Iniciar sessão ou registar-se
    • altar
    • 8 janeiro 2014 editado

# 1

Amigos,

Eu tenho um crédito à habitação na CGD onde os mutuários sou eu e a minha mulher

na celebração do contrato do empréstimo tive que celebrar um seguro de vida, e escolhi a cobertura de 100% por cada um

claro que isso estava condicionado à atribuição do Spread, e também não tinha cortes nos salários

eu estou com 1.05% de spread, e tenho medo de mudar para estes spreads actuais de mais de 4%

mas agora neste período de crise isso está a ser um encargo enorme, estou a pagar 65 euros no total e é sempre a crescer. Temos 45 anos cada um de nós

estive a ler este blog que fala no dec. lei 222/2009

http://www.imofactor.net/2012/09/como-baixar-premio-seguro-vida-credito-habitacao.html

mas eu não percebo muito de leis, que hipóteses tenho eu de reduzir este encargo sem prejuízo de alterarem o spread ?

obrigado por qualquer esclarecimento
  1.  # 2

Boas, esses 65 euros correspondem a que capital de emprestimo?
    Se for menos de 50/60 mil euros é ...caríssimo.
  2.  # 3

Colocado por: carlosj39Boas, esses 65 euros correspondem a que capital de emprestimo?
    Se for menos de 50/60 mil euros é ...caríssimo.

o capital em dívida é de 119.800 euros
  3.  # 4

Colo-me à discussão...eu pago o triplo, também na CGD...
    Para já, estando explícito na escritura a obrigatoriedade de os seguros serem contratados em seguradoras do grupo Caixa, não me parece muito fácil fugir a esta cláusula, infelizmente. No entanto, interrogo-me como será depois de a seguradora ser vendida, como está previsto. Será que isso dá uma base para mudar o seguro de vida para outro lado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexys_21a
  4.  # 5

O seguro de vida está directamente relacionado com a idade. Em algumas simulações de empréstimos que fiz no fim do contrato pagava-se mais de seguro de vida do que de empréstimo.

Algumas das simulações tinham escrito qual a agravação de spread se não fosse contratado o seguro de vida proposto. Nos vossos contratos não está qualquer coisa assim? Não podem perguntar ao banco qual seria o agravamento se mudassem de seguro?
  5.  # 6

No meu caso, não há qualquer referência a uma eventual penalização nem perguntei ainda, mas com um spread de 0,27 não convém mexer... E claro que tem a ver com a idade, o que até me parece injusto, tendo em conta o estilo de vida e os comportamentos de risco de muita gente jovem, mas as coisas são o que são.
  6.  # 7

Colocado por: becasE claro que tem a ver com a idade, o que até me parece injusto, tendo em conta o estilo de vida e os comportamentos de risco de muita gente jovem, mas as coisas são o que são.

Mesmo com esse estilo de vida as probabilidades são o que são, não seria por ai.
  7.  # 8

No meu caso está prevista a penalização em caso de retirar os seguros acordados com o banco, o spread passa de 0,50% para 0,65%.
    • mec
    • 9 janeiro 2014

# 9

Boa tarde, entro na discussao para transmitir algo que me sucedeu, aconteceu-me que no pagamento do seguro de vida reparei que o montante da divida em questao não amortizava com o pagamento das prestacoes, entrei em contacto com a seguradora que é do banco e a situação foi resolvida.
    atentamente,
    Tiago
    Concordam com este comentário: JPN761
  8.  # 10

Desculpe, não percebi bem, não se importa de explicar melhor.

Colocado por: mecBoa tarde, entro na discussao para transmitir algo que me sucedeu, aconteceu-me que no pagamento do seguro de vida reparei que o montante da divida em questao não amortizava com o pagamento das prestacoes, entrei em contacto com a seguradora que é do banco e a situação foi resolvida.
    atentamente,
    Tiago
  9.  # 11

Colocado por: carlosj39Desculpe, não percebi bem, não se importa de explicar melhor.

O capital segurado pode não ir descendo à medida que vai amortizando a dívida. Imagine que tem uma dívida de 100.000. Se o capital segurado não desce está a pagar um seguro sobre os 100.000 até à última prestação. Se tiver actualização automática em cada momento tem apenas o capital em dívida segurado, e assim o seguro vai ficando mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
    • mec
    • 9 janeiro 2014

# 12

correcto, aproveito para informar que é uma das maiores quiexas que existe em relacão a seguros de vida em credito habitacao.
    atentamente
  10.  # 13

Mas não esquecer que, em caso de azar, também recebem a totalidade do dinheiro e não o montante em dívida. São as chamadas... modalidades!
  11.  # 14

Colocado por: danobrega

O capital segurado pode não ir descendo à medida que vai amortizando a dívida. Imagine que tem uma dívida de 100.000. Se o capital segurado não desce está a pagar um seguro sobre os 100.000 até à última prestação. Se tiver actualização automática em cada momento tem apenas o capital em dívida segurado, e assim o seguro vai ficando mais barato.

