que de nada servem:
Moradia, já com alguma protecção dos envidraçados mas com um grave erro…
Estores escuros … Chegam a ficar a 120 graus no interior ( medidos por mim) Alem disso tem muitas janelas sem estores mas com a treta de blackout pelo interior, como se o “pouco” calor que passa pelos vidros fosse apenas por irradiação …
Autênticos fornos a partir do mês de Maio … eu não ouvi dizer ! estive em muitas delas e tenho as medições !
Dois conjuntos bem executados, em que obviamente foi usado um vidro apropriado
Como podem ver neste caso possuem estores por fora de cor clara para proteger condignamente os vidros dos apartamentos do sol . Alem disso também tem palas de protecção
Se estes conjunto, nas zonas expostas a sul em que tem palas de protecção dos envidraçados que tapam o sol no verão (como aconselham os regulamentos) possuir um vidro duplo que deixe passar o sol, fica beneficiado no inverno pois aquece melhor. Partindo do principio que no verão estão bem protegidos e não apanham sol !
Para proteger do sol nada como tapar os vidros... Que lhe fizer uma proposta com vidros especial de baixa emissividade peça sempre um documento onde ateste a sua capacidade de reflectir o calor... Traduza em metros quadrados e em watts de ganhos que no verão são obviamente perdas.
Obviamente que há hoje vidros muito bons, mas qualquer manta por fora protege melhor o sol do que um bom vidro .
No caso das claraboias há que as proteger pelo exterior . Em quase todos os caso que conheço e são muitos que apostaram apenas em vidros de qualidade acabaram por os tapar pelo exterior com sistemas motorizados .
Espero colocar neste tópico muito mais exemplo, bons e maus !
só algumas rectificações: A certificação Energética já é obrigatória para edificios existentes desde 1 jan. 2009, sempre que existia uma venda ou arrendamento. desde 1 de Dezembro de 2013, passou a ser também obrigatório indicar a classificação Energética nos anuncios de venda e arrendamento de imóveis. Quanto à Classificação Energética dos Edificios, não existe Classe H, para os que foram certificados até 1 de Dezembro de 2013, a classificação vai desde A+ até G. para os que são classificados agora (desde 1 de Dezembro), a Classificação vai desde A+ até F
quanto à questão da importancia da exposição solar dos envidraçados / pálas de sombreamento / estores / etc... concordo que existem muitos casos de mau projecto e má execução. muitos dos exemplos aqui indicados não cumprem o regulamento actual.
Os envidraçados e especialmente as protecções (sejam estas fixas ou móveis) dos mesmos são muito importantes. Nos meus projectos de arquitectura, os elementos fixos/ móveis de protecção solar são sempre simulados com recurso a software apropriado e os resultados devidamente analizados e as correcções devidamente reflectidas drante a concepção. Palas ou outros artificios/ elementos arquitectónicos tem sempre de ter um propósito funcional. O ideal será sempre aliar o design à função.