Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um painel solar da Vulcano com depósito interno, no verão esteve sempre com temperaturas suficientes para aquecer a água, mas o instalador disse-me que seria ainda necessário colocar um liquido quando chegasse o inverno.

Nos últimos tempos a temperatura tem estado na casa dos 20 graus o que obriga ao esquentador estar sempre a entrar em acção, acham que o tal liquido que me disseram faltar pode ser a causa ou é normal nesta altura o sol não aquecer o suficiente.

Não consigo falar com o instalador e não sei se o tal liquido necessário no inverno é fundamental.

Moro na zona de Lisboa e o meu painel não está virado a sul por ter 3 telhado de 3 águas.

Obrigado,
    • PatSil
    • 7 janeiro 2014 editado

# 2

O "líquido" (anti congelante) é mais por causa do perigo de gelar,e dai poder trazer problemas...nada mais.

E sendo um painel plano,sem radiação...nicles!!

Patricia Silva
  2.  # 3

Colocado por: DesSaintsTenho um painel solar da Vulcano com depósito interno, no verão esteve sempre com temperaturas suficientes para aquecer a água, mas o instalador disse-me que seria ainda necessário colocar um liquido quando chegasse o inverno.

Se tem deposito interno terá certamente um sistema em circulação forçada pelo que no grupo de circulação tem um caudalimetro onde poderá verificar o nivel do liquido com funções anti-congelante e funções térmicas, de base propilenoglicol que misturado com 60% de água sendo os outros 40% como percentagem anti congelante, contèm inibidores de corrosão e é biodegradavel, acontece é que muitos instaladores para fugirem aos custos introduzem muita água retirando as propriedades ao liquido anteriormente mencionadas.
    Neste caso existe umas fitas de PH para se ver se o liquido tem 7,5 valor condizente para uma eficácia do sistema ou alguns instaladores tem o refractómetro para se verificar se o liquido tem as devidas propriedades.

Colocado por: DesSaintsNos últimos tempos a temperatura tem estado na casa dos 20 graus o que obriga ao esquentador estar sempre a entrar em acção, acham que o tal liquido que me disseram faltar pode ser a causa ou é normal nesta altura o sol não aquecer o suficiente.

O liquido pode ser uma das causas.

Colocado por: DesSaintsMoro na zona de Lisboa e o meu painel não está virado a sul por ter 3 telhado de 3 águas.

A falta de orientação e inclinação foi um grande erro cometido e aqui se reflete a falta de rendimento do sistema.

Por outro lado diga-me qual a temperatura que está na válvula termostática de saida no acumulador?
    • PatSil
    • 8 janeiro 2014 editado

# 4

O dito "liquido" tem principalmente a ver com a zona onde o sistema está instalado,zonas onde cai neve ou gela,aqui sim tem de ter muito cuidado e as percentagens tem de ser aumentadas ou mesmo usar o anti congelante unicamente sem adicionar água,claro que são situações extremas mas elas existem!

Por exemplo os sistemas "Drain-back" onde são quase todos planos não levam o dito "liquido" e aquecem.

Na foto o dito "liquido é puro".

Tudo depende das circunstancias,e neste caso o não aquecer podem ser varios os motivos como até pode não haver nenhum....depende.

Patrícia Silva
      DSC_2003.jpg
  3.  # 5

O dito "liquido" tem principalmente a ver com a zona onde o sistema está instalado,zonas onde cai neve ou gela,aqui sim tem de ter muito cuidado e as percentagens tem de ser aumentadas ou mesmo usar o anti congelante unicamente sem adicionar água,claro que são situações extremas mas elas existem!

a outra função principal do liquido de circulação glicolado é subir a temperatura de EBULIÇÃO, permitindo no verão não perder liquido pela ebulição do mesmo devido a sobreaquecimento.
  4.  # 6

isso tambem se faz de outra maneira!!!
  5.  # 7

Colocado por: Sergio Rodriguesisso tambem se faz de outra maneira!!!

