Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Tenho a seguinte duvida, eu já tenho a carta com a categoria B e sub-categoria b1 e queria saber se posso marcar um exame de condução para obter a carta de tractor directamente no imtt? ou se tenho de me inscrever numa escola.
    Obrigado a quem me poder ajudar.
  2.  # 2

Acho que com a categoria B pode conduzir tractores.

É a primeira vez que ouço falar em tal! Nem conheço nenhuma escola que tenha tractor para poder dar o ensino!...
    O que a crise nos leva! Vai-se dedicar á agricultura?
  3.  # 3

Os meus avós têm ambos tractor e com a carta de ligeiro fico limitado por causa do peso do tractor e das alfaias e mesmo para circular com um reboque a carta de ligeiro não dá.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  4.  # 4

Não existe nenhuma carta de trator, o que existe é uma licença de condução de maquinas agricultas.

Com a categoria B pode conduzir um tractor agricula sem reboque, com categoria B1 pode conduzir trator agricula com reboque se o peso do reboque mais o que ele pode transportar não for superior a 750Kg.
  5.  # 5

Colocado por: CCosta010Os meus avós têm ambos tractor e com a carta de ligeiro fico limitado por causa do peso do tractor e das alfaias e mesmo para circular com um reboque a carta de ligeiro não dá.

Mas precisa do tractor para passear na cidade ou trabalhar no campo?

Quando vou a Tras-os-Montes(Vinhais) o meu sogro tem lá dois e pela sua idade sou eu que utilizo-os inclusivé em Junho nas cegadas claro a trabalhar no campo e nunca tive problemas de fiscalização e tenho a categoria B e já falei lá com entendidos e nunca tive problemas!...
  6.  # 6

Pois mas só o reboque pesa 740 Kg o que me permite transportar 10 kg.
    Eu conduzo os tractores, mas não posso é circular com o reboque carregado, resumindo não posso fazer nada com eles.
    Quanto à carta de tractor de facto enganei-me e é licença de condução de máquinas agrícolas.
    Mas a minha pergunta é se alguém sabe se posso marcar o exame de condução directamente no imtt?
  7.  # 7

Trabalho com os tractores no campo, sendo eu praticamente que cultivo todos os campos dos meus avós.
  8.  # 8

Não é no IMTT é na zona agrária da sua zona.

eu tb me acontece quase o mesmo, tenho um ferguson 135 e ando com nele para todo o lado, mas em vês de reboque tenho uma caixa, tb não preciso do reboque para nada.

nas associações de agricultores se conhecer lá alguém dá para meter umas cunhas e obter a licença, ou ando a ver se cravo algum para me tratar disso.
    • 1976
    • 7 janeiro 2014

# 9

Colocado por: ultrahipermegaNão existe nenhuma carta de trator, o que existe é uma licença de condução de maquinas agricultas.

e com a licença para tratores, pode-se conduzir papa-reformas?
    é que tenho um tio que só tem a carta de trator e com a idade um papa-reformas dava-lhe mais jeito...
  9.  # 10

Não 1976, com a licença de condução de maquinas agrícolas só pode conduzir as maquinas que no seu livrete esteja a categoria de maquina agrícola.

Os papa reformas não precisa de carta é só ir responder a 2 ou 3 perguntas.
  10.  # 11

Calma moços.

Com esta questão lembrei-me de fazer aqui uns conects a um artista que dá formaçoes de maquinas e é instrutor condução e mais umas traquinices.

Ao que ele me disse que com carta de carro podes conduzir trator com reboque até 6000Kg de peso bruto.

Amanha fá falo com ele na vertical e depois já vos dou noticias.
  11.  # 12

No artigo 21º do Decreto Lei 4250 de 05 de Julho podemos ler:

Artigo 21.º
    Outros requisitos de obtenção de cartas de condução
    1 — Sem prejuízo dos restantes requisitos, a obtenção das categorias de carta de condução mencionadas nas alíneas seguintes depende ainda:
    a) Categorias C1, C, D1 e D, de titularidade de carta de condução válida para a categoria B;
    b) Categorias BE, C1E, CE, D1E e DE, de titularidade de carta de condução válida para categorias B, C1, C, D1 e D, respetivamente.

2 — A condução de veículos com massa máxima autorizada superior a 3500 kg e até 4250 kg pode ser exercida por titulares de carta de condução da categoria B com mais de 21 anos e pelo menos 3 anos de habilitação naquela categoria desde que esses veículos:

a) Se destinem exclusivamente a fins de recreio ou a ser utilizados para fins sociais prosseguidos por organizações não comerciais;
    b) Não permitam o transporte de mais de nove passageiros, incluindo o condutor, nem de mercadorias de qualquer natureza que não as indispensáveis à utilização que lhes for atribuída.

a alteração foi esta, logo podemos até 4250Kg se estivermos a transportar produtos agrícolas.
  12.  # 13

Boa noite. Só tinha a carta de automóvel e agora também tenho carta de tractor + reboques até 10 toneladas. Tirei em Santarém, numa escola normal que tem tractor :-)
  13.  # 14

eu não tenho problemas, tenho a carta de tudo....menos de aviao
  14.  # 15

Com tantas cartas... Alguém ainda tem a carta da ´´madrinha de guerra´´ guardada!...
  15.  # 16

Colocado por: CCosta010eu já tenho a carta com a categoria B

Qual a data que tirou a carta da categoria B?
  16.  # 17

Colocado por: tortuliaBoa noite. Só tinha a carta de automóvel e agora também tenho carta de tractor + reboques até 10 toneladas. Tirei em Santarém, numa escola normal que tem tractor :-)

A mesma pessoa tb me informou disso, no Alentejo existem escolas de condução com categoria de trator agricola.
  17.  # 18

Colocado por: nandogonca
    Qual a data que tirou a carta da categoria B?

A minha foi em 2005
  18.  # 19

Colocado por: ultrahipermega

A mesma pessoa tb me informou disso, no Alentejo existem escolas de condução com categoria de trator agricola.

É capaz de haver. Na altura pesquisei e não encontrei. E...bastante jeito me dava pois, tenho casa no Alentejo. Assim, tive de ir tirar as aulas, como disse em Santarém (partia do Montijo). Na altura tinha a opção de tirar carta de pesados mas optei por esta escola. Mais barato e fácil. A escola, se não estou em erro chama-se Tomé para quem estiver interessado.
  19.  # 20

Colocado por: ultrahipermegaA minha foi em 2005

Se fosse anterior a 30 de março de 1998, poderia conduzir tratores agrícolas ou florestais com reboque ou com máquina agrícola ou florestal rebocada, desde que o peso bruto do conjunto não exceda 6000 Kg.

0.0210 seg. NEW