Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

N.º1 art.º 17 dl 44/2005
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac, ultrahipermega
  2.  # 22

Colocado por: nandogonca
    Qual a data que tirou a carta da categoria B?

A minha é de Fevereiro de 2012.
    E a situação das 6000 kg também já me falaram, mas disseram-me que era só para tractores e equipamentos montados o que não incluía reboque.
  3.  # 23

O que eu pretendo obter é a licença para condução de veículos categoria III, porque disseram-me que podia andar com qualquer máquina agrícola com reboque ou não e sem limitação de peso (sem limitação de peso dentro das características do reboque e do próprio veículo tractor).
    E como disse anteriormente um colega que utilizava uma caixa de carga, eu também utilizo mas existem trabalhos que têm mesmo de ser com reboque.
  4.  # 24

A minha tem categoria 3. Pensava que era até 10 toneladas.....
  5.  # 25

E como um senhor disse é uma licença de condução, o que para mim é o mesmo :-)
  6.  # 26

Colocado por: tortuliaA minha tem categoria 3. Pensava que era até 10 toneladas.....

Foi o que me disseram, não posso afirmar isso com toda a certeza.

Colocado por: tortuliaE como um senhor disse é uma licença de condução, o que para mim é o mesmo :-)

Para mim também é o mesmo e agora uso o termo de licença apenas para não confundir.
  7.  # 27

Se lhe passarem uma multa vai ver que não é igual, ter carta ou ter uma licença.

Na licença são ministradas aulas de lavoura/utilização das alfaias já na carta não.

Para quem tem carta de condução de maquinas agrícolas existe depois umas formações para manobradores.
  8.  # 28

após consulta a um outro instrutor de condução o mesmo afirmou que com cat. B não poder circular com reboque.

Isto porque o que conta para as autoridades é o peso bruto do conjunto e não o peso total.

Peso bruto = peso do trator + peso do reboque + peso maximo admitido do reboque.
    perguntei tb a um gnr e tb afirmou que não podemos....

vou continuar a tentar.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  9.  # 29

Colocado por: ultrahipermegaapós consulta a um outro instrutor de condução o mesmo afirmou que com cat. B não poder circular com reboque

Pode sim conduzir catB com reboque... Agora é preciso ver que veículo você pretende conduzir e com quantos Kg tem o reboque...
  10.  # 30

Colocado por: ultrahipermegaSe lhe passarem uma multa vai ver que não é igual, ter carta ou ter uma licença.

Na licença são ministradas aulas de lavoura/utilização das alfaias já na carta não.

Para quem tem carta de condução de maquinas agrícolas existe depois umas formações para manobradores.

Não tive aulas de lavoura. Treinei em estradas o tractor e fiz exame. Ando com o tractor na estrada com reboque, e nunca fui multada. Inclusive, fui mandada parar e disseram que estava tudo em ordem.....
  11.  # 31

Colocado por: tortulia

Não tive aulas de lavoura. Treinei em estradas o tractor e fiz exame. Ando com o tractor na estrada com reboque, e nunca fui multada. Inclusive, fui mandada parar e disseram que estava tudo em ordem.....

O que é que eu escrevi?

Se a multarem (por uma situação qualquer) a carta pode lhe ser retirada se a infracção for muito grave, álcool, etc...
    A carta precisa de ser renovada.

A licença de condução não.

Ter licença é sempre melhor que ter carta.
    Ao tirar a carta de condução só dá aulas de condução, ao tirar licença de condução dá condução e utilização de alfaias.
    Concordam com este comentário: tortulia
  12.  # 32

Pode sim conduzir catB com reboque... Agora é preciso ver que veículo você pretende conduzir e com quantos Kg tem o reboque...

Desde que o reboque possua matricula própria já não pode circular com ele tendo só cat. B, ou seja, peso bruto superior a 750Kg.

No caso dos anteriores a 1998 podem circular com reboque mas desde que o peso bruto não seja superior a 6000Kg, um trator pequeno, tipo 30cv com reboque tem de peso bruto 5500Kg, mais que isto já são todos de 6000 e muitos.
  13.  # 33

Colocado por: ultrahipermegaSe lhe passarem uma multa vai ver que não é igual, ter carta ou ter uma licença.