e porque não diz como ???
  6.  # 8

Colocado por: setau88e porque não diz como ???
    não é segredo nenhum o jorgeAlves sabe de certeza e quem monta sistemas solares tambem deve ou deveria saber, bah eu deixo a dica, numa sistema pressurizado a 1 bar por exemplo a temperatura de ebulição do liquido é a mesma que num sistema pressurizado a 3 bar?!?!?!?!
    Concordam com este comentário: ins.Bruno
  7.  # 9

Colocado por: Sergio Rodriguesisso tambem se faz de outra maneira!!!

Sr Sergio, vamos ter paleio até o proximo ano...vai ser a guerra do melhor instalador alicate de ouro outra vez..

e o que acho piada e virem aqui com nomes tecnicos só para mostrarem que sabem, e não dizem nada ao cliente, porque ele não percebe

o mais simples é dizer que se não tem presão como o instalador disse, é porque falta liquido........

já agora posso mostrar o meu carrinho de enchimento....se quiserem
  8.  # 10

Colocado por: Dynamic444Na foto o dito "liquido é puro".

Liquido puro???? tem uma maneira muito diferente de funcionar do normal, 50% de glicol???
  9.  # 11

Colocado por: Dynamic444O "líquido" (anti congelante) é mais por causa do perigo de gelar,e dai poder trazer problemas...nada mais.

tem de goolgar mais...
  10.  # 12

Colocado por: Costa53tem um caudalimetro onde poderá verificar o nivel do liquido

voce manda cada calinada.......o liquido é no caudelimetro??? pensava que era em Bar não em L/M, e se for digital como ve???
  11.  # 13

Colocado por: ins.Brunotem de goolgar mais...
    outra x a mesma discução? ó sr bruno afinal qual é a principal função do anti congelante???
  12.  # 14

Anti-corrosão, anti-congelante e o mais importante que se esquecem alem da temperatura de evaporação, mantem e absorve o calor mais rapido do que a agua....era esta a resposta Sr Sergio??
  13.  # 15

Colocado por: Sergio Rodriguesoutra x a mesma discução? ó sr bruno afinal qual é a principal função do anti congelante???

estava a referir que não estamos ajudar ninguem, estamos a tentar ter "guerras de sabedoria" uns com os outros...

Solução.....se o instalador diz que não tem liquido, é porque não tem, vai lá alguem de Lisboa, com o carrinho e glicol, ou agora, faz o enchimento e ganha o dinheiro......simples
  14.  # 16

Visto que Eu e o Sr Sergio é do norte, o Sr Costa do sul, Vai a Sr Patricia que é de Lisboa...

A solução camaradas......
  15.  # 17

Colocado por: ins.Bruno

Liquido puro???? tem uma maneira muito diferente de funcionar do normal, 50% de glicol???

Tem sim!!

Neste caso em concreto não pode levar água e muito menos uma percentagem de 50%!!!

Tenha atenção ao que diz e como diz para não cair no ridículo,antes tente saber de que sistema se trata para poder afirmar o que quer que seja.

Patrícia Silva
  16.  # 18

Colocado por: ins.Brunojá agora posso mostrar o meu carrinho de enchimento....se quiserem

Mostre por favor,e se possível uma em que esteja a encher um circuito/sistema.

Patrícia Silva
  17.  # 19

Colocado por: Dynamic444Neste caso em concreto não pode levar água e muito menos uma percentagem de 50%!!!

Tenha atenção ao que diz e como diz para não cair no ridículo,antes tente saber de que sistema se trata para poder afirmar o que quer que seja.

então qual o caso para levar 50% ou mais de glicol??? e não conheço, mas estou sem aprender...diga lá..
  18.  # 20

Colocado por: ins.Brunovoce manda cada calinada.......o liquido é no caudelimetro???

Mas é uma das "formas" de ver se tem ou não.

Patrícia Silva

0.0212 seg. NEW