Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas Noites a todos e bom ano.
    Agradeceria se me ajudassem com algumas dúvidas que tenho:
    Tenho um T2 (cerca de 100 m2) com pré instalação de aquecimento central depois de ler tudo o que encontrei e de ter calculado quais as dimensões ideais dos mesmos adquiri os mesmos e agora estou numa de DIY.
    Dúvidas:
    1. A caldeira tem um "bypass" neste momento a ligar as entradas do circuito de ida e de retorno o qual tem água (quente por sinal) quando tiver de ligar as respectivas mangueiras da caldeira à parede como devo proceder? corto a entrada de água da caldeira no circuito de AQS? e depois tiro o "bypass" faço as ligações e volto a ligar o circuito ou terei de ser mais radical e desligar a agua da rede?.
    2. Como sei qual dos orifícios que tenho na parede corresponde ao circuito de ida e qual o de retorno na caldeira é fácil pois tenho o manual pela lógica será o que está em linha mas ...? a mesma dúvida tenho no wc onde irei instalar o toalheiro/radiador pois como os orifícios estão na horizontal não sei qual o de entrada e o de saida pela lógica mais uma vez o de entrada será o de fora pois como está no topo da banheira seria este o mais acessível para cabeça termostática mas ...?

    Quando tiver que encher o circuito e "calibrar" caudais pelo que li uma das válvula nos radiadores serve para isso cá estarei para pedir ajuda novamente.

    Desde já o meu muito obrigado a todos

    A.M.Jr.
      IMG_20140108_023723.jpg
  2.  # 2

    O que se vê na foto é duas ligações na parede quando devia existir quatro, duas AQS e duas para Aquecimento Central?
  3.  # 3

    Caro Costa53

    Na foto apenas estão a entrada/saída para o Aquecimento as de AQS estão no lado esquerdo da caldeira e devidamente ligadas e a funcionar achei irrelevante mostra-las
    a minha duvida é como determinar qual destes buracos corresponde à ida e qual o retorno.

    Obg
    AMJr
  4.  # 4

    Perdão lado direito da caldeira não esquerdo
  5.  # 5

    Ola
    Não sou especialista nem instalador, apenas um curioso que aqui anda...:)
    Mas no seu caso penso que não há grande problema...
    Na minha casa vai pela direita e retorna pela esquerda... em todo o caso, como o seu é um apartamento e como a caldeira, em principio está acima do nivel do radiadores, também é fácil de trocar os tubos, caso seja necessário, pois não será preciso esvaziar o circuito apenas cai a agua que está dentro da caldeira....
    Ainda assim, logo ao encher tente perceber se a agua está a entrar por cima nos radiadores... se sim é sempre em frente se não troca logo ai os tubos...:)
    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tea_4_2
 
0.0102 seg. NEW