Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Antes de mais, tenho estado a pesquisar e ler neste forum e já encontrei muita informação. Também li as regras e tenho toda a intenção de as cumprir, porém, não encontrei ainda um caso exactamente como o meu, pelo que decidi iniciar um tópico.

    Caso exista já uma discussão que me possa ter escapado na minha pesquisa, as minhas desculpas, compreendo como é aborrecido ter um forum poluído com questões repetidas.

    O meu caso é o seguinte:

    Vivo num último andar com um sótão cujo telhado foi inteiramente revestido a gesso cartonado (creio que ****), com lã de rocha. A área ficou habitável e é usada para arrumos e para um pequeno escritório, embora termicamente não seja muito confortável, é aceitável.

    No entanto, concluo que a obra não foi a mais adequada, pois as telhas estão velhas e quanto mais tempo passa e mais chove, mais água entra. Durante o tempo seco mando colocar tela aqui e ali, mas assim que chove, começa a entrar água noutro lado qualquer.

    Este ano mandei fazer umas reparações nas caleiras, bem como na junta entre o meu prédio e o do lado e penso que os homens ao andarem lá em cima devem ter partido mais umas telhas; resultado: com estas chuvas lá tenho eu manchas a aparecer no gesso cartonado em 4 novos sítios.

    Para piorar as coisas, o usufruto deste sótão pertence ao condómino que ocupe a minha fracção, na condição deste ficar responsável pela manutenção e reparação do telhado, algo que ficou decidido em tribunal muitos anos antes de eu sequer comprar a casa. Acrescento esta nota apenas para que compreendam que qualquer obra que e faça não será, como habitualmente, suportada por todo o condomínio, mas apenas por mim, pelo que o orçamento é factor fulcral.

    Dito isto e pelo que tenho lido por aqui, o meu telhado não só beneficiaria de uma substituição das telhas (que têm 40 anos), por telhas novas, como também da aplicação de algum tipo de sub-camada, nomeadamente, sub-telha onduline. A minha principal preocupação técnica (já que a outra é financeira), prende-se com o facto de eu já ter todo o interior revestido.

    Pergunto então: é possível substituir um telhado, aplicando um melhor isolamento contra águas, bem como telhas novas, estando já o interior revestido a lã de rocha e gesso cartonado? Haverá uma solução melhor para o meu problema?

    A estrutura é toda em madeira, caso isso seja importante. E o prédio é de 1973. Eu sou completamente leigo nestas matérias, razão aliás, pela qual deixei que o empreiteiro fizesse a obra como está, sem me aperceber que era um erro fazer revestimento sem melhorar o telhado primeiro, pelo que tudo o que referi acima foi a minha melhor tentativa de descrever bem o problema com termos que aprendi neste excelente forum.

    Agradeço desde já qualquer atenção e ajuda que me possam dispensar, para que eu comece a fazer contas à vida e eventualmente resolver este problema na próxima primavera.

    Obrigado,
    Pedro Couto e Santos, Almada
  2.  # 2

    Mais uma nota: tenho diversas fotos da área, durante a obra, onde é possível perceber as vigas e os pilares, parte da instalação do gesso cartonado, etc.

    Poderão ser vistas no Flickr: http://www.flickr.com/photos/macacos/sets/72157624067938858
 
0.0083 seg. NEW