quando fiz o seguro de vida, fui logo aconselhado a fazer um pedido por escrito para a seguradora proceder à atualização do prémio face ao capital em dívida. A seguradora confirmou e até agora, tem corrido bem...
  12.  # 15

pois mais um que está revoltado, eu

uma das particularidades é que o ano começa com o seguro sobre determinado capital e assim se mantem todos os meses durante um ano mesmo que o capital em divida vá diminuindo mês a mês, interessante.

o ano passado subiu de 64,72 para 67,28 e este ano para 73,83 e para tapar o olho ( tal como no ano passado) chegam a fevereiro e rectificam acertando para menos 2 euros em média ou seja vão fazer um acerto ai para os 70 / 71 euros.

não á crise que chegue a estes "grandes".
    Concordam com este comentário: becas
  13.  # 16

eu também estou no mesmo barco embora com valores mais reduzidos mas com simulações noutras entidades a cobrirem o capital seguro arranja-se muito mais barato.

Eu estou aá espera que a noticia de hoje se concretize o mais rápido possivel - a compra dos seguros da CGD pela FOSSUN (chineses) que foram escolhidos hoje!

A escritura diz o mesmo que a vossa ou seja que era "obrigado" a contratar os seguros na seguradora do banco, ora se a mesma será vendida deixa de ser do banco certo?
    Portanto poderemos mudar de seguradora?
    Teoricamente isto soa-me muito bem , mas aguar do opinioes a ver se será tão fácil como penso.

Uma coisa é certa se a Fidelidade sai do grupo do banco deixa de pertencer portanto este pensamento faz sentido.

Já perguntei á gestora d econta mas não me deu muita saída.... :( ando á espera de um advogado amigo que leia qq coisa sobre o assunto.

Já agora opiniões????
    • becas
    • 9 janeiro 2014 editado

# 17

Colocado por: JPN761A escritura diz o mesmo que a vossa ou seja que era "obrigado" a contratar os seguros na seguradora do banco, ora se a mesma será vendida deixa de ser do banco certo?
    Portanto poderemos mudar de seguradora?
    Teoricamente isto soa-me muito bem , mas aguar do opinioes a ver se será tão fácil como penso.

Uma coisa é certa se a Fidelidade sai do grupo do banco deixa de pertencer portanto este pensamento faz sentido.

Tenho exatamente a mesma dúvida - e uma grande esperança também. SE conseguir alguma informação, agradeço que partilhe.
  14.  # 18

Teoricamente passa a ser irrelevante para o banco se mudam o seguro de sítio ou não. É uma questão de perguntarem.
  15.  # 19

Para quem pretender baixar o seu seguro poderá talvez ter a possibilidade de o fazer mantendo-o no seu banco.

Podem pedir (quem ainda não fez) para o seguro ajustar mensalmente á divida...Para quem tiver ITP pode pedir para mudar para IAD...e acho que é possível segurar apenas 50% por conjugue (para quem tiver os 2 a 100%)...

Não sei se faz baixar muito ou não mas perguntar não custa...E claro que em caso de azar é chatices a dobrar...mas é mesmo assim...um seguro cobre um risco e quem não arrisca não petisca...

Quanto á duvida sobre as implicações da venda do seguro caixa aos chinocas, quase de certeza se irá manter tudo igual para os contratos dos clientes...
    • altar
    • 10 janeiro 2014 editado

# 20

Colocado por: Pedro FernandesPara quem pretender baixar o seu seguro poderá talvez ter a possibilidade de o fazer mantendo-o no seu banco.

Podem pedir (quem ainda não fez) para o seguro ajustar mensalmente á divida...Para quem tiver ITP pode pedir para mudar para IAD...e acho que é possível segurar apenas 50% por conjugue (para quem tiver os 2 a 100%)...

Não sei se faz baixar muito ou não mas perguntar não custa...E claro que em caso de azar é chatices a dobrar...mas é mesmo assim...um seguro cobre um risco e quem não arrisca não petisca...

Quanto á duvida sobre as implicações da venda do seguro caixa aos chinocas, quase de certeza se irá manter tudo igual para os contratos dos clientes...

Eu tenho a modalidade 100% para mim e para a minha mulher

Quando fiz o contrato pensava lá eu que ia receber tantos cortes nos salários e impostos

Como disseram em cima, agora que a Fidelidade já é dos chineses talvez seja mais fácil mudar de seguradora

vou ter mesmo que ir ao banco para ver que hipóteses tenho

em SET/2014 faço 45 anos, não sei quanto vou pagar agora em Janeiro, se calhar 70 e tal euros...com os cortes adicionais nos salários, vejam lá....

daqui a nada é como se fosse outra prestação da casa, tenho mesmo que tratar disto

0.0200 seg. NEW