Também se tiver de fazer aulas de lavoura, por mim tudo bem, estou completamente à vontade nesse ponto.
    Mas a pergunta é essas aulas são dadas numa escola de condução ou numa espécie de escola agrícola?
    É que se sou mandado parar com reboque e não poder circular com o mesmo e ainda por cima, ainda com a carta nos 3 anos de regime probatório arrisco me a ficar sem ela, penso eu.
  14.  # 34

Colocado por: CCosta010arrisco me a ficar sem ela,

não se arrisca, fica mesmo sem ela.

aulas de lavoura só tem com a licença, e esta é atribuída pelo ministério da agricultura, uma associação de agricultores pode tratar disso.
  15.  # 35

Confirmado hoje pela GNR, catg. B pode comduzir com reboque com limite de 6000Kg peso bruto
  16.  # 36

Colocado por: ultrahipermegaDesde que o reboque possua matricula própria já não pode circular com ele tendo só cat. B

A partir de 370Kg (se não estou em erro) o reboque já necessita de matrícula e pode circular com apenas cat B se não exceder os 750kg, ou no conjunto os 3500Kg...
  17.  # 37

Colocado por: ultrahipermegaConfirmado hoje pela GNR, catg. B pode comduzir com reboque com limite de 6000Kg peso bruto

Não diga isso dessa forma tão categórica... Nem todos os que tem CAT B podem conduzir tractores agrícolas ou florestais com reboque ou com máquina agrícola ou florestal rebocada, desde que o peso bruto do conjunto não exceda 6000 Kg ....
    Apenas os que tem categoria B até 30 março de 1998...
  18.  # 38

Colocado por: nandogoncaA partir de 370Kg

Correção, são 300Kg. Até 300Kg de peso bruto, não necessita matrícula, apenas tem que colocar chapa de matrícula (do veículo que o reboca), se o reboque ocultar a chapa de matrícula do veículo.
  19.  # 39

Não diga isso dessa forma tão categórica... Nem todos os que tem CAT B podem conduzir tractores agrícolas ou florestais com reboque ou com máquina agrícola ou florestal rebocada, desde que o peso bruto do conjunto não exceda 6000 Kg ....
    Apenas os que tem categoria B até 30 março de 1998...

Nada disso nando, qualquer pessoa com cat B pode, foi legislacao nova que entrou em vigor.
  20.  # 40

Colocado por: Anonimo16062021http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Documents/RHLC_PrincipaisAlteracoes_DL_138-2012.pdf

Anonimo16062021 esse documento do IMT tem um erro. Na página 7 onde diz que os titulares da carta de condução da Cat.B passam a poder conduzir também:
    ...
    •B1; Tratores agrícolas ou florestais simples ou com equipamentos montados
    desde que massa máxima autorizada do conjunto não exceda 6000 kg, máquinas
    agrícolas ou florestais ligeiras, motocultivadores, tratocarros e máquinas industriais
    ligeiras
    ...

Ora segundo o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (DL 138/2012), no seu n.º 4 do art.º 3 diz:
    "...4 - As cartas de condução válidas, emitidas para as categorias indicadas no n.º 1 habilitam, ainda e respetivamente , os seus titulares a conduzir:
    a) Categoria A1: veículos da categoria AM;
    b) Categoria A2: veículos das categorias AM e A1;
    c) Categoria A: veículos das categorias AM, A1, A2;
    d) Categoria B: veículos das categorias AM e A1, se o titular for maior de 25 anos ou, não o sendo, se for titular da categoria AM ou de licença de condução de ciclomotores triciclos a motor de potência superior a 15 kW, se o titular for maior de 21 anos;
    e) Categoria B1: tratores agrícolas ou florestais simples ou com equipamentos montados desde que a massa máxima autorizada do conjunto não exceda 6000 kg, máquinas agrícolas ou florestais ligeiras, motocultivadores, tratocarros
    e máquinas industriais ligeiras;
    ..."

Ou seja segundo o RHLC, a Cat B, não habilita o seu titular a conduzir Cat B1. Foi lapso do legislador, mas é o que consta no DL,por isso....

0.0210 seg. NEW